Sala de imprensa

Notícia

25/06/2021

Confira dicas de como aumentar as chances de sucesso em um processo de seleção on-line

 

 Mesmo antes da pandemia, muitas empresas, principalmente as multinacionais ou as que possuem várias filiais, já faziam o recrutamento e seleção de colaboradores de forma remota. Mas a necessidade de manter o distanciamento social no ambiente corporativo ampliou os processos de contratação exclusivamente virtuais. Tem muito profissional que sequer colocou os pés na empresa que o contratou. Participou de seleção e entrevistas on-line e está trabalhando em home office. 

"Em virtude da Covid-19, os processos de recrutamento e seleção de muitas empresas começaram a ser feitos totalmente de forma virtual. Desde o preenchimento dos currículos em plataformas digitais, quanto as avalições das competências comportamentais dos candidatos, até o envio de vídeos com apresentações, chegando ao momento das entrevistas e dinâmicas, tudo de forma virtual. É um caminho que provavelmente não terá volta e precisamos nos ajustar para essa nova realidade", avalia Isabel Cristina Silva, professora da Faculdade Senac Curitiba Portão, que oferta o curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. 

Como tudo, há vantagens e desvantagens nas contratações exclusivamente remotas, mas a especialista em RH pondera os benefícios se sobressaem. O candidato não gasta seu tempo para se deslocar até o local da seleção, por exemplo. E, caso a vaga seja remota, os profissionais têm muito mais oportunidades de concorrem, para posições em todo o território nacional, ou até no exterior. 

Alguns cuidados permanecem os mesmos de um processo de seleção tradicional. "O candidato precisa estar atento ao que a empresa quer, fazer o preenchimento do currículo de forma cuidadosa ou, se for em formato de word ou outro arquivo, digitar corretamente o texto e se preocupar com as palavras-chaves necessárias para o cargo", indica Isabel. 

Se por um lado é preciso garimpar as vagas de interesse na internet e preencher os formulários necessários em inúmeros sites, o que muitas vezes leva mais tempo do que simplesmente preencher um currículo, fazer cópias e ir entregando nas empresas. Por outro, as possibilidades são infinitas. Ou seja, quanto mais tempo dedicado, maiores probabilidades de ter retorno e ser chamado para uma entrevista. 

O primeiro passo, indica a professora da Faculdade Senac PR, é acessar os sites das empresas em que se deseja trabalhar ou que estejam com vagas abertas e preencher os formulários. Depois, quando for convidado para a entrevista, a empresa, na maior parte das vezes, encaminha o link para o candidato acessar. As plataformas mais utilizadas são o Zoom, o Microsoft Teams, Google Meet, o Messenger Room, e o próprio WhatsApp, que possibilita reuniões on-line. A tecnologia é a grande aliada do setor de Recursos Humanos para encontrar os melhores candidatos. 

Para auxiliar quem está em busca de um emprego a aumentar as chances de sucesso em um processo remoto de seleção, a professora separou dicas especiais:

 

Dica 1 - Defina seus objetivos profissionais e de vida

Em primeiro lugar, defina o que realmente quer, qual o seu objetivo de vida e qual tipo de trabalho está buscando. Não pode ser apenas para receber o salário ou a bolsa, se for o estágio. Tenha um projeto maior, nem que seja pagar as contas no momento, mas aquele emprego fará a diferença na sua vida e por isso é importante se conhecer, entender seu contexto.

 

Dica 2 - Se qualifique 

Avalie quais são os seus conhecimentos, o que precisa saber para concorrer à vaga. Se ainda não tem ainda essa competência, vá em busca através de cursos ou livros. Hoje a internet traz infinitas possibilidades de treinamento, sem gastar nada ou com um custo muito baixo.

O Senac PR também oferece cursos livres, em diversas áreas e níveis de escolaridade, para quem deseja aperfeiçoar conhecimentos e se atualizar para o mercado de trabalho. Este tipo de curso tem como característica principal a carga horária reduzida e a oferta de um conhecimento específico. Conheça mais em www.pr.senac.br

 

Dica 3 - Treine sua apresentação

Treine muito a sua apresentação, qual mensagem deseja passar para a empresa e como falar na frente de uma câmera. 

 

Dica 4 - Prepare o ambiente

Se preocupe com o ambiente onde fará a entrevista. Sua casa pode ser simples, mas não pode estar bagunçada. 

Muitas vezes os filtros dos aplicativos ficam marcando o espaço e a imagem da pessoa, então, posicione a câmera de seu computador ou celular para uma parede ou armário. 

Se morar com mais pessoas, inclusive irmãos ou filhos, informe que em determinado horário fará uma entrevista de emprego e precisa da cooperação deles. Peça para que façam silêncio ou que deem uma volta. Se for possível, utilize um fone de ouvido, pois os sons ficam centrados entre você e o entrevistador.

 

Dica 5 - Esteja apresentável 

Também é importante estar com uma boa aparência, cabelo e rosto apresentáveis, uma camisa combinando com o seu estilo e o estilo da empresa.

 

Dica 6 - Seja persistente 

E se uma entrevista não der certo, continue tentando. Em outro momento, sua oportunidade vai surgir e você vai conquistar o tão desejado emprego.  

 

Sobre as Faculdades Senac 

Desde 2018 o Senac PR credenciou faculdades, com o objetivo de levar a excelência em formação profissional também para a Educação Superior. Assim, o Senac PR completa a oferta de seu itinerário formativo, transitando desde a Aprendizagem até a Educação Superior. A instituição realiza a oferta de cursos de graduação tecnológica, com duração de dois a dois anos e meio, em três faculdades: Faculdade Senac Curitiba Centro, Faculdade Senac Curitiba Portão e Faculdade Senac Maringá. 

O Vestibular de Inverno 2021 está com inscrições abertas para os cursos de Tecnologia em Gastronomia (Faculdade de Senac Curitiba Centro e Faculdade de Senac Maringá), Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Faculdade de Senac Curitiba Portão e Faculdade de Senac Maringá) e Tecnologia em Recursos Humanos (Faculdade de Senac Curitiba Portão).

Saiba mais em: www.pr.senac.br/faculdade

 

Autor: Karla Santin

Fonte: Núcleo de Comunicação e Marketing - NCM