Sala de imprensa

Notícia

04/07/2023

Modos de utilizar o pinhão na cozinha

Pinhão pode ser consumido de outras maneiras além de cozido ou assado. No Senac ele virou sopa



Risoto de pinhão - Foto: Bruno Tadashi/Senac PR


Todo paranaense que se preze sabe que inverno é época de pinhão. Cozido ou na chapa, não pode faltar no lanche da tarde e principalmente em festas juninas. Mas a semente de Araucária - o pinhão é uma semente que não se encerra num fruto - pode ser consumida não somente de forma isolada. Podendo ser utilizada em sopas, farofas, bolos e sobremesas, como acompanhamento ou ingrediente principal. 

Segundo a nutricionista e instrutora do Senac PR, Hellen Sulemam, o pinhão pode ser utilizado em diversos preparos na cozinha. "O pinhão é muito versátil, ele vai além da chapa do fogão. Pode ser o ingrediente principal de uma sopa, acompanha o entrevero, se moer pode virar crumble, uma espécie de farofinha doce para colocar por cima de cucas e sobremesas, ou na versão salgada pode empanar peixe ou frango". 


Sorvete com farofa doce de pinhão - Foto: Bruno Tadashi/Senac PR


O mesmo já era dito pela autora do livro "Pinhão indígena. A culinária do Paraná", Helena Menezes. "Forte e vigoroso, o pinhão acompanha a séculos as cozinheiras que dele sabem tirar proveito, colocando-o em gratinados, sopas, espetinhos, bolinhos, tortas, farofas, paçocas, bolos, pudins, em molhos, em recheios de aves, em cozidos de carnes, como aperitivo enrolados em bacon ou em tábuas de frios, cozidos nas festas juninas, assados na chapa do fogão ou simplesmente comidos com doce de leite". 

Para mostrar a versatilidade da semente da araucária, o instrutor e chef do Senac Curitiba, Adriano Barrozo di Renzo, ensina uma receita de sopa à base de pinhão. Acompanhada de bacon, linguiça calabresa e músculo, é um excelente prato para aqueles dias de frio. "Se utilizar somente o pinhão pode ficar sem gosto, pois o sabor dele é característico, porém suave. Mas ao combinar com ingredientes mais fortes, como o bacon, o sabor dele acaba sendo ressaltado", explica o chef. 

Ao ser cozido e triturado o pinhão acaba ficando com uma textura muito semelhante ao da quirera. "Para sentir bem o pinhão o ideal é deixar alguns em pedaços maiores, senão ele acaba sumindo no meio do preparo. Outro modo de utilizar o pinhão seria fazer o mesmo processo de cozinhar e depois triturar e misturar com leite condensado e leite, assim teríamos uma "canjica" de pinhão, por exemplo", ensina o chef. 


Semente da Araucária


Farofa de pinhão - Foto: Bruno Tadashi/Senac PR


O pinhão, diferente do que se pensa, não é um fruto, mas sim a semente da Araucária, árvore que se destaca pela importância cultural, econômica e ambiental na região Sul e em algumas partes do Sudeste do Brasil. Ele se forma dentro de uma pinha, que com o tempo se abre e libera as sementes, que ao se espalhar inicia o processo de crescimento de um novo pinheiro.  

Para garantir o consumo sustentável e a reprodução das Araucárias, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) estabelece, através da portaria nº 046/2015, normas para a colheita e comercialização da semente a partir do dia 1º de abril. A portaria ainda proíbe, independente da data, a venda de pinhas verdes, quando o pinhão ainda está esbranquiçado e possui alto teor de umidade, podendo inclusive ser prejudicial à saúde por conter fungos.     


Receita de Sopa de pinhão                   

Preparo: 01h40 minutos | Rendimento: 6 porções                                 


Sopa de pinhão - Foto: Bruno Tadashi/Senac PR


Ingredientes: 

  • 400 g de pinhão cozinho e descascado
  • 1 cebola média em cubos pequenos 
  • 100 g de bacon em cubos pequenos 
  • 100 g de linguiça calabresa defumada em cubos pequenos 
  • 200 g de musculo em cubos pequenos (ou outra carne de sua preferência, varia apenas o tempo de cozimento) 
  • 2 litros de caldo de legumes 
  • 20 ml de azeite de oliva  
  • Pimenta tabasco (a gosto)
  • Cebolinha (a gosto)

 

Modo de preparo: 

  1. Separe o pinhão previamente cozido e descascado em duas vasilhas em quantidades iguais 
  2. Leve uma das partes do pinhão (200 g) ao liquidificador e bata com uma parte do caldo de legumes e reserve. 
  3. Em uma panela aqueça o azeite, refogue a cebola, a carne, o bacon e a linguiça calabresa. 
  4. Após tudo refogado, acrescente o pinhão que foi batido no liquidificador. 
  5. Acrescente a segunda parte do pinhão cortado em fatias na panela com os outros ingredientes. 
  6. Caso seja necessário acrescente mais caldo de legumes.  
  7. Deixe cozinhar por aproximadamente 30-40 minutos em fogo médio, mexendo de vez em quando, para não grudar no fundo da panela. 
  8. Após o termino do tempo, retire do fogo e acrescente a pimenta tabasco. 
  9. Corrija o sal, salpique a cebolinha cortada e sirva em seguida. 


Autor: Fernanda Ziegmann

Fonte: Núcleo de Comunicação e Marketing - NCM