Sala de imprensa

Notícia

05/12/2022

Sabores canadenses

O chef canadense Jean-Philippe Monette 

Durante três dias docentes e alunos da Faculdade Senac Curitiba Centro puderam aprender e trocar experiência com os chefs Jean-Philippe Monette, professor de gastronomia no Instituto de Turismo e Hotelaria de Québec (ITHQ), do Canadá, e Luiz Gustavo Carmagnani, também do ITHQ.  

Na sexta-feira (02/12), os alunos da graduação de Tecnologia em Gastronomia participaram do workshop Cozinha Canadense, em que o chef Jean-Philippe preparou um vol-au-vent, tradicional prato de origem francesa, feita com massa folhada, com molho velouté, outro clássico da gastronomia francesa. A província do Québec foi marcada por uma colonização majoritariamente francesa, de modo sua formação cultural e a gastronomia possuem forte ligação com a França. 


De acordo com o gerente da Faculdade Senac Curitiba Centro, Marco Antonio de Oliveira Biss, a parceria com o ITHQ visa trazer o intercâmbio cultural e gastronômico, enriquecendo a formação dos alunos do Senac. "O Senac está sempre buscando novidades para seus alunos. Recentemente recebemos um chef italiano e agora contamos com a visita do chef canadense, trazendo novas experiências gastronômicas para os estudantes", afirmou Biss. 

Além da demonstração de técnicas de gastronomia, os chefs trouxeram condimentos e ingredientes canadenses para apresentar aos alunos do Senac, tais como o cogumelo morilles (que cresce nas florestas do Canadá após incêndios florestais), o épinette (brotos de abeto branco) e méléze (folhas de tamarack, árvore extremamente resistente ao frio que cresce no extremo norte de Quebec). 

"Eu tentei trazer algo muito simples e trouxe produtos bem típicos de Quebec. O foco foi preparar algo bem clássico, com os sabores da floresta e do mar, porque esses sabores foram se perdendo com a industrialização e eu quis ao prato apresentado aqui no Brasil", reiterou o chef Jean-Philippe.

O Institut de Tourisme et d´Hotellerie du Quebec (ITHQ) é uma instituição do governo canadense especializada em formação profissional relacionada ao turismo, gestão hoteleira e gestão de restaurantes. O ITHQ é a única escola em Quebec que oferece educação de nível secundário, universitário, universitário e continuado e funciona nos moldes de um hotel-escola. Por ser um instituto público, as aulas são gratuitas para os alunos nascidos na província. Diante da grande similaridade entre o ITHQ e o Senac, foi firmada uma parceria para intercâmbio entre as duas instituições.  



Autor: Karla Santin

Fonte: Núcleo de Comunicação e Marketing - NCM