Sala de imprensa

Notícia

21/12/2022

Instrutor do Senac ensina receita de salada de lentilha para o Ano Novo


Comer lentilha na virada de ano já é tradição, ela simboliza prosperidade. Tradicionalmente servida com defumados, alguns legumes em um caldo espesso, resultado da cocção, a lentilha já era citada em passagens da Bíblia, demonstrando o tempo que está presente na dieta da humanidade. 

A lentilha é um grão de cocção rápida e rica em proteína, vitaminas B e B6, além de minerais como zinco e ferro. "Existem vários tipos de lentilhas e cada uma com uma certa particularidade e forma de preparo diferenciadas, indo de saladas, guisados e sopas, até mais recentemente em dietas veganas", explica o instrutor de gastronomia do Senac PR, Ken Francis, que ensina a preparar uma salada com o grão.

Confira a receita:

Salada de lentilhas

Ingredientes

1 xícara de lentilhas cruas

150 g de pimentão vermelho

½ xícara de tomate-cereja

½ xícara de cebola roxa

¼ de xícara de salsinha fresca picada

2 colheres de sopa de azeite de oliva

2 colheres de sopa de suco de limão

1 colher de chá de sal

Pimenta-do-reino a gosto


Preparo

1.                   Em uma panela, com bastante água, coloque as lentilhas cruas. Leve-a ao fogo alto e cozinhe os grãos por cerca de 20 minutos após a fervura. Escorra e reserve.

2.                   Em um recipiente, com água e cubos de gelo, coloque a cebola roxa cortada em cubos pequenos. Reserve por cerca de 10 minutos. Escorra a água.

3.                    Em uma frigideira, coloque, o pimentão vermelho cortado em cubos pequenos e sem sementes e o azeite de oliva. Leve ao fogo médio e refogue por cerca de 3 minutos.

4.                   Adicione as lentilhas, mexa bem, refogue por mais 1 minuto e desligue o fogo

5.                   Adicione a cebola, os tomates-cereja cortados ao meio, a salsinha fresca picada, o suco de limão, o sal e a pimenta-do-reino. Mexa bem.

6.                   Leve à geladeira para esfriar completamente e, depois, é só servir.

 




Autor: Fernanda Ziegmann

Fonte: NCM