23/06/2023
Senac PR ofertará mais de 41 mil vagas em cursos gratuitos em 2023. Saiba como participar
Todo mundo sabe que a qualificação profissional é essencial para qualquer profissão. Mas nem todo mundo tem condição de arcar com as despesas de uma formação, seja por estar desempregado ou porque o orçamento está apertado.
Agindo como impulsionador da inclusão produtiva de jovens e adultos oriundos das camadas menos favorecidas da população brasileira, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) oferta, todos os anos, milhares de vagas em cursos gratuitos.
Mantido com os recursos provenientes da contribuição compulsória feita pelo empresariado do comércio de bens, serviços e turismo, o Programa Senac de Gratuidade (PSG), desde sua implementação em 2009, vem ampliando o acesso da população de baixa renda aos cursos de Formação Inicial e Continuada e Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Cerca de 67% da contribuição paga pelos empresários é revertida em cursos gratuitos para a população.
Em 2022, o Senac PR realizou 42.510 matrículas pelo PSG no Paraná. E para esse ano, a instituição projeta ofertar mais de 41 mil vagas gratuitas para os paranaenses, com ampliação da carga horária, em cursos de maior duração. O diretor regional do Senac PR, Sidnei Lopes de Oliveira, reitera que o programa possibilita a inserção social e inclusão produtiva de milhões de brasileiros, uma vez que o programa é executado nacionalmente, por todos regionais do Senac. "Mais do que técnicas profissionais, os participantes do PSG recebem uma bagagem de conhecimento para o exercício da cidadania e de sua vida laboral. É uma satisfação ver, todos os anos, milhares de pessoas cujas vidas são transformadas pelas ações do Senac", afirma.
Edgar Cabral Falcão fez o curso Técnico em Massoterapia por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG) - Foto: Bruno Tadashi/Senac PR
Edgar Cabral Falcão está entre aqueles que tiveram a vida transformada depois de passar pelo Senac. Ele, que já trabalhou como balconista, instrutor de violão, editor de vídeo em emissoras de televisão, auxiliar administrativo, entre outras funções, descobriu sua verdadeira vocação nos cursos da instituição: a massoterapia.
Dispensado da empresa onde trabalhava, em 2019 dedicou-se a cuidar do pai, que veio a falecer na sequência. Uma amiga indicou o curso livre do Senac de Técnicas em Massoterapia, que traz princípios introdutórios sobre massagem terapêutica. No ano seguinte, Edgar conseguiu uma vaga gratuita no curso Técnico em Massoterapia, que lhe proporcionou uma formação completa na área. "Como estava sem condições financeiras, essa vaga foi providencial. Só tenho a agradecer a Deus e ao Senac, que sempre me proporcionou momentos de felicidade. E, claro, indico a todos pela ótima formação que sempre tive em todos os cursos", declara.
Depois do primeiro curso, ele começou a montar um estúdio de massoterapia em casa, com a ajuda de amigos e familiares, e das costuras de sua mãe. No espaço, o profisional realiza massagens relaxante, terapêutica, escalda pés, reflexologia podal, auriculoterapia, pedras quentes, bambuterapia, aromoterapia e depilação masculina - um novo serviço, após outro curso no Senac PR. "Essa oportunidade veio na hora certa e no momento certo. Posso trabalhar de uma forma em que posso ter tempo livre e fazer meu horário e cuidar também da minha mãe", reitera Edgar.
Amanda Galvão dos Santos está cursando o Técnico em Enfermagem do Senac PR graças a uma vaga gratuita - Foto: Bruno Tadashi/Senac PR
Outra história que começa a mudar através da educação profissional é a de Amanda Galvão dos Santos, aluna do curso Técnico em Enfermagem do Senac Curitiba Centro. Ela conseguiu uma das tão almejadas vagas do Programa Senac de Gratuidade (PSG). Em cada turma de curso técnico, a instituição oferta duas vagas gratuitas, dando a oportunidade para que pessoas de baixa renda possam fazer um curso desse tipo que, pela carga horária maior, geralmente tem um custo mais elevado.
"Foi muita sorte. Eu entrava o tempo todo no site do Senac. Eu sempre quis fazer enfermagem: em 2014 passei na faculdade, mas acabei casando; em 2018 comecei novamente o curso, mas não consegui arcar com as mensalidades. Essa vaga gratuita do Senac caiu do céu. Tenho três filhos pequenos, eu e meu marido trabalhamos, mas ainda assim é difícil fazer um curso pago", relata Amanda, que mesmo com a rotina puxada não perde as aulas no Senac PR.
Sobre o Programa Senac de Gratuidade (PSG)
O Programa Senac de Gratuidade (PSG) é direcionado a pessoas que possuem renda familiar per capita de até dois salários mínimos federais.
Para calcular a renda per capita basta somar as rendas de todos os membros da família empregados e dividir pelo número de integrantes do grupo familiar.
O Senac PR oferta gratuitamente aulas, material didático, acesso a laboratórios e a toda a sua estrutura de qualificação profissional.
A oferta das vagas ocorre em turmas exclusivas de Aprendizagem, Qualificação Profisional e Programas Instrumentais, ou em turmas mistas, com a oferta de bolsas do PSG em cursos Técnicos e Especializações Técnicas.
Os cursos ocorrem nas modalidades presenciais, educação flexível ou à distância.
O Senac também realiza parcerias com organizações governamentais, empresas públicas e privadas para qualificação profissional de públicos específicos.
Confira as modalidades disponíveis e os principais cursos do PSG:
Aprendizagem
Qualificação Profissional
Programa Instrumental
Cursos Técnicos
Aperfeiçoamento
Como participar do PSG
Para se candidatar é necessário que a renda familiar per capita seja de até dois salários mínimos federais.
As inscrições são feitas pelo site do Senac PR (www.pr.senac.br) ou na Central de Informações e Matrículas da unidade do Senac mais próxima, dentro do prazo em que as inscrições para o PSG estiverem abertas. O interessado escolhe o curso gratuito que quer participar e se candidata on-line.
Os candidatos serão classificados para a matrícula de acordo com a ordem de inscrição no processo seletivo, obedecendo rigorosamente ao número de vagas disponíveis, desde que atendam aos critérios do processo seletivo, regras de realização de cursos concomitantes e, inclusive, ao critério de renda referente ao PSG.
Se o candidato selecionado não atender aos pré-requisitos e/ou não apresentar a documentação exigida, a vaga será destinada para o próximo candidato inscrito.
Autor: Karla Santin
Fonte: Núcleo de Comunicação e Marketing - NCM