Sala de imprensa

Notícia

15/06/2021

Professora Faculdade de Gastronomia do Senac PR ensina receita de quiche funcional

O Senac PR traz mais uma dica que une saúde e gastronomia. Desta vez, a proposta é uma quiche funcional de batata-doce, que pode ser consumida como refeição principal ou lanche. Uma opção saborosa e nutritiva dessa tuberosa, normalmente consumida na forma cozida.

Originária das Américas Central e do Sul, a batata-doce é um dos alimentos mais antigos do Brasil, plantada pelos índios muito antes da chegada dos portugueses. Sua elevada riqueza nutricional, com carboidratos complexos - que promovem maior saciedade -, alto teor de fibras e vitaminas A e C, faz dela um excelente ingrediente para quem deseja ter uma alimentação saudável.

Aliando alimentação e saúde, a instrutora da área da saúde do Senac, Eliete Reis, e a professora da graduação de Tecnologia em Gastronomia da Faculdade Senac Maringá, Leticia Petryszyn, mostram como preparar uma deliciosa quiche de batata-doce com recheio de legumes.

"Cozinhar não é somente uma função da gastronomia. Esse ato diário está diretamente relacionado à nossa saúde. Podemos ter uma alimentação com qualidade, agregada de muito sabor. Por isso nossa proposta é fazer uma quiche, para variar a forma de consumo da batata-doce. E, ao invés de usar o frango como proteína, vamos utilizar legumes e queijo, agregando os micronutrientes presentes nos vegetais", explica Leticia.

A base da receita é a batata-doce, que pode ser substituída por outros tubérculos, como inhame, mandioca ou cará. E os legumes podem ser aqueles que você tiver em casa: cenoura, cebola, abobrinha, alho poró, vagem, brócolis. O recheio de legumes pode ser substituído por outros recheios da sua preferência, como frango, carne moída ou peixe.

 

Vamos à receita:

  • 1 unidade de batata-doce
  • 1 colher de sopa de farinha de amaranto
  • 1 colher de sopa de farinha de aveia
  • 1 colher de chá de linhaça dourada
  • 1 colher de chá de linhaça marrom
  • 1 colher de chá de gergelim
  • 100 gramas de queijo branco
  • 1 unidade ou 200 gramas de creme de leite fresco ou de caixinha
  • 1 ovo
  • Azeite para untar
  • Sal e pimenta
  • Condimentos à gosto

Preparo comentado

Letícia indica cozinhar a batata-doce com sal e pimenta (opcional) em água, espremer com espremedor de batatas ou amassar bem com um garfo e deixar esfriar completamente, para estruturar melhor a massa e usar menos farinha. "Você pode adicionar especiarias à batata-doce espremida, como cúrcuma e ervas", sugere.

Adicione as farinhas de amaranto e de aveia até dar o ponto na massa. "Se você não encontrar a farinha de amaranto, pode usar só a de aveia. Essas farinhas ajudam a baixar o índice glicêmico da batata-doce e agregam ainda mais fibras à preparação", comenta a chef e professora da graduação em gastronomia do Senac PR.

Agregue a linhaça dourada, a linhaça marrom e o gergelim. "Lembrando que quando adicionamos mais fibras à nossa alimentação, é preciso ter boa ingestão de água para facilitar o fluxo intestinal. Caso contrário, somente a ingestão de fibras pode provocar a constipação intestinal", alerta Eliete.

Agora é só ir misturando a massa. Aproveite o momento e chame a criançada para ajudar. "É uma ótima oportunidade para passar um tempo com as crianças, fortalece os vínculos afetivos, apresenta os legumes e auxilia na formação de hábitos alimentares saudáveis desde cedo", indica a instrutora da área da saúde.

Ajuste o sal e o tempero.

Unte as formas com azeite. Utilize, de preferência, formas com fundo removível.

Com um pouco de azeite nos dedos, preencha o fundo e as laterais da forma com a massa.

Coloque o recheio de legumes já refogados e temperados até pouco mais da metade da altura da forma.

Cubra com queijo branco cortado em cubinhos.

É hora de preparar o chamado creme liaison, uma mistura de ovo e creme de leite, clássica da culinária francesa, usada para espessar preparos e característica da quiche. Em uma tigela ou bowl, misture com um garfo o creme de leite, de preferência fresco, com o ovo, sal e pimenta (opcional), até virar um creme liso.

Despeje sobre o recheio da quiche.

Use um tomate cereja cortado ao meio e uma folha de tomilho ou salsinha para decorar.

Leve ao forno pré-aquecido em 160 graus por proximamente 20 minutos.

Retire da forma ainda quente, para ficar mais fácil.

Agora é só saborear!

 

Clique aqui para assistir ao vídeo.

 

 

 

 

Autor: Karla Santin

Fonte: Núcleo de Comunicação e Marketing - NCM