Sala de imprensa

Notícia

02/10/2023

Alunos do Ensino Médio Integrado ao Técnico Sesc Senac de Foz do Iguaçu constroem ponte de macarrão


A Ponte da Amizade, que liga Foz do Iguaçu ao Paraguai, é símbolo da união entre os dois países vizinhos. Mas outra ponte ganhou destaque em um concurso realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). Não, não se trata da Ponte da Integração Brasil - Paraguai, entre Foz do Iguaçu e o município paraguaio de Presidente Franco, que ainda vai inaugurada. A ponte em questão foi feita de macarrão. 

Até parece brincadeira, mas não é. Essa é terceira edição do concurso promovido pela Unila, que desafia estudantes a colocarem em prática o que aprenderam durante as aulas. Participaram da competição estudantes de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo e Biociência da universidade, além de alunos de Ensino Médio Técnico de Foz do Iguaçu. 

Os jovens precisavam construir pontes treliçadas feitas apenas de macarrão e cola. As regras do Concurso de Pontes de Macarrão da Unila exigiam que as pontes tivessem vão livre entre 1 metro e 1,10 metro. A altura poderia chegar até 50 centímetros e precisava suportar pelo menos 5 kg. A medição é feita com a colocação de um balde no meio da estrutura. A partir dos 5 kg, o peso colocado no balde vai aumentando e vencia o grupo cuja ponte suportasse a maior carga. 

Os vencedores foram os alunos do Ensino Médio Integrado ao Técnico Sesc Senac de Foz do Iguaçu. A ponte, construída em menos de 8 horas, suportou 6 kg. 


A participação da equipe foi uma proposta do professor do componente de Matemática, Evandro Carlos Andretti. O objetivo era proporcionar aos alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio Integrado Sesc Senac a prática de componentes curriculares trabalhados na teoria. 

A técnica em Educação Profissional e Tecnologia do Senac Foz do Iguaçu, Paula Andrea Diniz do Nascimento, relata que a sugestão foi aceita prontamente pela coordenação, uma vez que vai ao encontro da proposta pedagógica da instituição, cujo foco está nas metodologias ativas, em que o aluno coloca em prática os conhecimentos teóricos, a fim de promover um aprendizado significativo. "É importante destacar que nossos alunos concorreram com acadêmicos de engenharia e obtiveram o melhor resultado. O corpo docente e a equipe pedagógica entendem que esta vitória é resultado do viés prático e dinâmico da metodologia aplicada, em que o aluno é o protagonista do seu aprendizado, tendo o professor o papel de mediador do processo ensino-aprendizagem", reitera. 


Autor: Karla Santin

Fonte: Senac Foz do Iguaçu