Sala de imprensa

Notícia

05/09/2025

Projeto Pod(e) Não alerta jovens sobre os riscos do cigarro eletrônico

Lançamento do projeto Pod(e) Não, na Faculdade Senac Maringá


A Faculdade Senac Maringá deu início, nos dias 25 e 26 de agosto, ao projeto Pod(e) Não, voltado à conscientização, a informação e a prevenção dos adolescentes. 

O primeiro tema a ser abordado é o uso do cigarro eletrônico, que infelizmente tem se popularizado entre os jovens brasileiros. Segundo pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), um em cada nove adolescentes afirmaram ter usado cigarro eletrônico um recentemente. Essa disseminação é impulsionada pela percepção errônea de que são menos prejudiciais que os cigarros convencionais e pelo fácil acesso, apesar da venda ilegal e proibição.

A ação integra o compromisso institucional do Senac Paraná em promover a formação integral dos estudantes, unindo conhecimento técnico, cidadania e saúde.

A primeira atividade foi conduzida pela psicóloga educacional Sabrina Leva e contou com a exibição de um vídeo reflexivo, um bate-papo sobre os riscos do cigarro eletrônico e um jogo interativo no Kahoot. A proposta estimulou a participação ativa dos aprendizes, que puderam esclarecer dúvidas, refletir e interagir de forma dinâmica.


Participação em Simpósio do UEM

O projeto segue com diversas iniciativas que fortalecem a prevenção e a conscientização entre os jovens. No dia 29 de agosto, instrutores e a psicóloga educacional do Senac Maringá participaram do I Simpósio - Capacitação sobre Cigarro Eletrônico, realizado na Universidade Estadual de Maringá (UEM). O encontro reuniu especialistas de diferentes áreas para debater os impactos do cigarro eletrônico e estratégias de enfrentamento.


Visita dos aprendizes ao Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi/UEM)


Visita ao Mudi/UEM

Outra etapa do Pod(e) Não envolveu uma visita ao Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi/UEM), com os estudantes do curso de Aprendizagem Profissional Técnica em Administração. No espaço, os jovens conheceram a área dedicada ao tabagismo, que relaciona ciência, saúde e comportamento, além de explorarem ambientes interativos de Física, Química e Biologia, ampliando seus conhecimentos por meio de experiências práticas.

As visitas ao Mudi seguem nesta e na próxima semana com todas as turmas da Aprendizagem. 



Autor: Karla Santin

Fonte: Senac Maringá