30/06/2023
A tradicional coxinha de farofa da Lapa é servida nos cafés-escola do Senac, em Curitiba, e é sucesso de venda entre os clientes
Inserida nos cardápios dos Cafés-escola do Senac em Curitiba, coxinha da Lapa é a mais pedida pelos clientes - Foto: Bruno Tadashi/Senac PR
De acordo com o conhecimento popular, a coxinha da Lapa ou coxinha de farofa, como também é conhecida, surgiu em meados da década de 40, numa festa dedicada a São Benedito. Como sobravam massa de pastel e recheio de frango à base de farinha de milho, Maria da Gloria Kuss decidiu juntar tudo num salgado em formato de coxinha. Durante algum tempo só era possível comer a tradicional coxinha de farofa durante os festejos religiosos, mas Rosa Mazur Kugeratski, arrendatária da tradicional panificadora Zeni, da Lapa, passou a produzir regularmente as coxinhas e até os dias de hoje o estabelecimento serve o quitute.
Em 2020, com a inauguração do Café-escola Senac Belvedere, os instrutores de gastronomia do Senac PR, Henrique Oliveira Dias e Débora Borba de Souza, adaptaram a receita para deixar com o sabor e a cara do Senac. "Ao inaugurar o segundo café-escola do Senac em Curitiba, recebemos a missão de trazer os sabores paranaenses para o cardápio dos cafés e a Coxinha da Lapa não poderia ficar de fora, e desde a sua implementação ela é sucesso de vendas", explicou o assistente de gerente do Senac, Erick Eiti Gushi.
Durante a semana são vendidas cerca de 600 Coxinhas da Lapa nos três cafés-escola do Senac na capital. Somente a unidade do Jardim Botânico vende aproximadamente 300 unidades. "Temos muitos clientes que vão aos cafés especialmente para comerem a nossa Coxinha da Lapa", contou Gushi.
Mas o cardápio vai muito além. Ingredientes como o café, milho, erva mate e pratos como o barreado também são sucesso entre os clientes. "Temos no nosso cardápio, diversas opções entre doces, salgados e bebidas. Entre os doces mais vendidos se destacam o cheesecake de frutas vermelhas, o brownie e a palha paranaense. Entre os salgados, além da coxinha, temos também o escondidinho de barreado, quiches e muffins. E para acompanhar tudo isso oferecemos diversas opções de bebidas preparadas à base de café, desde o coado até preparos com outras bebidas e sorvete", destacou o assistente de gerente do Senac.
Prêmio Bom Gourmet
Juntos, os Cafés-escola do Paço, Jardim Botânico e Belvedere, atendem mais de dois mil clientes somente aos finais de semana. Não é à toa que foram indicados ao Prêmio Bom Gourmet, e estão entre os finalistas da etapa Sabor Popular na categoria Cafeteria.
Além de servirem pratos com sabores paranaenses e os mais variados tipos de cafés, os três estabelecimentos estão localizados em pontos turísticos de Curitiba. O Belvedere está ao lado das Ruínas de São Francisco e da tradicional Feira do Largo. Já o Café do Paço está dentro do prédio histórico do Paço da Liberdade, local onde já funcionou a prefeitura de Curitiba, de 1916 a 1966. E no Café-escola do Jardim Botânico, instalado ao lado da estufa mais conhecida e bela do estado, é possível saborear um delicioso café acompanhado de uma Coxinha da Lapa observando as flores do Jardim.
Receita Coxinha da Lapa
Ingredientes Recheio:
100 gramas de cebola
10 gramas de alho descascado
100 gramas de salsão
100 gramas de cenoura
100 ml de azeite de oliva
1 kg de peito de frango
150 gramas de extrato de tomate
300 gramas de farinha de milho flocada
15 gramas de salsinha (picada)
15 gramas de cebolete (picada)
25 gramas de sal refinado
3 gramas de pimenta preta moída
Acabamento:
100 gramas de clara de ovo
1 kg de massa de pastel industrializada
2 litros de óleo de soja
Modo de Preparo:
1. Em uma panela com azeite, sele o peito de frango até que doure e faça um fundo na panela. Reserve o frango.
2. Na mesma panela, refogue metade da cebola com a cenoura e o salsão.
3. Coloque novamente o frango junto aos legumes refogados e aos poucos vá adicionando água quente, para que a cocção não se perca.
4. Cozinhe até que o frango esteja macio. Reserve o caldo, desfie o frango e bata os legumes no liquidificador.
5. Em outra panela, refogue a outra metade da cebola junto com o alho. Adicione os legumes batidos e o extrato de tomate.
6. Adicione o frango desfiado. Tempere com sal e pimenta.
7. Adicione cerca de 300ml do caldo do frango e deixe cozinhar para que concentre mais sabor.
8. Vá adicionando farinha de milho flocada aos poucos, até que a mistura engrosse e se torne uma massa. Deixe cozinhar por mais 5 minutos, agora sem parar de mexer.
9. Faça porções de 70g e modele em forma de coxinha.
10. Cubra as coxinhas com a massa de pastel. Para isso, corte bases com um aro redondo e fixe-as com clara de ovo embaixo das coxinhas. Vá colando fitas de massa de pastel ao redor da coxinha até que chegue ao topo.
11. Frite as coxinhas sob imersão até que fiquem douradas.
Rendimento: 33 coxinhas de 30g / Tempo de preparo: 3 horas
Autor: Fernanda Ziegmann
Fonte: Núcleo de Comunicação e Marketing - NCM