20/09/2021
Profissionais de gastronomia ou pessoas graduadas em qualquer área de conhecimento que atuam ou têm interesse neste incrível universo de sabores e aromas têm uma nova opção de especialização. No dia 10 de setembro teve início a primeira turma da especialização presencial em Cozinha Nacional e Internacional, ofertada pela Faculdade Senac Curitiba Centro.
O objetivo do curso é proporcionar qualificação aos profissionais de gastronomia, aperfeiçoando práticas e habilidades e trazendo novos saberes aos profissionais do setor. De acordo com a docente da Faculdade Senac e coordenadora da especialização, Letícia Kataniwa, a pandemia mudou a área de alimentação e desafia quem atua no setor. "Além do aprimoramento de técnicas gastronômicas, a pós-graduação do Senac busca promover a reflexão e o pensamento crítico sobre a atuação dos profissionais de gastronomia e estimular o empreendedorismo e a inovação, especialmente em um momento tão desafiador", explica.
Os módulos abordam conhecimentos de gastronomia nacional e internacional, clássica e contemporânea, gestão de empreendimentos gastronômicos, legislação, cozinha brasileira, bebidas e coquetelaria, alimentação vegetariana e vegana e enologia.
Atuando há mais de sete anos na área da gastronomia, atendendo a pequenos eventos e encomendas, Priscila Silva quer seguir o caminho da docência, influenciada pelos instrutores do Senac que teve durante o curso de Cozinheiro que fez há cerca de quatro anos na instituição. "Na verdade a minha história na gastronomia começou no Senac. Eu estava trabalhando de forma independente e fiz um curso de chef gourmet, lá por 2016, 2017, para aperfeiçoar o cardápio, e eu tive uma experiência muito boa no Senac. Os professores na época do curso foram absurdamente inspiradores, eles foram muito bons, abriram minha mente", relata.
Como na época o Senac ainda não ofertava curso superior em gastronomia, Priscila fez a graduação em outra instituição, mas sempre ficou atenta à programação do Senac. "Eu sempre pensei que o dia em que o Senac abrisse uma pós, eu queira ser a primeira aluna a me matricular e estava bem ansiosa para essa pós do Senac. Essa especialização é um aperfeiçoamento acadêmico para mim, porque eu quero partir para a docência. Como eu tive a experiência no Senac, com muitos professores inspiradores, pois acho que o inspirar faz parte do ensinar, melhor referência eu não poderia ter, vou reencontrar os meus professores, em sala de aula ou nos corredores do Senac", reitera.
No lugar das panelas, o tecnólogo em gastronomia Ismar Drower se dedica aos números e processos que envolvem a produção de alimentos e bebidas. Consultor de gestão para restaurantes e profissionais de gastronomia, ele busca complementar seus conhecimentos com a especialização do Senac, que além de uma grande carga horária prática na cozinha, inclui módulos sobre gestão de empreendimentos gastronômicos e legislação e regras aplicadas à alimentos e sistemas de controle de qualidade. "O curso tecnólogo em gastronomia me deu boas bases, boas referências de cozinha em geral, tanto a parte operacional como a parte prática, mas é um curso de dois anos, é um curso que passou muito rápido. Eu senti a necessidade de buscar uma complementação, complementar e aperfeiçoar naquilo que eu vi, ver aquelas mesmas disciplinas, porém de uma forma mais aprofundada", afirma.
"A pós-graduação em gastronomia do Senac é um grande sonho que está se concretizando com essa primeira turma. É a primeira turma de pós em gastronomia da Faculdade Senac no Paraná inteiro e ela traz um complemento para toda a formação dos cursos de cozinheiro e os cursos pontuais como também para a graduação que iniciou há um ano e meio atrás", completa Letícia Kataniwa.
Sobre a Especialização em Cozinha Nacional e Internacional
Com foco no ensino prático dos conteúdos abordados, a especialização possui formato presencial, com aulas quinzenais às sextas-feiras (noturno) e sábados (manhã e tarde). O curso tem carga horária de 360 horas e duração aproximada de 18 meses.
A pós-graduação da Faculdade Senac é direcionada a profissionais da gastronomia, nutricionistas, gestores de restaurantes, padarias e confeitarias, hotelaria, áreas relacionadas e demais profissionais com ensino superior de qualquer área de conhecimento que atuam ou têm interesse na área da gastronomia.
Autor: Karla Santin
Fonte: Núcleo de Comunicação e Marketig - NCM