24/11/2023
Mais de 700 ambulantes se reuniram
o Ginásio de Esportes do Sesc Caiobá, em Matinhos, para participar do Maré de
Oportunidades
Aproximadamente 1,6 mil
ambulantes foram qualificados pela terceira edição do programa Maré de
Oportunidades, iniciativa do Sebrae/PR, Senac PR, Fecomércio PR e Prefeituras
de Guaratuba, Pontal do Paraná e Matinhos.
Ao longo dos últimos três dias os
ambulantes que atuam no Litoral paranaense participaram de treinamentos do
Senac sobre boas práticas na manipulação de alimentos e qualidade no
atendimento ao turista, orientações sobre controles financeiros, e formação de
preço e formalização realizadas pelo Sebrae/PR, buscando motivar e valorizar
esses empreendedores das areias paranaenses. O primeiro dia de treinamento foi
nesta terça-feira (21/11), em Guaratuba, e reuniu quase 506 pessoas. Na quarta,
dia 22/11, o Maré de Oportunidades qualificou 394 ambulantes em Pontal do
Paraná e na noite de ontem (23/11) 718 ambulantes lotaram o Ginásio de
Esportes do Sesc Caiobá, em Matinhos, para assistir ao treinamento do Senac e
receber as orientações do Sebrae. Eles também assistiram à palestra de Valdir
Pipoqueiro, que já foi boia-fria e lavador de carros e hoje é exemplo de
empreendedorismo em todo o Brasil com seu famoso carinho de pipocas, vendidas
na Praça Tiradentes, em Curitiba.
"O Senac PR, mais uma vez
participa, com o Sebrae/PR e os municípios do Litoral do estado, para promover
o Maré de Oportunidades, com muita qualificação e aprendizado para os
ambulantes, desde boas práticas na manipulação dos alimentos, os cuidados para
manipular alimentos, atendimento ao cliente. É uma satisfação muito grande para
o Senac PR saber que as pessoas que estarão atendendo os veranistas nesta
temporada estarão qualificadas pelo Senac e pelo Sebrae", reiterou o
diretor regional do Senac PR, Sidnei Lopes de Oliveira.
O gerente da Regional Leste do
Sebrae/PR, Weliton Perdomo, salientou a intensificação das ações do programa Maré
de Oportunidades ano após ano. "São três anos consecutivos em que o Sebrae, o
Sistema Fecomércio e o Senac, junto com as prefeituras do litoral, trabalham
para melhorar a qualidade dos serviços dos ambulantes. O Sebrae traz uma
formação de gestão financeira, de formalização do negócio, junto com o Senac, na
especialidade da manipulação de alimentos e atendimento ao turista, para que o verão
do litoral do Paraná seja uma referência", afirmou.
O prefeito de Matinhos, José
Carlos do Espírito Santo, agradeceu ao Sebrae e ao Sistema Fecomércio Sesc
Senac PR por mais um ano de parceira para a execução do projeto Maré de
Oportunidades. "Essa parceria entre Sebrae, Senac, Fecomércio e Prefeituras
ocorre porque juntos estamos pensando no melhor para o nosso litoral, para que
os ambulantes possam vender mais e atender melhor aos veranistas que, por sua,
se forem bem atendidos, vão consumir mais e assim fomentamos a economia do
nosso litoral", disse. O prefeito também destacou as obras realizadas pelo
Governo do Estado do Litoral paranaense, com a engorda da praia e revitalização
da orla, que vão atrair mais turistas, não só paranaenses, mas visitantes de
outros estados, o que demandará ainda melhor preparo dos ambulantes que atuarão
na temporada. "E que venha a melhor de todas as temporadas do nosso Litoral!",
completou.
Capacitação e estímulo
O diretor regional do Senac PR, Sidnei Lopes de Oliveira, e o gerente da Regional Leste do Sebrae/PR, Weliton Perdomo, entregando o kit do programa para o ambulante Julio Cesar Alves
Com o programa, o ambulante é
capacitado, podendo formalizar seu negócio nas Salas do Empreendedor e se
diferenciar nas areias das praias com itens que identificam os ambulantes
qualificados pelo Maré de Oportunidades: camiseta, crachá, shoulder bag e um
certificado que atesta a qualidade do serviço.
"Quero dar os parabéns ao Sebrae,
ao Senac e à administração pública por nos apoiar e nos valorizar enquanto
pessoas e como trabalhadores", afirmou Islândia Caterine de Campos, ambulante
há 22 anos do artesanato que faz com materiais recicláveis.
Julio Cesar Alves é o Homem-Aranha
das praias de Matinhos, vendendo drinks criativos e coloridos nas versões
infantil - sem álcool - e para adultos. "A expectativa é termos a melhor de
todas as temporadas. Esse tipo de treinamento é muito bom, porque higiene é
importante, saber como dar um tratamento diferenciado ao cliente, conversar...
tudo isso agrada o cliente", avaliou.
Autor: Karla Santin
Fonte: Núcleo de Comunicação e Marketing - NCM