24/10/2024
A etapa local do Ficthon na Faculdade Senac Curitiba Portão reuniu mais de cem alunos da graduação de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
As Faculdades Senac Paraná realizaram, nesta terça-feira (22/10), a etapa local do Ficthon 2024. Em sua segunda edição, o evento, que teve início no ano passado na Faculdade Senac Curitiba Portão, foi ampliado para incluir todas as seis unidades da faculdade no estado. Mais de 200 alunos dos cursos de graduação tecnológica em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia em Gastronomia participaram da competição.
A proposta do Ficthon é que os alunos desenvolvam soluções inovadoras de prototipagem para problemas enfrentados pela comunidade em geral, tendo como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Esses objetivos incluem 17 metas globais que buscam resolver três grandes desafios até 2030: erradicar a pobreza extrema, combater a desigualdade e a injustiça, e mitigar as mudanças climáticas.
Organizados em equipes, os estudantes receberam orientações sobre os ODS e contaram com a mentoria de professor. Na noite desta terça (22/10), simultaneamente em todas as faculdades, os grupos apresentaram suas propostas. Com muita expectativa e nervosismo, tiveram que convencer uma banca composta por empresários locais das áreas de inovação e tecnologia. Os vencedores de cada unidade avançarão para a grande final, que acontecerá em Curitiba no dia 9 de novembro.
Presente na seletiva da Faculdade Senac Curitiba Portão, a analista da Coordenadoria de Educação Superior, Patricia Machado Mikalixen, destacou o sucesso do evento. "O Ficthon surgiu em 2023 na Faculdade Portão e foi tão bem recebido que se expandiu para todo o estado. O impacto para os alunos vai além do aprendizado acadêmico. Eles não apenas pesquisam, inovam e prototipam, mas também têm a oportunidade de serem vistos por empresários e empreendedores, o que pode incentivá-los a ingressar em incubadoras de inovação", afirmou.
O professor de ensino superior e empresário da área de TI, Paulo Cezar Stadizisz, foi um dos jurados e elogiou a qualidade das propostas. "Fiquei impressionado com a maturidade das ideias apresentadas. Mesmo estando no início de suas carreiras, esses alunos que estão se formando no Senac demonstraram uma visão de mercado surpreendente. Eles estão conectados com as novas tecnologias e focados em agregar valor à sociedade, o que mostra que serão profissionais de alto nível", observou.
Brenda Schisler, integrante da equipe Relâmpago, da Faculdade Senac Cascavel, que conquistou o primeiro lugar na etapa local, descreveu a experiência com entusiasmo. "Foi uma loucura, ficamos muito ansiosos, mas deu tudo certo! Agora, estamos prontos para ir a Curitiba e continuar nosso projeto", comemorou. Junto aos colegas Wueverton Caetano, João Bispo e Rubens Algeri, Brenda desenvolveu a solução multiplataforma Ajuda Ae, que visa conectar ONGs, voluntários e empresas em nível regional.
Confira as equipes vencedoras:
FACULDADE SENAC CASCAVEL
Equipe: Relâmpago
Integrantes: Wueverton Caetano, Brenda Schisler, João Bispo e Rubens Algeri
Professora Mentora: Roberta Vanessa Rojo Parcianello
Solução: Ajuda Ae - Plataforma focada em aproximar ONGs, voluntários e empresas regionalmente.
FACULDADE SENAC CURITIBA CENTRO
Equipe: Old but gold
Integrantes: Aldo Luis Delattre e Daniella Ayres de Mello
Professores mentores: Marcelo do Carmo Rocha, Sandra Jussara Kuchnir
Solução: Portal de formação continuada para estabelecimentos do setor de Alimentos e Bebidas (A&B), visando minimizar a rotatividade de profissionais e elevando a qualificação do setor, em consonância com a ODS 8 (Trabalho decente e crescimento econômico).
FACULDADE CURITIBA PORTÃO
Equipe: Os Pragmáticos
Integrantes: João Eder da Silva Bueno, Junior Gabriel Polli Martins, Nicolas Jaquetti dos Anjos, Rafael Cavalcante de Almeida e Vitor Braga Fernandes
Professora Mentora: Guilherme Matos Barbosa
Solução: DengueTection - App que visa mitigar a proliferação da dengue através da prevenção e orientação da comunidade a partir de um mapa que localiza e alerta o usuário da área de risco, indicando sinais providos pelo próprio cliente.
FACULDADE SENAC MARINGÁ
Equipes: Gastroverso (Tecnologia em Gastronomia) e Code Squad (ADS)
Integrantes:
Gastroverso: AdrianaMonteiro da silva, Aléxia Amanda Doro, Gabriel de lara freire, Sandra Beatriz F. P. Silva e Sofia Michelatto L. C. Visconsini
Code Squad: Alexandre Leite do Nascimento, Lukas Gabriel Correa de Mello, João Luiz Damasqui, Livia Oliveira Cavalcanti e Natani G. Sales Moraes
Soluções:
Gastroverso - Aplicativo para intercâmbio entre produtores rurais e compradores. O app visa facilitar a compra e venda de produtos orgânicos produzidos em propriedades familiares, além de promover visitas e intercâmbios entre produtores e compradores e oferecer mentorias, buscando estratégias para diminuir o desperdício de alimentos.
Code Squad - Sistema híbrido de energia para reciclagem de calor urbano, energia solar e biogás. O propósito é o de fornecer energia limpa e renovável, reduzindo a dependência das hidrelétricas e contribuindo diretamente para o ODS 9 (Indústria, inovação e infraestrutura), além dos objetivos 7, 11 e 12. Proposta de sistema que captura o calor residual e converte em eletricidade, transforma resíduos orgânicos em biogás, e usa energia solar, com a instalação de painéis solares.
FACULDADE SENAC PONTA GROSSA
Equipe: Alunos a Bordo
Integrantes: Alessandra Krasniak Santos, Fernando de Gois, Gilson Marcos Carvalho Junior, Gustavo Da Silva Reis e Pedro Henrique Leite Godinho
Professora Mentora: Luma Alves Lopes
Solução: Ideação - Plataforma que oferece diversos serviços voltados para otimizar a experiência de transporte escolar, com cadastro de motoristas e transportadoras, busca de vans por localidade e promoções e descontos.
FACULDADE SENAC SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
Equipe: Apolo 24
Integrantes: Renan Portela de Almeida, Kerolyn Assumpção, Lucas Gabriel Alves de Paula, José Vitor Ferreira dos Santos e Abner Rafael Lopes Picanço
Solução: Sistema inteligente que troca recicláveis por pontos e benefícios incentivando o cuidado com o meio ambiente utilizando os ODS Sustentabilidade, Inovação e Energia
Autor: Karla Santin
Fonte: Núcleo de Comunicação e Marketing - NCM