Sala de imprensa

Notícias

04/07/2024

Alunos simulam atendimento a múltiplas vítimas no Senac Curitiba Centro


Fumaça, sangue, gritos, pessoas feridas... tudo encenado. Nesta quarta-feira (3/7) alunos e instrutores do curso Técnico em Enfermagem, com apoio da turma de Técnico em Radiologia, do Senac Curitiba Centro realizaram um simulado com atendimento de múltiplas vítimas (AMUVI).

O grupo simulou um incêndio em um prédio com diversas vítimas, que foram classificadas pelo protocolo AMUVI de acordo com a gravidade das lesões apresentadas. Os alunos precisaram colocar em prática todo o conhecimento que adquiram durante as aulas, especialmente na unidade curricular de urgência e emergência. 

O objetivo da ação foi proporcionar um espaço de aprendizado dinâmico e interativo, em que foram abordados os mais recentes protocolos e técnicas essenciais para o manejo eficiente de situações críticas à múltiplas vítimas, incluindo a admissão, manejo e atendimento no ambiente hospitalar.

A dinâmica começou em uma das salas do andar térreo da unidade, com a simulação de uma explosão. A classificação das vítimas ocorreu no hall da biblioteca e o transporte dos feridos foi simulado nas rampas da unidade até os laboratórios de enfermagem e radiologia localizados no terceiro andar, onde houve a simulação do ambiente hospitalar.

De acordo com a instrutora Nicole Cons de Lara, que coordenou a ação, a simulação realizada no Senac incluiu a admissão, manejo e atendimento a diversas vítimas, desde o local do acidente até o ambiente hospitalar. "A intenção é formar os nossos técnicos em enfermagem com um olhar multifacetário para todas as suas áreas de atuação deste profisional e para que consigam fazer um atendimento integral, desde a estabilização primária até a chegada desse paciente ao ambiente hospitalar", explicou. 

Os próprios alunos fizeram o papel das vítimas e foram instruídos a demonstrar sintomas e quadros clínicos específicos, para que os colegas pudessem realizar a avaliação e o atendimento adequado. "A ideia foi simular uma situação com múltiplas vítimas, agravando o cenário, para que os alunos pudessem realizar um atendimento de forma coordenada e eficiente. Com isso, estimulamos o senso crítico, a proatividade do aluno, sempre visando as marcas formativas do Senac", salientou a instrutora. 

Curso Técnico em Enfermagem

O Senac é referência na formação de profissionais na área da saúde e o curso Técnico em Enfermagem é um dos mais procurados. As inscrições para as turmas do 2º semestre estão abertas e ainda há vagas. As aulas terão início no dia 6 de agosto. 

Os interessados que se matricularem até 15 de julho ganharão 50% de desconto na primeira parcela. 

As inscrições podem ser feitas pelo site www.pr.senac.br/tecnicos



Autor: Karla Santin

Fonte: Núcleo de Comunicação e Marketing - NCM