02/06/2021
Mais do que um setor, o Recursos Humanos (RH) é a porta de entrada de uma empresa. E também responsável pela retenção do maior bem que as organizações possuem, o capital humano. De acordo com a professora da Faculdade Senac Curitiba Portão, Isabel Cristina Silva, "o componente humano, a pessoa que se preocupa em fazer a melhor seleção, o acompanhamento de cada empregado, que está disponível para auxiliar tanto a organização, quanto as equipes e as pessoas individualmente, tem uma importância cada vez maior dentro das organizações. As pessoas não gostam de interagir com máquinas o tempo todo e é o profissional de RH o elo entre o empregado e a empresa", ressalva.
Neste dia 3 de junho, em que é comemorado o Dia do Profissional de RH, vamos conhecer um pouco mais sobre a atuação deste profissional e perspectivas da carreira.
A pandemia modificou a rotina do mundo e alterou radicalmente os processos de trabalho, trazendo novos desafios para a área de Recursos Humanos, principalmente com a adoção do trabalho remoto por grande parte das empresas. Para se adaptar ao novo momento, os procedimentos tradicionalmente utilizados para gestão de pessoas tiveram que ser aprimorados e também migraram para uma gestão online do RH. "Antes, as pessoas ficavam todas em um mesmo espaço e a mensuração era, teoricamente, mais fácil. Hoje nós temos profissionais espalhados por vários locais e manter essa equipe unida e motivada, se tornou um grande desafio para as corporações", observa Isabel.
A professora universitária menciona que além das funções típicas, o setor passou a prestar assistência aos colaboradores que contraíram a Covid-19 e intensificou a prática do acolhimento. "Foi preciso buscar ferramentas de suporte para as pessoas que não estão lidando bem com esse momento difícil, e ainda é necessário fazer a gestão do clima organizacional, que diante desse contexto, torna-se ainda mais desafiador para a área".
Habilidades do profissional de RH
Além de gostar da área e buscar constante atualização, as habilidades técnicas (hard skills) requeridas aos profissionais de RH são legislação e conhecimento digital em softwares da área (tais como SAP e Senior). Mas, Isabel alerta, o que as empresas mais procuram são profissionais com soft skills bem desenvolvidas, principalmente as relacionadas às habilidades sociais e emocionais, adaptabilidade e habilidades cognitivas de alto nível.
Campo de atuação do profissional de RH
O campo de atuação do setor é imenso, podendo o profissional atuar em todos eles de forma síncrona ou se especializar em um segmento do setor. As principais funções são: recrutamento e seleção, setor de benefícios, controle de folha de pagamento, treinamento e desenvolvimento e controle de plano de carreira.
"O que é necessário para um profissional de RH em qualquer dos campos de atuação que seguir é a atualização constante, pois o setor é um dos que mais tem dinamicidade dentro de uma empresa e, para se manter alinhado ao mercado e continuar buscando e retendo os melhores profissionais se torna necessário a atualização e o aprimoramento de seus processos", observa a professora da Faculdade Senac Curitiba Portão.
Aliás, um dos diferenciais do profissional formado no curso de Tecnologia em Recursos Humanos do Senac, com duração média de dois anos, é que ele pode atuar em todos os campos da área, sendo que desde o primeiro semestre o estudante desenvolve um projeto chamado Startup Model, em que coloca em prática tudo o que está aprendendo nas disciplinas.
Diferenciais da graduação Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos do Senac
A graduação de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Senac Curitiba Portão é bastante completa e abrange todas as áreas do setor, trazendo conteúdos alinhados às demandas do mercado de trabalho. O curso inclui atividades práticas, com base na matriz curricular e no Startup Model, que busca trazer o dia a dia do profissional para dentro da faculdade.
A Faculdade Curitiba Portão também oferece infraestrutura moderna para que o aluno tenha todas as condições de aprendizado, com laboratórios equipados com softwares da área e professores capacitados, bem como forte alinhamento com empresas e segmentos que podem melhorar a inserção dos estudantes em campos de estágio e dos egressos no mercado de trabalho.
Média salarial
A média salarial de um profissional de RH é bastante variável, e depende do porte da empresa e da função desempenhada. De acordo com Isabel, o salário inicial varia de dois a três salários mínimos e a partir disso a carreira só tende a decolar com a especialização em determinada área e a experiência.
Evolução da carreira
O profissional tecnólogo em Recursos Humanos, formado pela Faculdade Senac, tem uma ampla gama de possibilidades para o setor, podendo seguir carreira em órgãos públicos, empresas privadas, organizações não governamentais, empreendedorismo ou até mesmo seguir seus estudos em programas de mestrado e/ou doutorado.
A Faculdade Senac busca levar uma formação integral ao aluno, de modo que ele terá um leque de opções no caminho que quiser percorrer, tendo ainda na sua formação, os valores e princípios da marca Senac.
Autor: Karla Santin
Fonte: Núcleo de Comunicação e Marketing - NCM