Sala de imprensa

Notícia

06/05/2025

Alunos do curso de Barbeiro realizam ação social para pessoas em situação de vulnerabilidade

Com talento e empatia, os alunos do curso de Barbeiro da Faculdade Senac Curitiba Centro protagonizaram uma ação que uniu técnica e solidariedade. Na última terça-feira (29/03) os estudantes realizaram cortes de cabelo e barba para homens em situação de vulnerabilidade atendidos em hotéis sociais da Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS).

A ação ocorreu no Salão-escola da unidade, sob supervisão da instrutora Silmara Prado. Para os clientes, foi um momento de cuidado e de elevar a autoestima. Para os alunos, uma vivência prática de impacto humano, que confirmou a certeza sobre o caminho profissional escolhido. 

Henrique Demétrio Pacheco de Souza, de 30 anos, é um dos exemplos. Natural de Colombo e atualmente morando da Irlanda, ele está aproveitando uma temporada de quatro meses no Brasil para investir em um sonho antigo: tornar-se barbeiro. "Na Europa, a demanda por bons barbeiros é grande, e os brasileiros se destacam, tanto pela técnica quanto pelo atendimento diferenciado", contou. Segundo ele, os altos custos de formação no exterior foram um desafio. "Pesquisei bastante e escolhi o Senac. A tradição, a excelente estrutura e os professores experientes foram decisivos. Queria aprender com os melhores", relatou. 

Henrique pretende voltar à Irlanda e abrir sua própria barbearia. "Além das técnicas clássicas, estou me atualizando com tendências que fazem sucesso no mercado europeu, já que meu plano é abrir minha própria barbearia na Irlanda. O que mais me surpreendeu foi o custo-benefício. Um curso desse nível, na Europa, custaria quatro ou cinco vezes mais. Aqui, estou tendo uma formação de qualidade, com tudo o que preciso para me destacar e empreender com segurança. Essa jornada é mais do que um aprendizado técnico, é sobre transformar um sonho em negócio. E o Senac está me dando as ferramentas para isso: conhecimento, confiança e visão de futuro", afirmou Henrique.

Outro aluno que também busca transformar vocação em negócio é Eduardo de Faria Batista Alves. O interesse surgiu ainda na adolescência, inspirado pelo ambiente descontraído das barbearias. Aos 19 anos, decidiu seguir nesta área e se matriculou no curso. "Decidi fazer o curso de barbeiro por dois motivos: o primeiro foi a vontade de trabalhar com algo que realmente me desse prazer; o segundo, a oportunidade de ter meu próprio negócio no futuro", explicou.


No início, teve receio pela escolha, como é natural a todos que ingressam em uma carreira. "Tive receio de não me adaptar ou não ter o dom, mas ninguém aprende de um dia para o outro. Logo nas primeiras aulas, percebi que havia feito a escolha certa. As aulas me deram confiança de pegar na tesoura e na máquina com segurança", pontou. 

Cada atendimento lhe traz mais certeza que fez a escolha certa. "Conhecer pessoas, transformar a aparência delas e ver a satisfação no rosto de cada cliente é algo que não tem preço. Posso dizer com certeza que o Senac foi uma das melhores decisões que tomei. Hoje, além de aprender algo que gosto, também posso crescer e oferecer algo de valor às pessoas todos os dias", completou.


Autor: Karla Santin

Fonte: Núcleo de Comunicação e Marketing - NCM