PARANÁ
18/06/2025
Estudantes do curso Técnico em Guia de Turismo do Senac Curitiba Centro deram um passeio pela cidade na tarde de ontem (18/06). O city tour faz parte do curso, oferecido pela parceria entre o Senac PR e a Secretaria de Estado da Educação (Seed), que possibilita a estudantes do ensino médio da rede pública estadual cursarem, de forma concomitante, uma habilitação profissional.
Durante a atividade, os jovens visitaram o Teatro Paiol e Sesc Paço da Liberdade e desembarcaram em um dos principais cartões postais de Curitiba, o Jardim Botânico. Ao longo do tour, o grupo foi acompanhado pelo instrutor Leandro Ribeiro Fernandes, que compartilhou informações históricas, culturais e técnicas sobre os atrativos, contribuindo para o aprofundamento dos conteúdos vistos em sala.
"O city tour é um momento em que os alunos podem vivenciar na prática e conhecer os atrativos da cidade e também entender o contexto histórico e a sua importância. É um momento em que o aluno sai da parte teórica para a visita in loco, englobando todas as marcas formativas do Senac, como a sustentabilidade e o conhecimento técnico-científico", destacou o instrutor.
Para muitos alunos a experiência permitiu conhecer pontos turísticos da própria cidade onde nasceram. Já para quem já havia visitado os locais, a experiência ganhou novos significados, ao serem guiados por um profissional.
"Há detalhes que eu nunca tinha percebido. O Jardim Botânico, por exemplo, é um lugar maravilhoso para trazer a família ou apresentar a quem está conhecendo Curitiba. Com as orientações do instrutor, entendemos melhor a importância da atuação de um guia de turismo", relatou a aluna Clara Vallentina Bodziak.
O curso Técnico em Guia de Turismo do Senac habilita o profissional para atuar no Brasil e em países da América do Sul, com registro no Cadastur, conduzindo visitantes e oferecendo informações sobre os destinos. A formação contempla três etapas práticas: um city tour pela própria cidade, uma viagem intermunicipal e outra interestadual.
A parceria entre Seed e Senac prevê a oferta de até mil vagas em 2025, distribuídas em 28 turmas em 19 municípios do estado.
Autor: Karla Santin
Fonte: Núcleo de Comunicação e Marketing - NCM