Sala de imprensa

Notícia

09/07/2021

Faculdade Senac PR apresenta aula-show no Mercado Municipal de Curitiba sobre aipim

O aluno Leandro Gonçalves e a professora da Faculdade de Gastronomia Senac Curitiba Centro, Letícia Kataniwa, durante a aula-show de preparo de gnocchi de aipim com ragu

A Região Metropolitana de Curitiba é a segunda maior produtora de mandioca de mesa do Brasil. Também chamada de aipim, essa raiz é muito apreciada pelos brasileiros, geralmente consumida cozida ou frita, ou por seus derivados, como a tapioca.  

Nesta quarta-feira (7/7) alunos da Faculdade de Gastronomia do Senac Curitiba Centro participaram da 2ª Rodada de Oportunidades Produtos da Safra, promovida pela Prefeitura de Curitiba, Associação dos Comerciantes Estabelecidos no Mercado Municipal de Curitiba (Ascesme) e cooperativas de produtos de aipim. A iniciativa faz parte das ações do Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da Região Metropolitana de Curitiba (Pró-Metrópole), e contou com o apoio do Programa de Desenvolvimento Agroalimentar da Região Metropolitana de Curitiba (Prodam) do Governo do Estado.  

Enquanto os agricultores familiares da Grande Curitiba apresentavam o alimento descascado, embalado e congelado para permissionários e quem fazia compras no Mercado Municipal de Curitiba, o Senac PR mostrou formas diferenciadas de preparo do produto. Em duas aulas-show, transmitidas no Instagram do Mercado Municipal de Curitiba, os alunos do curso Tecnólogo em Gastronomia do Senac, coordenados pela professora Letícia Kataniwa, apresentaram receitas à base de aipim: gnocchi de aipim com ragu e pudim de aipim.  

Fomento 

Segundo o diretor de Estratégias de Segurança Alimentar da Prefeitura de Curitiba, Felipe Thiago de Jesus, a ação buscou aproximar os produtores cooperados da Região Metropolitana e permissionários do Mercado Municipal, uma vez que o produto será lançado ainda este mês para o mercado consumidor. "Esse trabalho do Pró-Metrópole é estimular a agricultura familiar e fortalecer as cadeias curtas de produção e consumo, que além do desenvolvimento socioeconômico da região, também traz ganhos ambientais. São desenvolvidos padrões de excelência para os produtos, baseados nos pilares produção, mercado e consumo. O Senac se tornou um grande parceiro para o estímulo ao consumo e valorização da produção local ao ensinar novas receitas para a população", destacou.  

Participaram da rodada, representantes da Cooperativa de Processamento Alimentar e Agricultura Familiar Solidária do Vale do Ribeira Paranaense (Copavale), de Cerro Azul; e da Cooperativa dos Produtores Familiares do Vale (Provale), de Rio Branco do Sul. 

Paraná em evidência 

A professora da Faculdade Senac Curitiba Centro relata que as receitas apresentadas na ação foram elaboradas pelos alunos do primeiro semestre do curso de Tecnólogo em Gastronomia durante a Disciplina Projeto integrador I. A prática pedagógica, chamada "Paraná em Evidência", propôs o desafio de montar um cardápio completo utilizando produtos regionais. Participaram alunos das turmas da tarde e noite, que foram divididos em bancadas. Os estudantes elaboraram pratos da entrada à sobremesa, com produtos regionais: ponkan, mandioca, pinhão e erva-mate. Atividade interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Cozinha fria e História da gastronomia e Cultura. 

Nas aulas-show do Mercado Municipal de Curitiba, o aluno Leandro Gonçalves, representante de sua bancada, apresentou o gnocchi de aipim com ragu "Tupi-mani". Já a sobremesa, o pudim de aipim com queijo parmesão "Uaipi dos Deuses", foi preparada pela líder de bancada Sandra Pinze. 

"Quando usamos produtos regionais em nossos pratos, valorizamos a agricultura familiar, promovemos os produtos com Indicação Geográfico e Denominação de Origem estado do Paraná e fortalecemos a gastronomia paranaense", reitera a professora Letícia Kataniwa. 

O Projeto Integrador com o uso de produtos paranaenses contou com a parceria do Sebrae ParanáCopavale, Provale e Vivenda do Mate. 

 

Confira as receitas:

GNOCCHI DE AIPIM COM RAGU

Ingredientes para o gnocchi:

  • 1 kg de aipim
  • 150 g de farinha de trigo
  • 1 gema de ovo
  • 15 g de sal

Ingredientes para o ragu:

  • 500 g de carne vermelha para cozimento 
  • 3 dentes de alho
  • 1 cebola grandes
  • 2 g de noz moscada
  • 150 ml de vinho tinto seco
  • 1 kg de tomate rasteiro bem maduro 

Finalização:

  • Óleo para fritar os gnocchi
  • 100 g de queijo parmesão ralado 
  • Folhas de manjericão fresco 

Modo de preparo: 

GNOCCHI

  1. Em uma panela de pressão, cozinhe o aipim com água por cerca de 15 minutos.
    Escorra o aipim e ainda quente, amasse com um garfo até obter a consistência de um purê e espere esfriar.
  2. Quando estiver frio, acrescente a gema de ovo, o queijo ralado e o sal, acrescente a farinha de trigo aos poucos até que a massa não grude nas mãos. 
  3. Faça rolinhos compridos e corte a massa em cubinhos, aproximados de 1cm.
  4. Coloque uma panela com bastante água para ferver. Acrescente uma colher de chá de sal e um fio de azeite.
  5. Cozinhe o gnocchi na água fervente. Quando a massa estiver flutuando na água, já está pronto para ser retirado.
  6. Com uma escumadeira, retire os gnocchi e passe-os em água fria para parar o cozimento.
    Coloque a massa pronta em um refratário, com um pouco de óleo para não grudar, e reserve.

RAGU

  1. Pique o alho e a cebola em cubos bem pequenos. 
  2.  Passe os tomates por água fervente, retire a pele, e corte em cubos pequenos. 
  3.  Pique a carne em pedaços pequenos para facilitar o cozimento. 
  4.  Em uma untada com óleo, sele a carne até dourar bem. 
  5.  Acrescente sal a gosto. Acrescente o alho e a cebola e deixe refogar. 
  6.  Acrescente os tomates.
  7. Tampe a panela e deixe cozinhar até que a carne esteja bem macia. Acrescente o vinho tinto e corrija o tempero. 

Finalização: 

  1. Você pode fritar os gnocchi em uma panela com bastante óleo. Deixe dourar levemente. 
  2.  Ou servir o gnocchi cozido somente com o molho. 
  3.  Coloque uma porção de gnocchi no prato, por cima o ragu bem quente, um pouco de queijo parmesão e termine a montagem com folhas frescas de manjericão.

 

PUDIM DE AIPIM

Ingredientes para a calda:

  • 400 g de açúcar refinado
  • 240 ml de água

Ingredientes para o pudim:

  • 400 g de aipim bem cozido e escorrido 
  • 4 ovos
  • 395 g de leite condensado
  • 240 ml de leite integral
  • 120 g de queijo parmesão ralado
  • 80 g de margarina ou manteiga sem sal

Modo de preparo:

CALDA

  1. Em uma panela coloque o açúcar e deixe caramelizar no ponto de marrom claro. 
  2. Acrescente a água, tome cuidado nesta hora, pois ferverá e poderá respingar, e deixe dissolver a água no caramelo.
  3. Com a calda ainda morna, coloque um pouco do caramelo no fundo e laterais das forminhas, se for porção individual, ou no fundo de uma assadeira media para pudim.

PUDIM

  1. Pré aqueça o forno a 160 graus.
  2. No liquidificador, acrescente todos os ingredientes e bata bem.
  3. Despeje sobre a forma já preparada com o caramelo e leve para o forno para assar, em banho maria por aproximadamente 25 minutos.
  4. O ponto correto será quando estiver bem firme o pudim.


 

Autor: Karla Santin

Fonte: Núcleo de Comunicação e Marketing - NCM