Sala de imprensa

Notícias

06/06/2024

Senac PR realiza treinamento de TEPTs de todo o estado


 




 



Nesta quarta-feira (5) o Senac PR realizou a formação dos Técnicos em Educação Profissional e Tecnológica (TEPTs) no Modelo Pedagógico Senac. O treinamento aconteceu na Faculdade Senac Curitiba Portão e reuniu TEPTs de todo o estado para atualização dentro da marca formativa da instituição.

Ao longo do dia, cerca de 60 TEPTs e analistas de educação participaram de palestras e dinâmicas de grupo que têm como objetivo aprimorar os processos e otimizar os resultados.

"Foram pensadas dinâmicas úteis ao dia a dia dos técnicos dentro das unidades. Esse é o momento de compartilhar dúvidas e conhecimentos para que possamos alcançar resultados cada vez melhores na formação dos nossos alunos", afirmou a analista de Educação, Elizabeth Soares.

TEPT de Maringá, Fabricia Luciana Machado Lopes está participando da capacitação, que termina nesta quinta-feira (6) e vê a iniciativa como muito positiva para toda a educação da entidade. "As dinâmicas e discussões de grupo servem para nivelar os problemas enfrentados em diferentes unidades e são uma forma de trabalharmos juntos para aprimorar nosso atendimento aos instrutores e alunos", declarou.




10 anos de Modelo Pedagógico

O Modelo Pedagógico Senac (MPS) está completando 10 anos e é um diferencial na formação dos alunos da instituição, desde a Aprendizagem.

O Senac adota um modelo de ensino único, que equilibra teoria e prática, proporcionando aos alunos uma imersão completa no cotidiano de suas futuras profissões. Os cursos são meticulosamente desenhados para atender às exigências de um mercado em constante evolução. Os instrutores, provenientes do mercado de trabalho, trazem para a sala de aula as mais recentes tendências e desafios de cada área.

Além da experiência prática nas profissões, o método do Senac promove a autonomia e o protagonismo de cada aluno, incentivando-os a tomar decisões para solucionar problemas reais enfrentados pelas empresas. Este modelo estimula a formação de profissionais reflexivos, dotados de pensamento crítico, criatividade e espírito empreendedor. Os alunos também são sensibilizados sobre seu papel na sociedade e capacitados para contribuir para a transformação social.

O MPS representa um conjunto de concepções que guiam as práticas pedagógicas na instituição, reforçando a coesão institucional e promovendo a qualidade educacional. Baseado na premissa de que a educação profissional deve ser transformadora, o MPS busca desenvolver não apenas habilidades profissionais, mas também cidadãs, impactando positivamente não só a vida dos alunos, mas também a sociedade em geral. Essa metodologia rompe com a separação tradicional entre teoria e prática, priorizando o desenvolvimento de competências por meio de práticas pedagógicas ativas, inovadoras, integradoras e colaborativas, com foco no protagonismo do aluno.

"Nosso Modelo Pedagógico proporciona aos nossos alunos uma formação completa, desenvolvendo competências que são fundamentais ao mercado. Assim, quando eles se formam, já saem preparados para as diferentes demandas de trabalho", declarou a coordenadora de Educação e Tecnologia do Senac PR, Camille Proença Vieira.

 

 

Autor: Carolina Gomes

Fonte: NCM