22/03/2024
Em 2011, todos os olhares do mundo corporativo estavam sobre Tim Cook, que naquele momento assumia o cargo de CEO da Apple, em uma das maiores sucessões empresariais da história. Nesta semana, quem sentiu um gostinho de um momento emblemático de mudança de gestão empresarial foram os alunos das turmas do curso Técnico em Administração da nossa unidade.
Na última terça-feira, dia 19, ocorreu uma inesquecível atividade integrada com as turmas 2022 e 2024. Os alunos tiveram uma experiência simulada de aquisição empresarial, com os veteranos apresentando e negociando a empresa júnior River Tour para os calouros assumirem simbolicamente a gestão; mantendo o mesmo propósito de utilizá-la para treinar e aplicar os conceitos teóricos do conteúdo programático do curso.
A proposta de empresa júnior adotada em nossa unidade foi estruturada pelo técnico em educação profissional e tecnológica, Fernando Henrique Ribeiro Lima, com o aval e incentivo do nosso gerente executivo, Vinicius Pacheco Rodrigues. Trata-se de um trabalho ímpar que visa materializar a ideia de protagonismo do aluno e os conceitos das marcas formativas Senac, através de uma experiência imersiva com um empreendimento conceitual fictício, do qual as turmas conduzem todas as etapas de uma gestão empresarial em alto nível.
Em um contexto mais amplo, a visão do projeto é abranger também cursos de outros segmentos, fazendo jus à grandiosidade do portfólio Senac; estabelecendo e desenvolvendo a River Tour como o modelo que centraliza as experimentações e práticas, deixando sempre um legado para as turmas futuras.
Nesse dia, sob a supervisão da instrutora Keli Cristiani da Silva Sonsim, os alunos praticaram conceitos importantes desenvolvidos durantes as aulas: valuation, patrimônio líquido empresarial, votação societária, além de treinarem soft skills estratégicas como trabalho em equipe, técnicas de apresentação e oratória.
Foi uma atividade envolvente e diferenciada, com enorme potencial para uma série de impactos positivos: engajamento dos alunos e identificação institucional; valorização dos diferenciais do modelo pedagógico Senac; redução de evasões com a motivação proporcionada pela prática e quebra da aridez teórica; maior interação entre as turmas e conexão do aprendizado com a realidade da rotina profissional nas empresas.
Autor: Jhonatã E. Santos (Atendimento Comercial)
Fonte: UEPT 47