Sala de imprensa

Notícia

20/06/2023

Curso técnico e curso tecnológico: qual a diferença?

Distinções estão na profundidade do conhecimento adquirido, duração, nível de escolaridade exigido e nas oportunidades de carreira que cada um oferece. Saiba mais


Curso Técnico em Óptica da Faculdade Senac Curitiba Portão - Foto: Bruno Tadashi/Senac PR


Um curso técnico e uma graduação tecnológica são dois tipos de programas educacionais que oferecem formação em áreas específicas, mas existem diferenças importantes entre eles. Ambos os caminhos têm como objetivo fornecer conhecimentos técnicos e práticos para os alunos, preparando-os para ingressar no mercado de trabalho em suas respectivas áreas de estudo. 

A seguir, vamos explorar as principais distinções entre um curso técnico e um curso superior de tecnologia.

O curso técnico é uma opção de formação de nível médio técnico que visa preparar o trabalhador para o mercado de trabalho em um curto período de tempo, geralmente com duração de dois anos. Esses cursos são focados em habilidades práticas e no desenvolvimento de competências específicas para um campo de atuação. Os cursos técnicos geralmente são oferecidos por instituições de ensino técnico e escolas profissionalizantes, como o Senac PR. 

Os cursos técnicos ofertados pelo Senac PR apresentam as seguintes modalidades:

I - Integrada ao Ensino Médio: com matrícula única na mesma instituição, de modo a conduzir o estudante à habilitação profissional técnica ao mesmo tempo em que conclui a última etapa da Educação Básica. Essa modalidade é ofertada em conjunto com o Sesc PR, no Ensino Médio Integrado ao Técnico Sesc Senac;

II - Concomitante: ofertada a quem ingressa no Ensino Médio ou já o esteja cursando, efetuando-se matrículas distintas para cada curso, seja na mesma instituição de ensino ou em instituições distintas;

III - Subsequente: desenvolvida em cursos destinados exclusivamente a quem já tenha concluído o Ensino Médio. 

No portfólio ofertado pelo Senac PR, somente o curso Técnico em Radiologia exige o Ensino Médio completo por exigência do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia. As demais ofertas de cursos técnicos da instituição podem ocorrer de forma concomitante, conforme a escolaridade e idade mínima exigida em cada curso. 


Duração de um curso técnico

Os cursos técnicos são regidos pela Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e por legislações especificas da ocupação. A carga horária mínima de cada curso é definida conforme o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos CNTC/MEC, mas geralmente é a partir de 800 horas. 


Graduação tecnológica


O Senac PR conta com cinco Faculdades Tecnológicas no Paraná, sendo duas em Curitiba, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel. Na foto, fachada da Faculdade Senac Curitiba Portão, que oferece o curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - Foto: Bruno Tadashi/Senac PR


Voltados para a formação especializada e, consequentemente, para o mercado de trabalho, os cursos superiores de tecnologia representam uma boa porcentagem de oferta de graduação no país e vem sendo cada vez mais procurados. 

O curso tecnólogo é um curso de nível superior, que confere um diploma de graduação, assim como os de licenciatura ou bacharelado. Seu diploma tem validade nacional e fornece uma certificação que permite ao indivíduo complementar sua formação com uma pós-graduação, seja uma especialização, mestrado ou doutorado.  

De acordo com as diretrizes do Ministério da Educação (MEC), a carga horária mínima para os cursos tecnólogos é de 1.600 horas, distribuídas entre um ano e meio e três anos. No entanto, a carga horária pode variar de acordo com a área de conhecimento e as especificidades de cada curso.


Nível de estudos

A principal diferença entre o curso técnico e o curso de tecnólogo é o nível de escolaridade. O curso técnico é uma formação de nível médio. Já o curso de tecnólogo é uma graduação de nível superior. 

Outra distinção significativa está no nível de aprofundamento dos estudos. Enquanto um curso técnico se concentra principalmente em habilidades práticas e específicas, uma graduação tecnológica oferece uma abordagem mais abrangente. Os alunos de uma graduação tecnológica estudam disciplinas técnicas relacionadas à sua área, mas também têm a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em outras áreas, como administração, gestão de projetos e empreendedorismo.


Estágio

Conforme a legislação, o estágio pode integrar ou não a estrutura curricular dos cursos técnicos. Será obrigatório quando a legislação que regulamenta a atividade profissional assim o determinar.  

Os cursos com estágio supervisionado obrigatório ofertados pelo Senac PR são: Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia (somente na oferta presencial) e o Técnico em Transações Imobiliárias (com oferta presencial e à distância).

A realização de atividades de estágio não obrigatório está prevista em todos os títulos de cursos técnicos ofertados pelo Senac PR, sendo assim, nos demais cursos o estágio não é obrigatório, sendo facultada aos estudantes a realização de acordo com a demanda do mercado de trabalho. O estudante poderá iniciar estágio curricular não obrigatório desde que esteja devidamente matriculado e frequentando o curso.  

Se for desenvolvido como atividade opcional, a carga horária do estágio poderá ser apostilada ao histórico escolar do aluno. E essas horas não são contabilizadas em carga horária de estágio obrigatório.

Na graduação tecnológica, não há estágio obrigatório. Entretanto, ao longo do curso o aluno precisa realizar 100 horas de atividade complementares, que podem ser palestras, seminários, até mesmo um estágio não obrigatório.  


Mercado de trabalho

Quanto ao mercado de trabalho, as duas opções oferecem oportunidades de emprego. No entanto, devido ao maior aprofundamento teórico e ao nível de qualificação mais elevado, os graduados em uma graduação tecnológica geralmente têm mais chances de alcançar posições de maior responsabilidade e salários iniciais mais altos. Além disso, a graduação tecnológica também permite o ingresso em uma carreira acadêmica posterior.


As diferenças entre um curso técnico e uma graduação tecnológica residem na profundidade do conhecimento adquirido, na duração do curso, no nível de escolaridade exigido e nas oportunidades de carreira que cada um oferece. São duas excelentes opções para adquirir os conhecimentos técnicos e habilidades necessárias para iniciar uma profissão. Qual é a sua escolha? 

Saiba mais sobre os Cursos Técnicos e Graduações Tecnológicas ofertados pelo Senac PR em www.pr.senac.br. 


Autor: Karla Santin

Fonte: Núcleo de Comunicação e Marketing - NCM