21/06/2021
A temperatura começou a cair já faz alguns dias no Paraná, mas o inverno só começou oficialmente às 0h32 de hoje, dia 21 de junho.
Neste frio, nada melhor do que uma saborosa sopa para aquecer. A professora coordenadora da graduação de Tecnologia em Gastronomia da Faculdade Senac Maringá, Leticia Petryszyn, explica que algumas regiões do Brasil possuem o hábito do consumo das sopas o ano inteiro, por influência da colonização, mas que no inverno sua ingestão aumenta consideravelmente. "Temos algumas regiões de clima quente em que a população tem o hábito de consumir este tipo de preparação. E no inverno estes preparos ganham maior notoriedade em todo o país", menciona.
Conforme a textura, as sopas recebem uma classificação. "As sopas creme que possuem uma textura aveludada e levemente cremosa. Estas normalmente são produzidas a base de molhos como velouté ou bechamel batido com algum vegetal ou ainda algum vegetal ou tubérculo cozido e processado que possibilite esta textura, como por exemplo a sopa creme de brócolis", esclarece.
Já as sopas purê têm uma consistência mais densa. "Porém quando mexida, ainda possui a textura fluída, sendo mais líquida do que um purê. Normalmente são produzidas com tubérculos, grãos ou cereais cozidos e depois processados, como é o caso da sopa de ervilhas", exemplifica.
Por fim, as sopas claras são compostas por caldos translúcidos e saborosos formados pela cocção dos vegetais, leguminosas ou proteínas. "Nesta variedade temos as texturas de vegetais e proteínas cortados na preparação, que devem estar visíveis e aparentes, como no caso de uma canja ou sopa de legumes", descreve Leticia.
As sopas e caldos são excelentes opções de entrada. A recomendação da gastróloga e nutricionista é que sejam servidas em porções reduzidas e estejam em harmonia com o menu completo. Mais substanciosas, também podem servir como almoço completo. No jantar, são uma alterativa para aquecer as noites mais geladas, além de serem mais facilmente digeridas pelo organismo.
"Como em grande parte das vezes as sopas são à base de vegetais e leguminosas, normalmente bem cozidos ou ainda processados, elas possuem uma melhor capacidade de digestão e absorção. Algumas podem ter um valor calórico reduzido, o que não é uma regra. Tudo irá depender dos alimentos e acompanhamentos servidos com a sopa", completa.
O instrutor André Luis Lourenço, do Senac Maringá, traz duas sugestões para esquentar os dias ainda mais frios que estão por vir: creme de brócolis e sopa de cebola. Confira as receitas:
SOPA CREME DE BRÓCOLIS
Rendimento: 2 porções | Tempo de preparo: 30 minutos
Ingredientes:
200 g de brócolis cozido
400 ml de leite
20 g de manteiga
20 g de farinha de trigo
½ unidade de cebola
2 unidades de folha de louro
4 unidades de cravo
100 g de creme de leite fresco
Sal e pimenta
5 dentes de alho picado
100 g de bacon picado cubos pequenos
1 unidade de pão italiano
Modo de preparo:
1. Em uma panela aquecida coloque a manteiga, acrescente a farinha até formar uma pasta. Em seguida coloque o leite aquecido aos poucos até incorporar, acerte o sal e a pimenta. Coloque uma cebola piquet para dar sabor a baixe o fogo e deixe cozinhar por 5 minutos e reserve.
2. Bata os brócolis cozidos com o molho feito até processar tudo e passe por uma peneira.
3. Leve em uma panela aquecida, acrescente o creme de leite e deixe apurar cerca de 5 minutos após ferver.
4. Pique o alho e frite em óleo até dourar e ficar crocante, escorra em uma peneira e reserve. Faça o mesmo procedimento com o bacon.
5. Faça uma incisão na superfície do pão italiano retirando a tampa e o miolo, coloque o creme dentro e salpique por cima o bacon e o alho crocante.
Observação: Cebola piquet: cebola sem casca cortada ao meio com folhas de louro presas com cravo.
SOPA DE CEBOLA
Rendimento: 2 porções | Tempo de preparo: 30 minutos
Ingredientes:
1 cebola média cortada em anéis
20 g de manteiga
5 g de açúcar mascavo
20 g de farinha de trigo
400 ml de caldo de carne
100 g de creme de leite fresco
Sal e pimenta
Fatia de pão italiano
Queijo gruyere
Salsinha
Modo de preparo:
1. Em uma panela aquecida coloque a manteiga, a cebola e o açúcar mascavo e deixe refogar até as cebolas murcharem.
2. Acrescente a farinha de trigo aos poucos até incorporar nas cebolas.
3. Despeje aos poucos o caldo de carne quente e vá mexendo até que se misture com as cebolas.
4. Coloque o creme de leite, sal e pimenta e deixe encorpar em fogo baixo.
5. Coloque a sopa em ramekins, coloque uma fatia de pão italiano e salpique o queijo gruyere.
6. Leve ao forno para gratinar a 180 graus.
7. Retire do forno e finalize com salsinha picada antes de servir.
Guarnições/ Decorações: Decorar com galho de alecrim.
Autor: Karla Santin
Fonte: Núcleo de Comunicação e Marketing - NCM