Sala de imprensa

Notícia

16/09/2024

Senac PR conquista duas medalhas na WorldSkills 2024


Estéfany Marengoni conquistou a medalha de prata na WorldSkills Lyon 2024 


O Paraná foi destaque na WorldSkills Competition, ao conquistar duas medalhas na competição mundial de profissões técnicas, a Olimpíada das Profissões. Depois de quatro dias intensos de provas, os vencedores foram anunciados em uma cerimônia emocionante que aconteceu neste domingo (15/9), no Groupama Stadium Lyon, na França. 

A competidora da Ocupação de Saúde, Estéfany Marengoni, alcançou medalha de prata, e Paulo Colauto Bedin, da Ocupação de Cozinha, recebeu medalha de excelência.

Natural de Nova Aliança do Ivaí, o menor município do Paraná, Estéfany mostrou que seu conhecimento é gigante, disputando o pódio com outras 18 concorrentes de todo o mundo. Foram cerca de 12 provas que envolviam atendimento, humanização, acolhimento, auxílio ao paciente e conhecimento sobre as doenças. Mesmo a pressão não tirou o foco da paranaense, que subiu no segundo lugar mais alto do pódio.

Já Paulo Bedin, de Jandaia do Sul, recebeu a medalha de excelência na ocupação de Cozinha, uma das mais concorridas, com 44 competidores no total. Paulo desempenhou as provas com confiança e aplicou tudo que aprendeu nos treinos nos últimos dois anos, o que garantiu que ele estivesse entre os melhores do mundo.


Os representantes do Senac Paraná, Estéfany Marengoni e Paulo Bedin 


"É muita emoção ver que o trabalho de tanta gente rendeu tantos frutos. Hoje estamos entre os melhores do mundo na saúde e na gastronomia, é o Senac cumprindo a sua missão", ressaltou o diretor regional do Senac PR, Sidnei Lopes de Oliveira. 

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana acompanhou todos os dias de provas e não foi diferente na cerimônia de premiação. Muito emocionado parabenizou os vencedores e todos os envolvidos.  

Comitiva do Senac PR comemora os resultados do Paraná na WorldSkills Lyon 2024. Da esq. p/ dir.: O assistente de gerente do Senac Curitiba Centro, Kaio Trevizan; o instrutor da área de hospitalidade e treinador de Paulo Bedin, Adriano Barrozo di Renzo; o diretor regional do Senac PR, Sidnei Lopes de Oliveira; o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do Paraná, Darci Piana; a diretora de Educação do Senac PR, Denyze Ruckl, a analista de Educação e Tecnologia do Senac PR, Anaí Rodrigues do Nascimento, e a instrutora da área da saúde e treinadora de Estéfany Marengoni, Fabíola Tomaz de Souza 


Senac Brasil 

A competidora da Ocupação de Cabeleireiro, representante do Senac RJ, ficou com o mais alto lugar no pódio ao conquistar a medalha de ouro. 

Já a competidora da ocupação de Florista, representante do Senac SC, conquistou uma medalha de excelência pelo trabalho primoroso que realizou nos quatro dias de prova. 

WorldSkills 2026 

Sem mais croissant ou pain au chocolat, a França se despede da WorldSkills com a sensação de dever cumprido e a entrega de um evento grandioso que misturou provas de educação profissional com debates sobre o futuro da educação profissional. A expectativa de público girou em torno de 32 mil pessoas por dia, configurando uma das maiores edições da WorldSkills já realizadas em tamanho de público.  

Agora, o Senac se prepara para recomeçar todo o processo de competição. Os Departamentos Regionais já começaram a seleção dos talentos que vão diretamente para as Competições Senac de Educação Profissional 2025, evento seletivo para os talentos que representarão o Senac em Xangai, na WorldSkills 2026. 



Autor: Fernanda Ziegmann

Fonte: Núcleo de Comunicação e Marketing - NCM