Sala de imprensa

Notícia

11/05/2021

Detentas formadas em curso do Senac Foz do Iguaçu elaboram diário de uma camareira

 
No fim de 2019 o Senac Cataratas iniciou, em parceria com o Conselho da Comunidade, o curso de Camareira(o) em Meios de Hospedagem, para um grupo de 25 detentas do Centro de Reintegração Feminino, em Foz do Iguaçu.
 
Devido à pandemia, o curso teve as aulas suspensas em março de 2020. Mas, no dia 24 de março deste ano, foram retomadas de forma remota, sendo concluídas em 30 de abril. No decorrer do curso, as alunas tiveram aulas de organização dos processos do ambiente de trabalho, limpeza, higiene e arrumação das unidades habitacionais, com os instrutores Aparecida de Lourdes, Cristiana Matias, Juliana Simões, Michelly Antunes, Sheila Domingues e William Kelm. E esses profissionais de educação fizeram abriram novas perspectivas para as alunas, permitindo-as vislumbrar um novo futuro para quando retomarem a liberdade.  
 
Durante o Projeto Integrador do curso foi proposta a elaboração de um "Diário de Camareira", em que as alunas puderam descrever e refletir sobre os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, bem como registrar seus anseios de uma vida profissional ao término de sua reclusão.
 
Quando a equipe do Senac recebeu a avaliação do curso, teve imensa satisfação ao ler os relatos das alunas, que demonstraram muita gratidão pelo aprendizado e pelo acolhimento recebidos.
 
A seguir, trechos dos diários escritos pelas alunas:
 
"Quero agradecer por acreditar em nós, na nossa capacidade de ter um futuro próspero, precisamos disso."
 
"Gostei muito do curso pois os professores são muito atenciosos e me trataram muito bem, consegui aprender muitas coisas boas que vou aplicar no meu trabalho [...] muito obrigada por vocês acreditarem em nós."
 
"Gostei muito do curso pois os professores são muito atenciosos e me trataram muito bem, mesmo eu estando privada de minha liberdade. Consegui aprender muitas coisas boas que vou aplicar no meu trabalho do dia a dia. Que Deus abençoe um por um dos professores e direção pela dedicação conosco."
 
"Apesar da carência estrutural, foi um curso muito prazeroso, já que todas as alunas se mostraram, ao longo de todas as aulas, interessadas em aprender o conteúdo passado e em conquistar uma nova profissão. O respeito, a afabilidade, a paciência diante das limitações do espaço e do sistema de ensino, foram constantes. Levarei para a vida toda a experiência com esta turma", declara a instrutora Sheila Domingues.
 
O instrutor William Kelm relata que as alunas se dedicaram sobremaneira nas atividades práticas, demonstrando toda a vontade que tinham em aprender.
 
Proporcionar a formação a estas mulheres permitiu resgatar sua autoestima, sua reinserção na sociedade e trouxe a possibilidade de recolocação no mercado, afirmando o compromisso do Senac em educar para o trabalho com responsabilidade social.

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Senac Foz do Iguaçu