, você ganhou 20% de desconto* para matrículas online! Aproveite esta oportunidade!
*Desconto válido até somente para cursos presenciais e pagamento à vista. Confira outros descontos no Programa de Benefícios.
Pesquisa de Satisfação Senac
TÉCNICO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA
Objetivo
Aprenda a promover, manter e recuperar a saúde humana através da alimentação e nutrição. Torne-se um profissional capaz de desenvolver atividades relacionadas à educação alimentar.
Carga horária 1200h
Requisitos
16 anos
2º ano do Ensino Médio
Organização Curricular
Realizar atividades de orientação nutricional para a população sadia - 108h
Conteúdo:
Conhecimentos:
- Atuação do técnico em nutrição e dietética: atribuições legais; ambientes de atuação; interface com o nutricionista; Código de Ética.
- Alimentação, nutrição e dietética: definição e fundamentos.
- Alimentos: definição; classificação; funções; alimentos como fontes de nutrientes; química dos alimentos - funções ácido e base, funções da água, minerais e oligoelementos.
- Nutrientes: definição, papel no metabolismo humano e fontes alimentares; macronutrientes e micronutrientes; tabelas de composição química dos alimentos.
- Anatomia e fisiologia: células; tecidos; sistema digestório.
- Princípios de Nutrição: cálculo de necessidades calóricas e balanço energético; digestão, absorção, transporte e excreção de nutrientes.
- Adequação do estado nutricional: técnicas de avaliação antropométrica - cálculo de índice de massa corporal (IMC) e demais índices; recomendações nutricionais.
- Nutrição nos diferentes estágios do ciclo da vida: nutrição da gestante; nutrição materno-infantil; nutrição do pré-escolar e do escolar; nutrição do adolescente; nutrição do adulto sadio; nutrição do idoso.
- Manipulação segura dos alimentos: cuidados na aquisição, armazenamento, pré-preparo e preparo dos alimentos; higiene pessoal e do ambiente; doenças veiculadas por alimentos.
- Técnicas básicas no preparo de alimentos: técnicas de conservação dos nutrientes; cálculo de indicadores de perdas e ganhos - fator de correção e índice de cocção; procedimentos para medição e pesagem de alimentos; cálculo de medidas equivalentes; métodos de cocção: aplicação de calor seco e úmido; redução de sal, gorduras e açúcares na preparação; aspectos sensoriais dos alimentos; aproveitamento integral dos alimentos.
- Orientação nutricional: planejamento e organização das atividades de orientação nutricional; promoção da alimentação adequada e saudável.
- Guia Alimentar para a População Brasileira: princípios e promoção da alimentação saudável; aspectos culturais do planejamento dietético.
- Comunicação assertiva nas atividades de orientação nutricional: uso da norma culta da Língua Portuguesa na comunicação oral e escrita; técnicas de redação de receitas; adequação do discurso a diferentes públicos.
Habilidades:
- Comunicar-se assertivamente de forma oral e escrita com diferentes públicos.
- Pesquisar e organizar informações e indicadores de saúde e nutrição.
- Trabalhar em equipes multi e interdisciplinares de alimentação e saúde.
- Efetuar cálculos matemáticos básicos nas atividades de orientação nutricional.
- Manipular alimentos.
- Organizar o espaço, os materiais e os alimentos na realização do preparo.
Valores/Atitudes:
- Respeito à diversidade no atendimento ao público.
- Sigilo no tratamento das informações referentes à orientação nutricional.
- Atitude sustentável visando ao bem-estar coletivo e à gestão de recursos.
- Zelo pela higiene pessoal, ambiental e dos alimentos.
- Cordialidade e atitude cooperativa com membros da equipe e comunidade.
- Proatividade nas ações de orientação nutricional.
Organização Curricular
Auxiliar no planejamento e na execução de programas públicos de educação alimentar e nutricional - 96h
Conteúdo:
Conhecimentos:
- Saúde pública: conceito saúde-doença; Sistema Único de Saúde (SUS) # definição e atribuições; principais doenças da saúde pública no Brasil ligadas à nutrição: tipos, sinais, sintomas e etiologia; Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN); programas sociais e de segurança na área de Alimentação e Nutrição # Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), Programa Nacional de Combate às Carências Nutricionais (PNCCN), Bolsa Família, Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN), Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan); transição epidemiológica e nutricional.
- Segurança alimentar e nutricional: conceito; leis e regulamentos; Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN); Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan).
- Guia Alimentar para a População Brasileira: princípios e promoção da alimentação saudável; aspectos culturais do planejamento dietético.
- Inquéritos alimentares: objetivos, patamares de informação e métodos de avaliação da ingestão alimentar; levantamentos epidemiológicos; inquéritos nutricionais; principais pesquisas de base nutricional: Pesquisa Nacional sobre Saúde e Nutrição (PNSN), Estudo Nacional de Despesa Familiar (Endef), Pesquisa de Orçamento Familiar (POF).
- Educação alimentar e nutricional: hábitos, tabus e crenças alimentares; formação e mudanças no comportamento alimentar; planejamento, execução e avaliação de programas de educação alimentar e nutricional; inserção da educação alimentar nas ações de promoção da alimentação saudável no Brasil.
- Orientação e educação em saúde: técnicas de aconselhamento; atividades que facilitam a mudança de comportamento; modelo de intervenção; comportamentos de resistência e estratégias potenciais para sua modificação.
- Estratégias de comunicação utilizadas nos programas públicos de educação alimentar e nutricional: linguagem coloquial e técnica; técnicas e ferramentas de comunicação; critérios para a elaboração de material educativo; recursos tecnológicos utilizados na elaboração e divulgação de materiais informativos.
Habilidades:
- Comunicar-se assertivamente de forma oral e escrita com diferentes públicos.
- Pesquisar, organizar e interpretar informações e dados de saúde e nutrição.
- Trabalhar em equipes multi e interdisciplinares de alimentação e saúde.
- Elaborar documentos técnicos.
- Administrar o tempo e a agenda de trabalho nas ações de educação nutricional.
Valores/Atitudes:
- Respeito à diversidade no atendimento ao público.
- Sigilo no tratamento das informações referentes à educação alimentar e nutricional.
- Atitude sustentável visando ao bem-estar coletivo e à gestão de recursos.
- Cordialidade e atitude cooperativa com membros da equipe e da comunidade.
- Proatividade nas ações de educação nutricional.
- Respeito às normas e diretrizes nacionais para saúde pública.
Organização Curricular
Acompanhar e orientar os processos de recebimento, armazenamento e retirada de insumos, produtos e g - 108h
Conteúdo:
Conhecimentos:
- Planejamento de cardápios: ferramentas do planejamento e tipologia de cardápios.
- Processo de compras: especificação de produtos; alternativas tecnológicas de insumos alimentares; conferência do pedido de compras; acompanhamento do padrão de identidade e qualidade de alimentos (PIQ) e do processo de qualificação de fornecedores.
- Processos de recebimento, armazenamento e retirada de insumos, produtos e gêneros alimentícios: logística e técnicas de recebimento e armazenamento; tipos de alimentos conforme o grau de processamento e cuidados aplicáveis em cada caso.
- Boas práticas de manipulação: procedimentos operacionais padronizados (POPs) e instruções de trabalho nos processos de recebimento, armazenamento e retirada de insumos, produtos e gêneros alimentícios.
- Controle de estoque: procedimentos de controle quantitativo e qualitativo de insumos, produtos e gêneros alimentícios; sistema informatizado aplicado à gestão de estoque.
- Técnicas de higienização: POPs na higiene e apresentação pessoal e na higiene de equipamentos, utensílios e locais de recebimento, armazenamento e retirada.
- Processo de controle de custos: custos diretos e indiretos; cálculo de preço das refeições; ferramentas de controle de custos; sistema informatizado aplicado ao controle de custos.
- Legislação referente a controle higiênico-sanitário e segurança do trabalho: leis, portarias e resoluções federais, estaduais e municipais.
Habilidades:
- Comunicar-se assertivamente de forma oral e escrita com diferentes públicos.
- Elaborar documentos técnicos.
- Efetuar cálculos matemáticos básicos no controle de estoque.
- Manipular alimentos e equipamentos.
- Organizar o espaço, os materiais e os alimentos na realização dos processos.
- Registrar e interpretar dados dos controles realizados.
- Administrar o tempo e a agenda dos processos de trabalho.
Valores/Atitudes:
- Atitude sustentável visando ao bem-estar coletivo e à gestão de recursos.
- Cordialidade e atitude cooperativa com os membros da equipe de trabalho.
- Proatividade nas ações operacionais.
- Zelo pela higiene pessoal, ambiental e dos alimentos.
- Sigilo no tratamento das informações referentes aos processos de recebimento, armazenamento e retirada.
Organização Curricular
Acompanhar e orientar os procedimentos de pré-preparo e preparo de alimentos in natura de origem ani - 108h
Conteúdo:
Conhecimentos:
- Alimentos in natura de origem animal: classificação, composição, estrutura e valor nutricional; técnicas dietéticas e impactos nos aspectos nutricionais, higiênicos, digestivos e econômicos; características, aplicabilidade e métodos de avaliação sensorial.
- Gastronomia aplicada a alimentos in natura de origem animal: carnes, ovos e leite; condimentos, ervas e especiarias; fundos, molhos e sopas; massas e molhos; gastronomia regional brasileira; gastronomia internacional.
- Técnicas dietéticas e procedimentos culinários para alimentos in natura de origem animal: pré-preparo e preparo - limpeza, divisão e união; aplicação de calor - condução, convecção, radiação; métodos de cocção: calor úmido: fervura, vapor, pôcher; calor seco: refogar, poêler, assar, grelhar, fritar (imersão); calor misto: ensopar, guisar, estufar, abafar; transformações físico-químicas e sensoriais dos alimentos.
- Ficha técnica de preparo de alimentos: procedimentos para elaboração e modelos de fichas técnicas de preparo de alimentos; organização do receituário; indicadores culinários: medidas caseiras, per capita, fator de correção, peso bruto, peso líquido, fator de cocção, índice de absorção, percentual de desperdício, densidade; rendimentos e custos.
- Unidades de Alimentação e Nutrição: caracterização, organização e estrutura; fundamentos e marco legal; fluxo de produção de alimentos in natura de origem animal; tecnologia e recursos naturais empregados na produção de alimentos in natura de origem animal.
- Sustentabilidade na produção de alimentos in natura de origem animal: aproveitamento integral dos alimentos; controle e análise do desperdício e resto-ingesta; destino de resíduos.
- Boas práticas de manipulação: POPs e instruções de trabalho nos processos de pré-preparo e preparo de alimentos in natura de origem animal.
- Técnicas de higienização: POPs na higiene e apresentação pessoal e na higiene do ambiente (mobiliários, equipamentos, utensílios e locais) de pré-preparo e preparo de alimentos in natura de origem animal.
- Legislação referente a controle higiênico-sanitário e segurança do trabalho: leis, portarias e resoluções federais, estaduais e municipais.
Habilidades:
- Comunicar-se assertivamente de forma oral e escrita com diferentes públicos.
- Elaborar documentos técnicos.
- Efetuar cálculos matemáticos básicos no pré-preparo e preparo de alimentos.
- Manipular alimentos e operar equipamentos.
- Organizar o espaço, os materiais e os alimentos na realização dos processos de trabalho.
- Registrar e interpretar dados dos controles realizados.
- Administrar o tempo e a agenda dos processos de trabalho.
Valores/Atitudes:
- Atitude sustentável visando ao bem-estar coletivo e à gestão de recursos.
- Cordialidade e atitude cooperativa com os membros da equipe de trabalho.
- Proatividade nas ações de manipulação de alimentos.
- Zelo pela higiene pessoal, ambiental e dos alimentos.
Organização Curricular
Projeto Integrador Técnico em Nutrição e Dietética - 1 - 20h
Conteúdo:
Propostas de temas geradores e demais orientações sobre o projeto integrador, consultar o plano de curso.
Organização Curricular
Acompanhar e orientar os procedimentos de pré-preparo e preparo de alimentos in natura de origem v - 96h
Conteúdo:
Conhecimentos:
- Alimentos in natura de origem vegetal: classificação, composição, estrutura e valor nutricional; técnicas dietéticas e impactos nos aspectos nutricionais, higiênicos, digestivos e econômicos; características, aplicabilidade e métodos de avaliação sensorial.
- Gastronomia aplicada a alimentos in natura de origem vegetal: hortaliças e frutas; entradas e saladas; cereais e derivados; leguminosas secas; culinária do trigo - panificação, bolos, pastelaria e massas fritas; culinária do açúcar e confeitaria básica; óleos e gorduras; infusões e bebidas.
- Técnicas dietéticas e procedimentos culinários para alimentos in natura de origem vegetal: pré-preparo e preparo, limpeza, divisão e união; aplicação de calor - condução, convecção, radiação; métodos de cocção: calor úmido: fervura, vapor, pôcher; calor seco: refogar, poêler, assar, grelhar, fritar (imersão); calor misto: ensopar, guisar, estufar, abafar; transformações físico-químicas e sensoriais dos alimentos.
- Ficha técnica de preparo de alimentos: procedimentos para elaboração e modelos de fichas técnicas de preparo de alimentos; organização do receituário; indicadores culinários: medidas caseiras per capita, fator de correção, peso bruto, peso líquido, fator de cocção, índice de absorção, percentual de desperdício, densidade; rendimentos e custos.
- Unidades de Alimentação e Nutrição: caracterização, organização e estrutura; fundamentos e marco legal; fluxo de produção de alimentos in natura de origem vegetal; tecnologia e recursos naturais empregados na produção de alimentos in natura de origem vegetal.
- Sustentabilidade na produção de alimentos in natura de origem vegetal: aproveitamento integral dos alimentos; controle e análise do desperdício e resto-ingesta; destino de resíduos.
- Boas práticas de manipulação: POPs e instruções de trabalho nos processos de pré-preparo e preparo de alimentos in natura de origem vegetal.
- Técnicas de higienização: POPs na higiene e apresentação pessoal e na higiene do ambiente (mobiliários, equipamentos, utensílios e locais) de pré-preparo e preparo de alimentos in natura de origem vegetal.
- Legislação referente a controle higiênico-sanitário e segurança do trabalho: leis, portarias e resoluções federais, estaduais e municipais.
Habilidades
- Comunicar-se assertivamente de forma oral e escrita com diferentes públicos.
- Elaborar documentos técnicos.
- Efetuar cálculos matemáticos básicos no pré-preparo e preparo de alimentos.
- Manipular alimentos e equipamentos.
- Organizar o espaço, os materiais e os alimentos na realização dos processos de trabalho.
- Registrar e interpretar dados dos controles realizados.
- Administrar o tempo e a agenda dos processos de trabalho.
Valores/Atitudes:
- Atitude sustentável visando ao bem-estar coletivo e à gestão de recursos.
- Cordialidade e atitude cooperativa com os membros da equipe de trabalho.
- Proatividade nas ações de manipulação de alimentos.
- Zelo pela higiene pessoal, ambiental e dos alimentos.
Organização Curricular
Acompanhar e orientar os procedimentos de utilização de alimentos e bebidas processados - 60h
Conteúdo:
Conhecimentos:
- Alimentos e bebidas processados: classificação segundo as tecnologias de conservação, composição, aplicação e valor nutricional; impactos da utilização nos aspectos nutricionais, higiênicos, digestivos e econômicos; características, aplicabilidade e métodos de avaliação sensorial.
- Noções de Bromatologia: estudo químico e nutricional dos constituintes fundamentais dos alimentos; análise básica dos alimentos; efeito do processamento sobre o valor nutritivo dos alimentos; noções do controle de qualidade nos processos da indústria de alimentos; exemplos de fraudes no processo industrial; tipos de aditivos e coadjuvantes de tecnologia; rotulagem nutricional.
- Noções de tecnologia dos alimentos: principais tecnologias de conservação de alimentos - controle de temperatura, água e ar; adição de solutos e de conservadores; tecnologias de processamento de alimentos - farinhas e derivados, massas alimentícias, carnes e embutidos, laticínios, vegetais, conservas alimentícias, alimentos semiprontos, bebidas; tipos de embalagens.
- Gastronomia aplicada a alimentos e bebidas processados: utilização de alimentos e bebidas processados em cardápios para coletividades sadias; avaliação comparativa dos aspectos nutricionais, higiênicos, digestivos e econômicos de alimentos processados - ingredientes culinários (caldos, molhos, vegetais), alimentos semiprontos - e seus similares não processados.
- Técnicas dietéticas e procedimentos culinários para utilização de alimentos e bebidas processados: congelamento e descongelamento de alimentos; métodos de cocção (convecção, condução, indução e radiação) e resfriamento; métodos de avaliação sensorial dos alimentos.
- Sustentabilidade na utilização de alimentos e bebidas processados: controle do desperdício; descarte e reciclagem de embalagens.
- Boas práticas de manipulação: POPs e instruções de trabalho nos processos de utilização de alimentos e bebidas processados.
- Técnicas de higienização: POPs na higiene e apresentação pessoal e na higiene do ambiente (mobiliário, equipamentos, utensílios e locais) de utilização de alimentos e bebidas processados.
- Legislação referente a controle higiênico-sanitário e segurança do trabalho: leis, portarias e resoluções federais, estaduais e municipais; resoluções aplicáveis na indústria de alimentos.
Habilidades:
- Comunicar-se assertivamente de forma oral e escrita com diferentes públicos.
- Elaborar documentos técnicos.
- Efetuar cálculos matemáticos básicos na utilização de alimentos e bebidas processados.
- Manipular alimentos e bebidas.
- Organizar o espaço, os materiais e os alimentos na realização dos processos de trabalho.
- Registrar e interpretar dados dos controles realizados.
- Administrar o tempo e a agenda dos processos de trabalho.
Valores/Atitudes:
- Atitude sustentável visando ao bem-estar coletivo e à gestão de recursos.
- Cordialidade e atitude cooperativa com os membros da equipe de trabalho.
- Proatividade nas ações de utilização de alimentos e bebidas processados.
- Zelo pela higiene pessoal, ambiental e dos alimentos.
- Sigilo no tratamento das informações.
Organização Curricular
Acompanhar e orientar as atividades de porcionamento, transporte e distribuição de refeições e ali - 96h
Conteúdo:
Conhecimentos:
- Porcionamento e distribuição de refeições: adequação ao padrão de cardápio e ao peso determinado; características, aplicabilidade e métodos de avaliação sensorial.
- Transporte de refeições e alimentos: equipamentos, utensílios e embalagens utilizados.
- Organização de A&B em eventos: tendências do mercado de eventos.
- Tipos de eventos - Welcome-coffee, Coffee-break, Brunch, eventos temáticos; planejamento, execução e avaliação de um evento.
- Gastronomia aplicada à distribuição de alimentos e refeições: técnicas de apresentação de pratos; food styling; tipos de serviços de mesa; enologia - tipos e características de vinhos.
- Avaliação de satisfação do cliente: metodologias de avaliação; formas de análise e interpretação de resultados; Código de Defesa do Consumidor aplicado ao serviço.
- Sustentabilidade nas atividades de porcionamento e distribuição de refeições e alimentos: controle do desperdício e resto-ingesta; descarte e reciclagem de utensílios descartáveis.
- Boas práticas de manipulação: POPs e instruções de trabalho nas atividades de porcionamento, transporte e distribuição de refeições e alimentos; técnicas e normas para coleta de amostras de alimentos, bebidas e preparações.
- Técnicas de higienização: POPs na higiene e apresentação pessoal e na higiene do ambiente (mobiliário, equipamentos, utensílios e locais) de porcionamento, transporte e distribuição de refeições e alimentos.
- Legislação referente a controle higiênico-sanitário e segurança do trabalho: leis, portarias e resoluções federais, estaduais e municipais.
Habilidades:
- Comunicar-se assertivamente de forma oral e escrita com diferentes públicos.
- Elaborar documentos técnicos.
- Efetuar cálculos matemáticos básicos nas atividades de porcionamento, transporte e distribuição.
- Manipular alimentos e equipamentos.
- Organizar o espaço, os materiais e os alimentos na realização dos processos de trabalho.
- Registrar e interpretar dados dos controles realizados.
- Administrar o tempo e a agenda dos processos de trabalho.
Valores/Atitudes:
- Atitude sustentável visando ao bem-estar coletivo e à gestão de recursos.
- Cordialidade e atitude cooperativa com os membros da equipe de trabalho.
- Proatividade nas ações de porcionamento, transporte e distribuição.
- Zelo pela higiene pessoal, ambiental e dos alimentos.
- Sigilo no tratamento das informações.
Organização Curricular
Acompanhar e orientar o controle de qualidade em unidades de alimentação e nutrição e no comércio va - 108h
Conteúdo:
Conhecimentos:
- Contaminação dos alimentos: tipos e formas de contaminação - física, química, biológica.
- Microbiologia de alimentos e bebidas: agentes causadores de contaminação biológica - patogênicos, não patogênicos e deteriorantes.
- Doenças veiculadas por alimentos e bebidas: infecção, toxinose, toxinfecção, intoxicação.
- Controle de qualidade em relação às boas práticas de manipulação: boas práticas em - saúde e higiene do manipulador, higiene ambiental, qualidade da água, resíduos sólidos, controle de pragas; critérios de segurança.
- Manual de Boas Práticas: composição - POPs, instruções de trabalho e ferramentas de controle de qualidade; processo de elaboração.
- Certificações de qualidade em alimentos: Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (Sistema APPCC), Normas ISO 9.001 e 22.000.
- Legislação referente a controle higiênico-sanitário e segurança do trabalho: leis, portarias e resoluções federais, estaduais e municipais.
Habilidades:
- Comunicar-se assertivamente de forma oral e escrita com diferentes públicos.
- Elaborar documentos técnicos.
- Efetuar cálculos matemáticos básicos nas atividades de controle de qualidade de alimentos.
- Manipular alimentos e equipamentos.
- Organizar o espaço, os materiais e os alimentos na realização dos processos de trabalho.
- Registrar e interpretar dados dos controles realizados.
- Administrar o tempo e a agenda dos processos de trabalho.
Valores/Atitudes
- Atitude sustentável visando ao bem-estar coletivo e à gestão de recursos.
- Cordialidade e atitude cooperativa com os membros da equipe de trabalho.
- Proatividade no controle de qualidade de refeições.
- Zelo pela higiene pessoal, ambiental e dos alimentos.
- Sigilo no tratamento das informações.
Organização Curricular
Projeto Integrador Técnico em Nutrição e Dietética - 2 - 20h
Conteúdo:
Propostas de temas geradores e demais orientações sobre o projeto integrador, consultar o plano de curso.
Organização Curricular
Auxiliar na coordenação e no treinamento de equipes de trabalho atuantes no processo de produção de - 48h
Conteúdo:
Conhecimentos:
- Liderança: cognição humana e comportamento; motivação; tipos de liderança; papel do líder; técnicas de liderança; administração de conflitos na equipe de trabalho.
- Formação da equipe de trabalho: descrição de cargos, funções e atribuições de uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN); Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).
- Legislação Trabalhista na UAN: CLT - principais aspectos; direitos e deveres do empregado e do empregador; jornada de trabalho, faltas, licenças, benefícios e rescisão contratual.
- Programas de capacitação de equipes de trabalho: levantamento de necessidades e diagnóstico; planejamento (metodologias, cronogramas, recursos de apoio); execução (estratégias de mediação, perfis comportamentais); avaliação (critérios, indicadores e instrumentos).
- Avaliação de desempenho de equipes de trabalho: tipos de avaliação; critérios, indicadores e instrumentos.
- Primeiros socorros: definição de primeiros socorros; avaliação da cena e da vítima; prestação de primeiros socorros diante das situações de parada cardiorrespiratória, queimaduras, vertigens e desmaio, ferimentos e hemorragias, traumatismos, intoxicações e envenenamentos, crise convulsiva, choques elétricos.
- Legislação referente à segurança do trabalho: leis, portarias e resoluções federais, estaduais e municipais; uso de equipamentos de proteção individual (EPI).
Habilidades
- Comunicar-se assertivamente de forma oral e escrita com diferentes públicos.
- Elaborar documentos técnicos.
- Registrar e interpretar dados dos controles realizados.
- Administrar o tempo e a agenda dos processos de trabalho.
- Administrar conflitos na equipe de trabalho.
- Avaliar o desempenho da equipe de trabalho.
- Proporcionar feedback à equipe de trabalho.
- Orientar equipes de trabalho a partir da interpretação de normas.
Valores/Atitudes:
- Atitude sustentável visando ao bem-estar coletivo e à gestão de recursos.
- Cordialidade e atitude cooperativa com os membros da equipe de trabalho.
- Proatividade nas ações de capacitação e treinamento das equipes de trabalho.
- Zelo pela higiene pessoal, ambiental e dos alimentos.
- Sigilo no tratamento das informações.
- Liderança visando à otimização do clima organizacional.
Organização Curricular
Auxiliar na implementação de ações de prevenção e controle da contaminação em ambiente hospitalar ou - 36h
Conteúdo:
Conhecimentos:
- Prevenção e controle da contaminação em ambiente hospitalar ou clínico: micro-organismos resistentes; contaminação cruzada; processo de desinfecção; uso de material descartável (utensílios, luvas e máscaras).
- Boas práticas aplicadas ao ambiente hospitalar ou clínico: higienização de mãos; critérios de segurança na manipulação e distribuição de refeições; controle de sobras e resíduos.
- Relação com pacientes, acompanhantes e equipes multi e interdisciplinares: administração de conflitos; bioética; humanização do hospital.
- Legislação referente ao controle higiênico-sanitário e segurança do trabalho: leis, portarias e resoluções federais, estaduais e municipais; Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).
Habilidades:
- Comunicar-se assertivamente de forma oral e escrita com diferentes públicos.
- Elaborar documentos técnicos.
- Manipular equipamentos e alimentos.
- Organizar o espaço, os materiais e os alimentos na realização dos processos de trabalho.
- Registrar e interpretar dados dos controles realizados.
- Administrar o tempo e a agenda dos processos de trabalho.
- Trabalhar em equipes multi e interdisciplinares de alimentação e saúde.
Valores/Atitudes:
- Respeito à privacidade e aos valores morais, culturais e religiosos dos pacientes e acompanhantes.
- Atitude sustentável visando ao bem-estar coletivo e à gestão de recursos.
- Cordialidade e atitude cooperativa com os membros da equipe de trabalho.
- Proatividade nas ações de prevenção e controle da contaminação.
- Zelo pela higiene pessoal, ambiental e dos alimentos.
- Sigilo no tratamento das informações.
Organização Curricular
Acompanhar e orientar a execução de preparações dietéticas para indivíduos nos diferentes estágios - 72h
Conteúdo:
Conhecimentos:
- Anatomia e fisiopatologia do corpo humano: sistema digestório; sistema renal; glândulas endócrinas.
- Cálculo de cardápios e dietas: valor calórico e nutricional; adequação aos diferentes estágios do ciclo da vida.
- Gastronomia hospitalar: dietas para restrições e alergias alimentares (intolerância à lactose, alergia à proteína do leite, intolerância ao glúten); alimentos diet e light; dietas alternativas (vegetarianismo, macrobiótica, kosher).
- Banco de leite humano: finalidade, infraestrutura, legislações vigentes, procedimentos de recebimento (identificação), coleta, pasteurização, armazenamento (porcionamento) e distribuição.
- Lactário: manipulação das fórmulas dietéticas - diluição, porcionamento, identificação, armazenamento e distribuição; esterilização de materiais e desinfecção de equipamentos; descarte de resíduos; amostragem e controle de qualidade.
- Boas práticas de manipulação: POPs e instruções de trabalho nos processos de pré-preparo e preparo de preparações dietéticas.
- Técnicas de higienização: POPs na higiene e apresentação pessoal e na higiene do ambiente (mobiliários, equipamentos, utensílios e locais) de pré-preparo e preparo de preparações dietéticas.
- Legislação referente ao controle higiênico-sanitário e à segurança do trabalho: leis, portarias e resoluções federais, estaduais e municipais.
Habilidades:
- Comunicar-se assertivamente de forma oral e escrita com diferentes públicos.
- Elaborar documentos técnicos.
- Efetuar cálculos matemáticos básicos na execução de preparações dietéticas.
- Manipular alimentos e equipamentos.
- Organizar o espaço, os materiais e os alimentos na realização dos processos de trabalho.
- Registrar e interpretar dados dos controles realizados.
- Administrar o tempo e a agenda dos processos de trabalho.
- Trabalhar em equipes multi e interdisciplinares de Alimentação e Saúde.
Valores/Atitudes:
- Atitude sustentável visando ao bem-estar coletivo e à gestão de recursos.
- Cordialidade e atitude cooperativa com os membros da equipe de trabalho.
- Proatividade no controle de qualidade de refeições.
- Zelo pela higiene pessoal, ambiental e dos alimentos.
- Sigilo no tratamento das informações.
Organização Curricular
Acompanhar e orientar a execução de dietas para pacientes clínicos e cirúrgicos - 108h
Conteúdo:
Conhecimentos:
- Dietoterapia: principais afecções do sistema digestório, renal e glândulas endócrinas.
- Cálculo de cardápios e dietas: valor calórico e nutricional; adequação a prescrições dietoterápicas para pacientes clínicos e cirúrgicos.
- Padrão de dietas hospitalares: alterações de consistência; alterações de conteúdo nutricional; alterações calóricas; dieta enteral e parenteral.
- Gastronomia hospitalar: planejamento de cardápios; sistemas de distribuição; preparação de dietas com alteração de consistência e alteração de composição calórica e/ou nutricional; apresentação de dietas.
- Documentação hospitalar: prontuário médico - definição, composição e finalidade; mapa de controle de alimentação; ficha de evolução dietoterápica.
- Boas práticas de manipulação: POPs e instruções de trabalho no processo produtivo de preparações dietéticas para pacientes clínicos e cirúrgicos.
- Técnicas de higienização: POPs na higiene e apresentação pessoal e na higiene do ambiente (mobiliários, equipamentos, utensílios e locais) de produção de preparações dietéticas para pacientes clínicos e cirúrgicos.
- Legislação referente a controle higiênico-sanitário e segurança do trabalho: leis, portarias e resoluções federais, estaduais e municipais; Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).
Habilidades
- Comunicar-se assertivamente de forma oral e escrita com diferentes públicos.
- Elaborar documentos técnicos.
- Efetuar cálculos matemáticos básicos na execução de dietas para pacientes clínicos e cirúrgicos.
- Manipular equipamentos e alimentos.
- Organizar o espaço, os materiais e os alimentos na realização dos processos de trabalho.
- Registrar e interpretar dados dos controles realizados.
- Administrar o tempo e a agenda dos processos de trabalho.
- Trabalhar em equipes multi e interdisciplinares de alimentação e saúde.
Valores/Atitudes
- Atitude sustentável visando ao bem-estar coletivo e à gestão de recursos.
- Cordialidade e atitude cooperativa com membros da equipe de trabalho.
- Proatividade na execução de dietas para pacientes clínicos e cirúrgicos.
- Zelo pela higiene pessoal, ambiental e dos alimentos.
- Sigilo no tratamento das informações.
Organização Curricular
Auxiliar no desenvolvimento de produtos alimentícios e nas correspondentes estratégias de comerciali - 96h
Conteúdo:
Conhecimentos:
- Cozinha experimental: conceito, função e características; técnicas de food styling; testes de aceitabilidade e avaliação sensorial de produtos alimentícios; protótipos culinários para o desenvolvimento de novos produtos alimentícios; fichas técnicas.
- Noções de marketing: fundamentos; tipos de marketing; composto de marketing (produto, preço, ponto de venda, promoção); Marketing de Serviços; fidelização do cliente; estratégias de comercialização; Plano de Marketing.
- Sustentabilidade no desenvolvimento de produtos alimentícios: embalagens e rótulos sustentáveis; descarte e reciclagem de embalagens.
- Boas práticas de manipulação: POPs e instruções de trabalho nos processos de desenvolvimento de produtos alimentícios.
- Técnicas de higienização: POPs na higiene e apresentação pessoal e na higiene do ambiente (mobiliário, equipamentos, utensílios e locais) de desenvolvimento de produtos alimentícios.
- Legislação referente a controle higiênico-sanitário e segurança do trabalho: leis, portarias e resoluções federais, estaduais e municipais; resoluções aplicáveis na indústria de alimentos.
- Planejamento de carreira: mundo do trabalho, formas de inserção no mercado de trabalho, marketing e apresentação pessoal, preparação de currículos, entrevista de emprego.
Habilidades:
- Comunicar-se assertivamente de forma oral e escrita com diferentes públicos.
- Efetuar cálculos matemáticos básicos no desenvolvimento de produtos alimentícios.
- Manipular equipamentos e alimentos.
- Elaborar documentos técnicos.
- Manipular equipamentos e alimentos.
- Organizar o espaço, os materiais e os alimentos na realização dos processos de trabalho.
- Registrar e interpretar dados dos controles realizados.
- Administrar o tempo e a agenda dos processos de trabalho.
- Identificar oportunidades no mercado de produtos alimentícios.
Valores/Atitudes:
- Atitude sustentável visando ao bem-estar coletivo.
- Cordialidade e atitude cooperativa com membros da equipe de trabalho.
- Proatividade nas ações de desenvolvimento de produtos alimentícios.
- Zelo pela higiene pessoal, ambiental e dos alimentos.
- Sigilo no tratamento das informações.
- Busca pela inovação no desenvolvimento de produtos alimentícios.
Organização Curricular
Projeto Integrador Técnico em Nutrição e Dietética - 3 - 20h
Conteúdo:
Propostas de temas geradores e demais orientações sobre o projeto integrador, consultar o plano de curso.
DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA MATRÍCULA:
- Documento oficial de identificação com foto, podendo ser: Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação/CNH, Carteira de Trabalho e Previdência Social/CTPS ou Passaporte (cópia e original).
- CPF ou documento que possua a numeração do CPF (cópia e original).
- Comprovante de residência (cópia e original), preferencialmente conta de luz.
- Histórico Escolar, Certificado e/ou Diploma de Conclusão do Ensino Médio (cópia e original).
- Declaração de Matrícula atualizada para ofertas que permitam o ingresso concomitante, considerando o pré-requisito do curso (com posterior entrega obrigatória do histórico escolar, certificado e/ou diploma de conclusão para regularização da documentação).
- A documentação apresentada passará por verificação de autenticidade, conforme previsto no Regimento Escolar do Senac PR.