Sala de imprensa

Notícias

03/06/2024

Quiche de Pinhão: Instrutora do Senac realiza oficina especial no Mercado Municipal de Curitiba. Confira receita


Nada simboliza o inverno no Paraná melhor do que o pinhão. Geralmente consumido cozido na pressão ou sapecado na chapa - ou na grimpa, como se fazia antigamente -, a semente da Araucária pode ser utilizada como ingrediente principal em diversos pratos.

Para demonstrar a versatilidade do pinhão, o Senac PR, a convite da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), vai realizar oficinas de gastronomia e aulas show durante o Festival Gastronômico do Pinhão no Mercado Municipal de Curitiba. 

Durante o festival, os estabelecimentos participantes incluirão em seu cardápio pratos à base de pinhão. As ações do Senac PR tiveram início antes mesmo do lançamento do evento, com a realização de uma oficina de gastronomia na quarta-feira (29/5) para os permissionários do Mercado Municipal, com demonstração de técnicas de preparo da semente. 

A nutricionista e instrutora Hellen Suleman Miranda Honda ensinou o preparo de uma quiche com pinhão e bacon e de um muffin com pinhão. Segundo ela, o pinhão é um alimento nutritivo e rico em carboidratos complexos, vitaminas do complexo B, além de minerais como ferro, magnésio, fósforo, potássio e zinco. Contém proteínas moderadas e baixo teor de gorduras insaturadas, benéficas para a saúde cardiovascular. "O pinhão é extremamente versátil na cozinha. Você pode cozinhá-lo ou assá-lo, e ele fica delicioso de qualquer maneira. Além de ser ótimo em saladas, pratos quentes, e sobremesas, o pinhão pode ser transformado em farinha para pães, paçocas, bolos, doces, molhos, sopas, massas e risotos. Essa flexibilidade permite que o pinhão se encaixe em diversas receitas, sempre adicionando um toque nutritivo e saboroso", explica. 

Com sua lanchonete de pasteis no Mercado Municipal há 22 anos, Mirthes Shimada, foi uma das participantes da oficina no Senac e conta que vai oferecer cinco pratos com pinhão durante o festival, além do pastel de pinhão que já tem fixo no cardápio. "Tenho pastel de pinhão com carne de sol, pinhão com queijo ou com palmito o ano todo, pois deixo congelado. Um dos pratos que vou oferecer neste ano serão rabanadas de pinhão, com pinhão caramelizado por cima, e o pastel supreme de pinhão, com azeitona, queijo e salsinha", 

A empresária Alessandra Manfré, da cafeteria The Bootlegger's, também quis aprender um pouco mais sobre o preparo de receitas com o pinhão e vai oferecer dois pratos especiais durante o festival: brigadeiro de pinhão, que já prepara durante a temporada da semente, e pão de queijo de pinhão, recheado também com pinhão. "Antes da pandemia, durante uma ação para uso do pinhão, eu resolvi fazer o brigadeiro de pinhão. Foi um preparo bem tímido, achando que não iria sair, mas de quinta a domingo vendi mais de dois mil brigadeiros. A adesão dos clientes para pratos com pinhão é sempre muito boa", relatou. 

Durante o Festival Gastronômico do Pinhão o Senac também realizará duas aulas-show na Arena do Mercado Municipal. Mais informações com datas e horários em breve. 


QUICHE DE BACON COM PINHÃO
Rendimento em porção: 35 quiches
Tempo de Preparo: 1h30

INGREDIENTES

MASSA
15g sal refinado
20 g gemas
850 g farinha de trigo
120 g ovos
500 g margarina sem sal (80% lipídios)
80 ml leite integral

RECHEIO
500 g queijo mussarela
300 g bacon (frito)
100 g alho poró
500 g pinhão cozido e triturado

CREME
855 g ovos (a cada 100g de creme de leite, utilize 1 ovo)
1.430 g creme de leite fresco
8 g noz moscada em pó

MODO DE PREPARO
MASSA:
1. Em um recipiente, colocar a manteiga, os ovos, as gemas, o leite e o sal.
2. Homogeneizar a mistura com as mãos.
3. Acrescentar a farinha até formar uma massa homogênea, cuidando para não sovar a massa.

RECHEIO
4. Utilizar formas de fundo removível. Forrar as laterais e o fundo de cada uma das formas com a massa apertando bem os cantos, de forma que a espessura seja a mesma em toda ela
5. Acrescentar o queijo mussarela ralado sobre o fundo da forma. Acrescentar o bacon e o pinhão sobre a mussarela.
6. Acrescentar alho poró sobre o recheio. Colocar imediatamente o creme até cobrir.
7. Levar ao forno e assar a 180°C até ficar dourado.
8. Armazenar sob refrigeração.

VALIDADE SUGERIDA: 4 horas a quente (manutenção das características sensoriais).
É possível manter congelado após assado. 


Autor: Karla Santin

Fonte: Núcleo de Comunicação e Marketing - NCM