PARANÁ
12/09/2024
Foi dada a largada na WorldSkills Lyon 2024. Nessa quarta-feira (11) aconteceu o primeiro dia de provas da 47ª edição da maior competição de educação profissional do mundo e os competidores paranaenses mostraram que vieram para o velho continente para brilhar.
Na ocupação de cozinha, o competidor Paulo Bedin passou sete horas preparando o módulo 1. Ele precisou entregar quatro entradas quentes, sendo um nhoque parisiense, uma sopa de creme de cebola, um pato com purê, cenoura e couve de Bruxelas e uma sobremesa com massa choux e ameixa. Esse foi o módulo mais extenso da ocupação de Cozinha e Bedin conseguiu entregar com dois minutos de antecedência, o que garantiu um ponto nessa fase.
Já na ocupação de Cuidados de Saúde e Apoio Social, a competidora Estéfany Marengoni realizou quatro provas no decorrer do dia. Na parte da manhã ela fez o Planejamento e logo depois fez um atendimento a um paciente com pneumonia, ela precisou verificar sinais vitais e ensinar exercícios respiratórios.
No período da tarde foi a vez do atendimento a paciente com colostomia. Nesse módulo, Estéfany realizou a troca da bolsa e orientou o paciente sobre os cuidados com o estoma. Para finalizar ela fez um pôster sobre colostomia.
Visitas
O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana; o diretor regional do Senac PR, Sidnei Lopes de Oliveira; a diretora de Educação do Senac PR, Denyze Ruckl, e comitiva acompanharam as provas de perto durante todo o dia.
Autor: Fernanda Ziegmann
Fonte: NCM
29/08 Projeto Integrador une gastronomia, acessibilidade e inclusão em Jacarezinho
25/08 Senac leva oficina de currículos ao 4º Festival Inclusão em Cena