Sala de imprensa

Notícia

23/05/2024

Bolo de milho irresistível para Festa Junina

Instrutor do Senac ensina receita de bolo de milho coberto com cocada, ótima opção para servir durante as Festas Juninas


O mês de junho é conhecido em todo o país pelas Festas Juninas que movimentam as cidades. Bandeirinhas, pescaria, dança caipira, e os quitutes são os principais atrativos das festanças.

Tradicionalmente as festas iniciam em 12 de junho, véspera do Dia de Santo Antônio e se estenderiam até 29 de junho, em que se celebra o Dia de São João. Mas as festas caíram no gosto e tomaram o mês de julho também. 

Os meses mais frios do ano são aquecidos pelas fogueiras e muito quentão. Mas uma das estrelas das Festas Juninas e Julinas é o milho. Ele estão presente na pipoca, na canjica, na pamonha e em bolos servidos nas barraquinhas. O instrutor de confeitaria do Senac PR, Rafael Perin, ensina a preparar um delicioso bolo cremoso de milho coberto com cocada e ainda fala sobre o uso do grão nos preparos juninos.

"Quando chega essa época do ano, damos abertura a temporada de Festas Juninas e Julinas, e o milho se torna um dos grandes protagonistas nas mesas das comemorações ele está presente de diversas formas, seja através da pipoca, do curau, da pamonha e nos bolos de milho e de fubá. Isso não é à toa, primeiro pela questão cultural, segundo pela sazonalidade terceiro pela questão econômica", explica o instrutor.


Milho

O milho é o segundo maior produto da agropecuária brasileira, só perde para a soja. Ele tem esse poder econômico não só porque ele é utilizado na nossa alimentação, mas também para alimentar os animais, sejam aves, peixes, suínos ou bovinos. "Por mais que a gente não consuma o milho diretamente, ele é consumido ser fonte de proteína animal. Mais do que um alimento, o milho se tornou também o protagonista da nossa sociedade e do nosso folclore", ressalta Perin. 

De acordo com a Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), o Brasil é o terceiro maior produtor do mundo de milho do mundo, só perde para os Estados Unidos e para a China. Para a safra de 2022/2023 é esperada a produção de 125,5 milhões de toneladas do grão. "O milho é muito utilizado nos preparos juninos por causa da sua sazonalidade, pois é nessa época do ano que acontece a safra do milho em todo o país. São infinitas possibilidades de receitas derivadas do milho, um ingrediente tão simples e versátil", destaca o instrutor de gastronomia do Senac PR. 


Receita de Bolo de Milho



Ingredientes para a massa:

1 lata de leite condensado

4 ovos

1 lata de milho (não precisa escorrer)

80 gr de coco ralado seco

15 gr de manteiga

10 gr de fermento em pó

250 ml de leite

180 gr de farinha de trigo


Modo de preparo:

1 - Esta massa de bolo é toda feita em liquidificador, como regra, neste tipo de massa, começamos misturando primeiro os ingredientes líquidos e adicionamos os secos gradualmente;

2 - No liquidificador, comece adicionando os ovos, leite, leite condensado e a manteiga. Processe até ficar homogêneo;

3 - Adicione o milho e processe novamente até ficar bem homogêneo;

4 - Após isso, adicione a farinha e o fermento;

5 - Por último, acrescente o coco ralado seco e misture rapidamente. Nesta etapa, a intenção não de triturar muito o coco para que ele não se dissolva por completo. Ainda precisamos sentir os grânulos da fruta na massa;

6 - Distribua a massa em uma forma untada e leve para assar à 180°C por aprox. 40 min.


Ingredientes para a cobertura:

1 lata de leite condensado

200 ml de leite de coco

15 gr de manteiga

50 de coco ralado seco


Modo de preparo:

1 - Em uma panela, adicione o leite condensado, leite de coco e a manteiga;

2 - Leve em cocção em fogo médio e mexa com o auxílio de uma espátula de silicone;

3 - Assim que homogeneizar bem os ingredientes, adicione o coco e apure mais a calda até chegar no ponto de brigadeiro para cobertura. Esse processo leva em torno de 5 minutos em fogo médio;

4 - Retire a calda da panela e reserve para espalhar sobre o bolo, quando estiver frio.



Quer aprender a fazer esse e outros bolos deliciosos? Faça um dos Cursos de Confeitaria do Senac PR. Confira as turmas disponíveis no site www.pr.senac.br.


Autor: Fernanda Ziegmann

Fonte: Núcleo de Comunicação e Marketing - NCM