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Pesquisa de Satisfação Senac
ASSISTENTE ADMINISTRATIVO
Objetivo
Seja um profissional capaz de executar tarefas administrativas em qualquer empresa ou negócio. Aprenda sobre rotinas e processos de gestão, atendimento a clientes, controle de contas, manutenção de documentos e muito mais.
Carga horária 160h
Requisitos
15 anos
1º ano do Ensino Médio
Organização Curricular
Organizar e executar atividades de apoio aos processos da organização - 84h
Conteúdo:
Conhecimentos:
- noções da evolução histórica da Administração: administração científica, teoria clássica, administração humanista, teoria neoclássica, modelo japonês, administração nos tempos atuais;
- noções de cultura organizacional: conceitos e elementos;
- introdução às funções da administração: planejamento, organização, direção e controle;
- organização: conceito, tipologia, classificação, natureza jurídica, organograma (estrutura, níveis e áreas funcionais);
- noções das principais funções organizacionais: gestão de pessoas, logística, finanças, marketing e vendas e jurídica (forma e importância da atuação do setor na Organização, atribuições, processos sob sua responsabilidade e documentos relacionados);
- atendimento ao cliente: conceito e tipos de atendimento, tipos de clientes, técnicas de atendimento e abordagem ao cliente; gestão de conflitos; relacionamento interpessoal; comunicação oral, formas de contato com clientes (via telefone, e-mail e outros), técnicas de negociação;
- planejamento de carreira: mundo do trabalho, formas de inserção no mercado de trabalho, preparação de currículos, entrevista de emprego;
- processos organizacionais: conceito, inter-relação e aplicabilidade.
Habilidades:
- organizar o ambiente de trabalho;
- comunicar-se com clareza e assertividade oralmente e por escrito;
- gerenciar tempo e atividades de trabalho;
- pesquisar e coletar informações;
- resolver conflitos inerentes ao processo de trabalho administrativo;
- utilizar recursos da tecnologia da informação e comunicação.
Atitudes/Valores:
- apresentação pessoal;
- postura profissional;
- colaboração com colegas e equipes de trabalho;
- proatividade na movimentação de documentos e disponibilização das informações;
- responsabilidade no cumprimento de prazos estabelecidos;
- utilização consciente de recursos e insumos;
- sigilo no tratamento das informações da organização, dos colaboradores, dos fornecedores e clientes.
Organização Curricular
Elaborar, organizar e controlar documentos da organização - 60h
Conteúdo:
Conhecimentos:
- técnicas de redação empresarial e oficial: estrutura textual, coesão e coerência, pronomes de tratamento, abertura e fechamento, regras gramaticais e ortografia aplicáveis;
- métodos e técnicas de arquivo e protocolo: classificação de documentos, recebimento, distribuição, tramitação, expedição, temporalidade e tipos de arquivo (físico e eletrônico);
- modelo de documentos: ata, carta, circular, memorando, comunicado, e-mail, oficio, relatório, telegrama, fax, declaração, atestado, recibo, requerimento, aviso, convocação, contrato, edital;
- planilhas para organização de dados: elaboração e formatação;
- sistema operacional cliente, editor de textos e planilha eletrônica, apresentação eletrônica, internet e e-mail.
Habilidades:
- ler e interpretar textos;
- organizar o ambiente de trabalho;
- comunicar-se de forma escrita com clareza e assertividade;
- gerenciar tempo e atividades de trabalho;
- ter visão sistêmica;
- utilizar recursos de tecnologias da informação e comunicação.
Atitudes/Valores:
- zelo na apresentação pessoal;
- postura profissional no relacionamento com stakeholders;
- proatividade na movimentação de documentos e disponibilização das informações;
- responsabilidade no cumprimento de prazos estabelecidos;
- utilização consciente de recursos e insumos;
- sigilo no tratamento das informações da organização, dos colaboradores, dos fornecedores e clientes.
Organização Curricular
Projeto Integrador Assistente Administrativo - 16h
Conteúdo:
Propostas de temas geradores e demais orientações sobre o projeto integrador, consultar o plano de curso.