Sala de imprensa

Notícias

24/05/2019

Semana Senac de Saúde movimenta unidades

Devido ao sucesso da Semana de Enfermagem realizada no ano passado, o Senac PR estendeu as atividades pedagógicas para os demais cursos na área da saúde e promoveu, nos dias 21 e 22 de maio, a Semana Senac de Saúde. O segundo dia do evento contou com diversas atividades nas cinco unidades participantes - Curitiba Centro, Maringá, Cascavel, Paranaguá e Londrina Norte.

Em Curitiba, os alunos lotaram o auditório da Administração Regional para assistir à palestra sobre primeiros socorros, com o 2° sargento do 1° Grupamento de Bombeiros, Carlos Ernesto Borges de Macedo. Ele falou da atuação do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate), do Corpo de Bombeiros do Paraná, primeiro sistema do gênero implantado no Brasil e que serve de referência para os demais estados. Segundo o 2° sargento Ernesto, o Siate realiza em torno de 300 mil ocorrências por ano. "O Corpo de Bombeiros é conhecido por combater incêndios, mas realizamos grande gama de atendimentos. Um desses serviços é o Siate, realizado por bombeiros socorristas com formação na área", explicou.

A unidade de Cascavel promoveu a palestra com representantes do Corpo de Bombeiros "ABC do Socorro de Urgência e Emergência" e visita guiada dos alunos à ambulância do Siate. Também houve apresentação de peças de teatro das turmas do curso Técnico em Enfermagem.

Em Paranaguá foram realizadas as palestras: "Cuidados em Imobilização - aparelho gessado", com Silmara Stefania Ferraz Kmet; "Cinemática do trauma - Atendimento APH", com a equipe do 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Paranaguá; e "Aspectos psicológicos do profissional da saúde que atua na emergência", com a instrutora do Senac Paranaguá, Arianne Staszko Tortato Contin. A Semana da Saúde contou ainda com apresentação da turma de Aprendizagem, ilustrando de forma teatral as necessidades, dificuldades e desafios comuns no atendimento de idosos com trauma, jogral da turma de Técnico em Enfermagem "Vamos 'destraumatizar' o trauma", além de gincana e sorteio dos livros.

Em Londrina Norte, além da transmissão da palestra magna sobre tecnologias na saúde no dia 21 de maio, foi realizada a palestra "Gerenciamento em desastres Brumadinho - MG", com o socorrista do Samu e diretor da escola de socorristas, Rogério Pires Fernandes, que atuou no resgate às vítimas do rompimento da barragem de rejeitos em Brumadinho. No segundo dia (22), os alunos do curso Técnico em Enfermagem, em parceria com a 4° Companhia Independente da Polícia Militar de Londrina, participaram de blitz educativa na Av. Saul Elkind em função campanha Maio Amarelo - Cuidados no trânsito. Também foram promovidas as palestras "Atendimento Inicial a vítima politraumatizada", com a enfermeira do Núcleo de Educação em Urgência do Samu de Londrina e mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina, Renata Morais Alves, e "Contextualização do atendimento a vítima politraumatizada", com o cabo Adonai do Corpo de Bombeiros Londrina. As turmas de Técnico em Enfermagem e Técnico em Radiologia organizaram ainda apresentações em estações de atendimento ao trauma. As atividades na unidade terão sequência hoje (24), com cerimônia de encerramento e passagem da lâmpada para a 1ª Turma Técnico em Enfermagem da Unidade Londrina Norte.

Confira as fotos do segundo dia de atividades:


Palestra sobre primeiros socorros na unidade Senac Curitiba Centro


Participantes da Semana Senac de Saúde em Cascavel


A apresentação teatral encenada por aprendizes do Senac Paranaguá abordou as dificuldades e desafios comuns no atendimento de idosos com trauma


No Senac Londrina Norte o Corpo de Bombeiros apresentou os detalhes de uma ambulância do Siate

Autor: Karla Santin

Fonte: Núcleo de Comunicação e Marketing - NCM


Fecomércio Sesc Senac

Senac

Últimas notícias

Assessoria de imprensa