A CPA é o órgão para a condução do processo de autoavaliação institucional, acompanhamento das avaliações externas e para a prestação de informações quando solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, tendo como objetivo avaliar de forma contínua os processos internos e externos, propondo melhorias e o constante desenvolvimento institucional.
Regulamento da Comissão Própria de Avaliação (CPA)
O regulamento interno disciplina a organização, o funcionamento e as atribuições da CPA, observando-se a legislação e as normas vigentes regidas pelo Sistema Federal de Ensino. Clique aqui para conhecer o documento.
Lei nº 10.861/2004
Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), formado pela avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes,
além de estabelecer a constituição da CPA e suas atribuições, e das diretrizes que deve seguir.
Clique aqui
para conhecer a Lei. Portal do Instituto Nacional de
Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) / Sinaes
Acesso as informações relacionadas ao Sinaes – objetivos, componentes, instrumentos, resultados,
conceitos e autorização defuncionamento das Instituições. Clique aqui para acessar o Portal.
Portaria nº 2.051, de 9 de julho de 2004
Regulamenta os procedimentos de avaliação.
Clique aqui para conhecer a Portaria.
Periódicamente, a CPA aplica a Autoavaliação Institucional, que deve ser respondida pelos seguintes públicos:
• Alunos da graduação e pós-graduação
• Docentes
• Técnico-Administrativos
• Egressos
Fique atento ao calendário da sua Faculdade e participe das ações e pesquisas propostas pela CPA!
As dimensões a serem consideradas no processo de avaliação institucional foram estabelecidas pela Lei nº 10.861/04, art. 3º. Por isso, as Faculdades Senac Paraná, respeitando suas especificidades, procede à elaboração de seus processos próprios de auto avaliação institucional, de acordo com as dez dimensões abaixo:
1. Missão e PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional)
2. Política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação e a extensão
3. Responsabilidade social da IES
4. Comunicação com a sociedade
5. As políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e técnico-administrativo
6. Organização de gestão da IES
7. Infraestrutura física
8. Planejamento de avaliação
9. Políticas de atendimento aos estudantes
10. Sustentabilidade financeira
O planejamento de autoavaliação institucional é um processo estruturado e contínuo realizado pela Faculdade para avaliar sua própria eficácia e qualidade em diversos aspectos.