Sala de imprensa

Notícia

28/10/2025

Aprendizes do Senac Nova Londrina constroem empresas virtuais no universo do Minecraft

Fachada da Unidade Integrada Sesc Senac Nova Londrina construída com os blocos do Minecraft

Sucesso entre crianças e jovens por seu universo em blocos, o jogo Minecraft também vem conquistando espaço nas salas de aula como uma criativa ferramenta de ensino. No Senac Nova Londrina, os aprendizes da turma de 2025 utilizaram a plataforma para reproduzir, em um ambiente virtual, as empresas onde atuam e vivenciar, de forma prática e interativa, conceitos e tendências do mundo do trabalho.


O jogo Minecraft como ferramenta de aprendizagem

O projeto "Minha Empresa em Blocos", desenvolvido com o Minecraft Education, teve como propósito aproximar os alunos das dinâmicas do ambiente profissional, unindo criatividade, tecnologia e gestão. O instrutor Hernandes Francisco da Silva, idealizador da atividade, explica que a proposta surgiu da ideia de transformar o universo dos games, tão presente no cotidiano dos jovens, em um espaço de aprendizado significativo.

"Uma das unidades curriculares do curso aborda as tendências do mundo do trabalho. Decidimos integrar esse conteúdo ao desenvolvimento das habilidades digitais, aproveitando o interesse natural deles pelo Minecraft. O engajamento foi imediato", conta o instrutor, que conheceu a ferramenta durante a Certificação Microsoft ME Expert, oferecida pelo Senac aos seus docentes.


Da pesquisa à criação: o mundo do trabalho em blocos

A partir de um mundo criado no modo criativo do jogo, os estudantes realizaram pesquisas nas empresas onde cumprem sua prática profissional, levantando informações sobre estrutura organizacional, formas de contratação, benefícios, acessibilidade e ambiente de trabalho. Com base nesses dados, construíram uma maquete virtual colaborativa, que incluiu até uma versão em blocos da Unidade Integrada Sesc Senac de Nova Londrina.

Na segunda etapa, os jovens exploraram tendências como automação de processos, inteligência artificial, sustentabilidade e ESG, traduzindo esses conceitos em novas versões virtuais das empresas. O resultado foram duas maquetes dentro do jogo, uma representando o cenário atual e outra projetando o futuro da empresa sob a ótica da inovação.


Educação profissional e inovação lado a lado

Apresentação do projeto "Minha Empresa em Blocos", desenvolvido com o Minecraft Education


A apresentação do projeto ocorreu no dia 23 de outubro e reuniu gestores de empresas parceiras da Aprendizagem Senac, além de aproximadamente 60 alunos da rede estadual de ensino. Os aprendizes conduziram a demonstração, apresentaram as funcionalidades da plataforma e ensinaram os convidados a navegar pelo universo criado pela turma.

Estruturada com base na metodologia maker, a atividade estimulou a capacidade analítica, as habilidades digitais, a criatividade e inovação, colaboração entre os participantes, além de reforçar o papel da educação profissional como ponte entre conhecimento e prática.

A iniciativa contou com o apoio do técnico de educação profissional e tecnológica Fernando Henrique Ribeiro Lima, além da participação de colegas da equipe, como testadores da plataforma, composta por Francieli Bonfim dos Santos, Milena Moreira de Souza e Juliana Santos da Silva.

Essa atividade não foi somente uma mostra virtual, mas um diálogo vivo entre educação e mercado, entre jogo e propósito, entre ensinar e aprender fazendo. Porque o futuro do trabalho - assim como o da educação - também se constrói em blocos.


Autor: Karla Santin

Fonte: Senac Nova Londrina