, você ganhou 20% de desconto* para matrículas online! Aproveite esta oportunidade!
*Desconto válido até somente para cursos presenciais e pagamento à vista. Confira outros descontos no Programa de Benefícios.
Pesquisa de Satisfação Senac
APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DE QUALIFICAÇÃO EM PROGRAMAÇÃO DE SISTEMAS COM APLICAÇÕES FINANCEIRAS
Objetivo
Crie soluções de software com aplicações financeiras, desenvolvendo desde os requisitos até a implementação, utilizando metodologias e tecnologias atuais de acordo com o mercado.
Carga horária 1000h
Requisitos
14 anos
1º ano do Ensino Médio
Organização Curricular
Desenvolvimento socioemocional - 60h
Conteúdo:
Conhecimentos:
- Comunicação: elementos da comunicação; barreiras ou ruídos comunicacionais; tipos, características e funções da linguagem; técnicas de expressão oral; uso da entonação, ritmo, ênfase e pausa na fala; técnicas de expressão corporal; significados dos movimentos, posturas e gestos; expressão facial; estado emocional; influência do contexto; intenções e reações; comunicação no ambiente de trabalho; características da comunicação organizacional; formalidade e informalidade na linguagem verbal e não verbal; escuta ativa; práticas e formas de interação nas plataformas digitais; comunicação e imagem pessoal nas redes sociais.
- Colaboração: modelo 3C - comunicação, cooperação e coordenação; trabalho coletivo versus trabalho colaborativo; diferença entre grupo e equipe; negociação de conflitos; estratégias de negociação, convívio interpessoal; diversidade humana; valorização de equipes plurais e multiculturais; tomada de decisão compartilhada e busca de consenso; liderança colaborativa; ferramentas colaborativas; inteligência coletiva e colaboração em rede.
- Criatividade: características; aplicação no mundo do trabalho; pensamento divergente e convergente; etapas da resolução criativa (imersão, análise, ideação);
ferramentas de criatividade (improvisação, fontes e referências para inspiração; mapa mental; brainstorming); relação entre inovação e atitude empreendedora.
- Pensamento crítico: concepção e finalidade; hierarquia das informações; resolução de problemas; etapas de análise de uma situação-problema; causa e consequência; ferramentas para a sistematização de ideias e soluções; análise argumentativa (validade, consistência dos argumentos e falácias); análise crítica das informações (pensamento crítico na era digital; filtragem e checagem de notícias e informações).
- Atitude sustentável: as dimensões da sustentabilidade (social, ambiental, cultural, política e econômica); empresas sustentáveis; consumo consciente e os oito "Rs" da sustentabilidade; conduta ética e cidadania; a ética no século 21; direitos e deveres fundamentais do cidadão; a ética no trabalho; diversidade humana; empatia e valorização da diferença; cidadania digital; reputação digital; responsabilidade no uso e na divulgação de dados e imagens; disseminação de fakenews e legislação sobre a utilização da internet.
- Planejamento de carreira: mundo do trabalho, formas de inserção no mercado de trabalho, tipos de carreira, autoconhecimento; marketing e apresentação pessoal, capacitação contínua, características do profissional do futuro.
Habilidades:
- Comunicar-se em público de maneira assertiva.
- Identificar aspectos orais e não verbais expressos pelo interlocutor.
- Identificar os aspectos do próprio trabalho que interferem na equipe.
- Analisar as contribuições dos membros da equipe.
- Negociar em situações de conflitos no ambiente de trabalho.
- Estabelecer novas formas de associação entre os dados.
- Identificar a melhor resposta a um desafio.
- Pesquisar dados e informações.
- Distinguir entre fatos, opiniões e crenças.
- Relacionar eventos, fenômenos, situações e objetos.
- Analisar problemas sob diferentes perspectivas.
- Reconhecer os impactos da própria ação no meio ambiente.
- Avaliar a própria conduta em diferentes contextos.
- Identificar situações de discriminação e de injustiça social.
Atitudes/Valores:
- Flexibilidade no uso da linguagem.
- Atenção às mensagens emitidas pelo interlocutor.
- Proatividade no desenvolvimento do trabalho em equipe.
- Comprometimento com os acordos estabelecidos.
- Receptividade a novas ideias e mudanças.
- Atitude propositiva no desenvolvimento do trabalho.
- Iniciativa em empreender melhorias e inovações.
- Postura investigativa.
- Criticidade com relação a discursos e padrões de pensamento.
- Responsabilidade nas decisões de consumo.
- Empatia no trato com as pessoas.
- Respeito à diversidade pessoal, social e cultural.
- Zelo pela ética, pela probidade e pela integridade.
- Responsabilidade no compartilhamento de informações.
__________________________________________________________________________________
Temas de formação humana e científica indicados no inciso III do art. 10 da Portaria MTE nº 723/12.
Temas relacionados diretamente aos elementos da UC1:
- Comunicação oral e escrita, leitura e compreensão de textos e inclusão digital.
- Diversidade cultural brasileira.
- Organização, planejamento e controle do processo de trabalho e trabalho em equipe.
- Direitos humanos, com enfoque no respeito à orientação sexual, raça, etnia, idade, credo religioso ou opinião política.
- Incentivo à participação individual e coletiva, permanente e responsável, na preservação do equilíbrio do meio ambiente, com enfoque na defesa da qualidade ambiental como um valor inseparável do exercício da cidadania.
Temas aderentes à UC1, mas sem relação direta com seus elementos:
- Raciocínio lógico-matemático, noções de interpretação e análise de dados estatísticos.
- Prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas.
- Educação para a saúde sexual reprodutiva, com enfoque nos direitos sexuais e nos direitos reprodutivos e relações de gênero.
- Políticas de segurança pública voltadas para adolescentes e jovens.
Organização Curricular
Educação financeira - 20h
Conteúdo:
Conhecimentos:
- Consumo: diferença entre desejo e necessidade; análise dos comportamentos que impactam a tomada de decisão de consumo (vieses comportamentais); consumo x consumo sustentável; compras à vista e compras a prazo; conceito de curto, médio e longo prazo; uso dos cartões de débito e crédito; tipos de juros: simples, compostos, prefixados e pós fixados; conceito de empréstimo e financiamento; órgãos e entidades de proteção e defesa do consumidor.
- Planejamento financeiro: receitas e despesas fixas e variáveis; salário líquido e bruto; peso relativo; conceito de valor e preço; orçamento pessoal; análise dos comportamentos que impactam a tomada de decisão em relação ao planejamento (vieses comportamentais); planejar para poupar; diferença entre provisão e reserva; estimativas; conceito de inflação; valor nominal e valor real; reservas para emergências e provisões para fins específicos.
- Investimento: conceito e relação risco x retorno; risco de mercado e risco de crédito; liquidez; objetivo e perfil do investidor: capacidade e disposição para assumir riscos; adequação do investimento: análise dos comportamentos que impactam a tomada de decisão em relação aos investimentos (vieses comportamentais); tipos de investimento (caderneta de poupança, fundos de investimentos, fundos imobiliários, tesouro direto, CDB, ações, debêntures); cuidados que se deve ter ao investir; principais instituições responsáveis por disciplinar e fiscalizar o mercado, entre elas, CVM.
Habilidades:
- Tomar decisões financeiras autônomas.
- Efetuar cálculo de juros.
- Analisar os comportamentos que impactam a tomada de decisão.
- Reconhecer os direitos e deveres do consumidor.
- Analisar receitas e despesas.
- Harmonizar desejos e necessidades ao planejamento financeiro.
- Fazer estimativas.
- Prever no orçamento reservas de emergências e provisões para fins específicos.
- Identificar os tipos de investimentos.
- Analisar criticamente propostas de investimentos.
- Analisar o perfil do investidor.
- Analisar os atributos que fazem parte do investimento.
Atitudes/Valores:
- Consciência e autonomia na tomada de decisões financeiras.
- Compromisso para com a realização do planejamento e orçamento financeiro.
- Reflexão sobre causas e consequências no ato de consumir.
- Respeito com o consumo sustentável.
- Valorização da poupança e do investimento para realização dos objetivos.
__________________________________________________________________________________
Temas de formação humana e científica indicados no inciso III do art. 10 da Portaria MTE nº 723/12.
Temas relacionados diretamente aos elementos da UC 2:
- raciocínio lógico-matemático, noções de interpretação e análise de dados estatísticos.
- educação financeira e para o consumo e informações sobre o mercado e o mundo do trabalho.
Temas aderentes à UC 2, mas sem relação direta com seus elementos:
- organização, planejamento e controle do processo de trabalho e trabalho em equipe.
- formas alternativas de geração de trabalho e renda com enfoque na juventude.
Organização Curricular
Inglês básico para TI - 20h
Conteúdo:
Conhecimentos:
- Técnicas de leitura em língua estrangeira (inglês): elementos paratextuais (aspectos gráficos: layout, recursos tipográficos); brainstorming (possibilidades temáticas do texto); background (ativação dos conhecimentos prévios); leitura skimming (levantamento das informações gerais); leitura scanning (busca de informações específicas); identificação de palavras-chave; reconhecimento de tópicos frasais e de ideias centrais.
- Uso da língua inglesa na sintaxe de linguagens de programação: definição do programa, compilação, tipos de dados, identificadores, variáveis, constantes, uso de operadores (aritméticos e lógicos), comandos de controle do programa (fluxos condicionais e fluxos de repetição) e manipulação de bibliotecas de linguagem.
- Vocabulário técnico e expressões: glossário de termos técnicos básicos de TI, técnicas de uso de dicionário e ferramentas online de tradução.
- Instruções em língua inglesa: manuais, documentação e Normas Técnicas Internacionais.
Habilidades:
- Pesquisar dados e informações.
- Ler textos técnicos em inglês.
- Selecionar técnicas e recursos de linguagem.
- Comunicar-se de maneira assertiva.
__________________________________________________________________________________
Temas de formação humana e científica indicados no inciso III do art. 10 da Portaria MTE nº 723/12.
Tema relacionado diretamente aos elementos da UC 3:
- comunicação oral e escrita, leitura e compreensão de textos e inclusão digital.
Organização Curricular
Desenvolver sistemas de informação - 72h
Conteúdo:
Conhecimentos:
- Sistemas de informação: conceito e tipos.
- Regras de negócio: conceitos; tipos, características; requisitos funcionais e não funcionais.
- Lógica de Programação: conceito de algoritmo; algoritmos estruturados.
- Variáveis e constantes: expressões e operadores; estrutura condicional simples e composta; estrutura de repetição; vetores e matrizes.
- Ferramentas de desenvolvimento de software.
- Desenvolvimento colaborativo: conceito e ferramentas para o desenvolvimento de sistemas.
- Linguagem de programação orientada a objetos: classes, atributos, métodos, propriedades, herança, polimorfismo, encapsulamento e ambientes de programação (IDE).
- Planejamento: conceito, tipos de metodologias para o desenvolvimento de sistemas.
Habilidades:
- Elaborar documentos técnicos.
- Efetuar as quatro operações matemáticas básicas.
- Utilizar termos técnicos nas rotinas de trabalho.
- Testar algoritmos desenvolvidos.
- Identificar os aspectos do próprio trabalho que interferem na organização.
Atitudes/Valores:
- Colaboração no desenvolvimento do trabalho em equipe.
- Zelo na apresentação pessoal e postura profissional.
- Sigilo no tratamento de dados e informações.
- Proatividade no atendimento e na resolução de problemas.
- Cordialidade no trato com as pessoas.
Organização Curricular
Implementar banco de dados - 72h
Conteúdo:
Conhecimentos:
- Modelagem de dados: definição, planejamento, ferramentas, levantamento de requisitos, dicionário de dados, modelo de dados relacional, Modelo de Entidade e Relacionamento (MER).
- Normalização de dados: níveis e aplicabilidade.
- Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD): conceito e arquitetura.
- Structured Query Language (SQL) - Linguagem estruturada de consulta: scripts Data Definition Language (DDL) - Linguagem de definição de dados; comandos de Data Manipulation Language (DML) - Linguagem de manipulação de dados.
- Gestão de dados: usuários, backup e recuperação de dados.
Habilidades:
- Comunicar-se de maneira assertiva.
- Interpretar textos e manuais.
- Elaborar relatórios e documentos técnicos.
- Pesquisar informações necessárias ao desenvolvimento do seu trabalho.
- Levantar dados e informações para o banco de dados.
- Utilizar comandos SQL.
- Operar software de SGBD.
- Identificar os aspectos do próprio trabalho que interferem na organização.
Atitudes/Valores:
- Colaboração no desenvolvimento do trabalho em equipe.
- Zelo na apresentação pessoal e postura profissional.
- Sigilo no tratamento de dados e informações.
- Proatividade na resolução de problemas.
- Cordialidade no trato com as pessoas.
- Senso crítico frente ao processo de trabalho.
- Responsabilidade e compromisso com os prazos estabelecidos.
Organização Curricular
Realizar testes e manutenção do sistema de informação - 36h
Conteúdo:
Conhecimentos:
- Plano de teste: metodologias, especificações do teste, defeito, falha, registros de teste.
- Controle de versão: conceito; segurança da informação; instalação e configuração.
- Ramificação do projeto, controle de histórico, marcações, resgate e versões estáveis.
- Política de recuperação de dados: conceito; backup e restore.
- Ciclo de vida do sistema: planejamento de atualização e correções.
Habilidades:
- Resolver problemas lógicos e aritméticos.
- Efetuar cálculos das quatro operações matemáticas.
- Comunicar-se de maneira assertiva.
- Elaborar relatórios e documentos técnicos.
- Interpretar textos e manuais.
- Elaborar planos de teste.
- Identificar os aspectos do próprio trabalho que interferem na organização.
Atitudes/Valores:
- Colaboração no desenvolvimento do trabalho em equipe.
- Zelo na apresentação pessoal e postura profissional.
- Sigilo no tratamento de dados e informações.
- Proatividade no atendimento e na resolução de problemas.
Organização Curricular
Desenvolver aplicações web - 60h
Conteúdo:
Conhecimentos:
- Desenvolvimento web: conceitos; tipos de desenvolvedor e atribuições (front end, back-end e full stack developer); equipe de desenvolvimento; sistemas web responsivos.
- Tecnologias para o desenvolvimento web: HTML; CSS; Java Script.
- Ambiente de desenvolvimento web com Python: instalação e configuração.
- Aplicações web com Python.
- Framework de desenvolvimento ágil e multicamadas para Python: Django, Flask ou Bottle.
- Persistência com banco de dados com Python no ambiente web: conexão e manipulação de dados.
Habilidades:
- Comunicar-se de maneira assertiva.
- Empregar raciocínio lógico na elaboração de software web com a linguagem Python.
- Interpretar requisitos do sistema.
- Selecionar técnicas e recursos de linguagem.
- Utilizar comandos SQL.
- Utilizar termos técnicos nas rotinas de trabalho.
- Identificar os aspectos do próprio trabalho que interferem na organização.
Atitudes/Valores:
- Responsabilidade no cumprimento de normas e direitos autorais.
- Zelo nos padrões de usabilidade e acessibilidade web.
- Colaboração no desenvolvimento do trabalho em equipe.
- Proatividade no atendimento e na resolução de problemas.
- Senso crítico frente ao processo de trabalho.
- Responsabilidade e compromisso com os prazos estabelecidos.
Organização Curricular
Desenvolver cálculos financeiros em planilhas eletrônicas - 40h
Conteúdo:
Conhecimentos:
- Matemática financeira: principal; juros simples; juros compostos; prazo ou período; montante; prestação; capital inicial.
- Controle financeiro: fluxo de caixa; Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE); contas a pagar e receber.
- Planilhas eletrônicas: conceitos; funções matemáticas; funções estatísticas; funções lógicas; funções financeiras; formatação condicional; tabelas dinâmicas; principais funções avançadas financeiras.
- Recursos iniciais: interface; inserção de dados; importação de dados externos (arquivo CSV); edição e seleção; gravação e abertura de planilhas.
- Formatação de conteúdo: princípios; aplicabilidade; objetos (fonte, texto, células, linhas e colunas, mescla de células, filtros, quebra de texto, formatação condicional, congelamento de painéis); formatação condicional simples; configuração da página de impressão.
- Fórmulas e funções: operadores aritméticos (adição, subtração, multiplicação, divisão); alça de preenchimento e trabalho com endereços; referências relativa e absoluta; funções básicas (Soma, Média, Mínimo, Máximo).
- Gráficos tradicionais: barra, linha, pizza, área, mistos.
- Conteúdo dinâmico: tabela dinâmica e gráfico dinâmico.
- Dados não estruturados: conceitos e funcionalidades de bancos de dados NoSQL.
- Finanças na nuvem: princípios de cloud computing; processo de migração de planilhas e de integração entre sistemas; características e funções das ERPs e de aplicações como Business Intelligence (BI) e Corporate Performance Management (CPM).
- Características do mercado financeiro e mercado de capitais: banco, corretora, bolsa, fintech.
- Novas tecnologias no mercado financeiro: Blockchain, inteligência Artificial (IA), Analytics.
- Certificações do mercado financeiro: tipos e características.
Habilidades:
- Inserir dados e criar tabelas.
- Utilizar fórmulas matemáticas para calcular valores.
- Ordenar e aplicar filtros.
- Gerar gráficos para expressar visualmente informações.
- Criar tabelas e gráficos dinâmicos.
Atitudes/Valores:
- Zelo na manipulação de dados e informações.
- Colaboração no desenvolvimento do trabalho em equipe.
- Sigilo no tratamento de dados e informações.
- Proatividade no atendimento e na resolução de problemas.
- Senso crítico frente ao processo de trabalho.
- Responsabilidade e compromisso com os prazos estabelecidos.
Organização Curricular
Projeto Integrador Aprendizagem de Qualificação em Programação de Sistemas com Aplicações Financeira - 20h
Conteúdo:
Propostas de temas geradores e demais orientações sobre o projeto integrador, consultar o plano de curso.
Organização Curricular
Prática Profissional da Aprendizagem de Qualificação em Programação de Sistemas com Aplicações Finan - 600h
Conteúdo:
UC 1: Desenvolvimento socioemocional.
UC 2: Educação financeira.
UC 3: Inglês básico para TI.
UC 4: Desenvolver sistemas de informação.
UC 5: Implementar banco de dados.
UC 6: Realizar testes e manutenção do sistema de informação.
UC 7: Desenvolver aplicações web.
UC 8: Desenvolver cálculos financeiros em planilhas eletrônicas.
UC 9: Projeto Integrador Aprendizagem Programação de Sistemas com Aplicações Financeiras.