Programa Senac de Gratuidade

O Programa Senac de Gratuidade (PSG) é uma ação de inclusão social e de acesso à educação profissional que, pela oferta de cursos gratuitos, vem oportunizando um futuro melhor a milhares de pessoas.

É o resultado de um acordo estabelecido entre o SENAC e o Governo Federal para ampliar as possibilidades de inserção, reinserção ou permanência no mundo de trabalho para pessoas que possuem renda familiar per capita de até 2 salários mínimos federal*

* Renda familiar per capita = somatória das rendas, de todos os membros da família empregados, dividido pelo número de membros.
Salário Mínimo Federal = R$ 1518,00.

Vagas direcionadas para os cursos

Aprendizagem

Cursos destinados à adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos (saiba mais), empregados no comércio de bens, serviços e turismo, encaminhados pelas empresas ao SENAC, na condição de aprendizes.

Qualificação Profissional

Cursos destinados a pessoas com escolaridade variável, que objetivam desenvolver competências necessárias ao exercício de uma ocupação, com identidade reconhecida pelo mercado de trabalho.

Programa Instrumental

São programas que permitem o desenvolvimento de competências instrumentais requeridas para o exercício profissional ou suprir carências da educação básica.

Cursos Técnicos

Destinados a pessoas que estejam cursando ou sejam egressas do Ensino Médio. Estes cursos propiciam o desenvolvimento de competências necessárias ao exercício de uma profissão reconhecida no mercado de trabalho.

Aperfeiçoamento

São cursos e programas com características variadas, destinadas exclusivamente a profissionais para complementação, atualização ou aprofundamento de competências que visam ao seu desenvolvimento frente às mudanças em curso no mundo do trabalho.


Como participar

Inscrição

1º) Conheça os cursos do Programa PSG ofertados e selecione aquele de seu interesse.

2º) Verifique se você atende aos requisitos necessários para a realização do curso (requisitos do público-alvo PSG, idade mínima e escolaridade mínima do curso, residência no estado do Paraná quando aplicável).

3º) Se atender aos pré-requisitos, preencha a Ficha de Inscrição (link para ficha de inscrição) disponível no site ou na Central de Informações e Matrícula da Unidade do Senac mais próxima de sua residência, dentro do prazo em que as inscrições para o PSG estiverem abertas. Atente ao preenchimento completo do documento.

Obs: você poderá inscrever-se somente em um único curso por processo seletivo e deverá aceitar as normas que regem o Programa. No Programa Senac de Gratuidade os materiais necessários ao desenvolvimento dos cursos são disponibilizados sem custo ao aluno.


Classificação

Os candidatos serão classificados para a matrícula de acordo com a ordem de inscrição no processo seletivo, obedecendo rigorosamente ao número de vagas disponíveis, desde que atendam aos critérios do processo seletivo, regras de realização de cursos concomitantes e, inclusive, ao critério de renda referente ao PSG.
A ordem de classificação será divulgada na Unidade de Educação Profissional do Senac, e também na seguinte página:

Resultado do Processo Seletivo


Matrícula

Matrícula em meio eletrônico
Verifique a página do edital de resultados - se o processo seletivo em questão assim permitir, sua inscrição poderá ser convertida automaticamente em matrícula.



Matrícula presencial
Quando a matrícula no curso for presencial, se o seu nome constar no edital de resultados, você deverá comparecer à Unidade de Educação Profissional do Senac onde o curso será realizado, para efetuar a matrícula no prazo estabelecido, e apresentar:

    - Carteira de Identidade (RG) ou documento oficial de identificação com foto, podendo ser Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de trabalho e previdência social (CTPS) ou passaporte (cópia e original);
    - Cadastro de Pessoa Física (CPF);
    - E outros documentos que se façam necessários para efetivação da matrícula, em especial no caso de Curso Técnico:
    - Histórico escolar do ensino médio - Carteira de Identidade (RG) ou documento oficial de identificação com foto, podendo ser Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de trabalho e previdência social (CTPS) ou passaporte (cópia e original);
    - Cadastro de Pessoa Física (CPF);
    - E outros documentos que se façam necessários para efetivação da matrícula, em especial no caso de Curso Técnico:
    - Histórico escolar do ensino médio ou declaração do ensino médio no ano que corresponde ao requisito do curso (cópia e original);
    - Declaração de conclusão de, pelo menos, 04 disciplinas do ensino médio, quando o candidato for aluno da Educação de Jovens e Adultos;
    - Título de eleitor (cópia e original);
    - Carteira de reservista (cópia e original), quando aplicável;
    - Comprovante de residência (cópia e original), preferencialmente conta de luz;
    - Matriz curricular do curso de origem, quando for transferência e houver a necessidade de aproveitamento de estudos e/ou avaliação de competências.

No ato da matrícula será necessário o preenchimento e assinatura do candidato, se maior de idade, ou responsável legal, quando menor de 18 anos, dos documentos equivalentes a:
    - Autodeclaração de renda;
    - Termo de compromisso PSG;
    - Perfil socioeconômico;
    - Ficha de inscrição;
    - Autodeclaração de escolaridade e residência, para casos excepcionais.


Cursos Técnicos presenciais
Validações adicionais podem ser solicitadas, referentes ao processo de inscrição online, antes de que a matrícula seja efetivada de fato.


Vagas remanescentes
Candidatos inscritos em processo seletivo de turma de curso presencial ou remoto, exceto Aprendizagem, cujas vagas já foram preenchidas poderão ser convocados para ocupar vagas remanescentes, respeitando-se a ordem de inscrição, desde que haja essa viabilidade de acordo com as Diretrizes do PSG.

Inscrição (Rede EAD)

1º) Conheça os cursos ofertados e selecione aquele de seu interesse;
2º) Verifique se o seu estado está com vagas disponíveis;
3º) Verifique se você atende aos pré-requisitos necessários para a realização do curso (escolaridade e idade mínima);
4º) Preencha a Ficha de Inscrição (link para ficha de inscrição) disponível no site, dentro do prazo em que as inscrições para o PSG estiverem abertas. Atente ao preenchimento completo do documento.

Obs: você poderá inscrever-se somente em um único curso por processo seletivo e deverá aceitar as normas que regem o Programa. No Programa Senac de Gratuidade os materiais necessários ao desenvolvimento dos cursos são disponibilizados sem custo ao aluno.


Seleção dos Candidatos (Rede EAD)

A seleção dos candidatos será realizada conforme os critérios:
a) seleção por estado;
b) seleção para o curso oferecido, conforme disponibilidade de vagas;
c) classificação obtida pela ordem de inscrição no curso pelo candidato; e
d) comprovação do atendimento da documentação exigida para a matrícula.
Os alunos serão classificados por ordem de inscrição no site do Senac, obedecendo rigorosamente ao número de vagas disponíveis, desde que atenda ao critério de renda.

A ordem da classificação será divulgada na Unidade de Educação Profissional do Senac, e também na seguinte página

Resultado do Processo Seletivo


Matrícula em Curso Técnico (Rede EAD)

Se o seu nome constar no edital de Resultados, você deverá comparecer à Unidade de Educação Profissional do Senac onde o curso será realizado para efetuar a matrícula, no prazo estabelecido, e apresentar:

- Carteira de Identidade – RG
- Cadastro de Pessoa Física – CPF

Se você tiver sido selecionado em um curso técnico, deverá apresentar:

- documento oficial de identificação com foto podendo ser:
  carteira de identidade, carteira nacional de habilitação, carteira de trabalho e previdência social/CTPS ou passaporte (cópia e original).
- CPF (cópia e original).
- histórico escolar do ensino médio ou declaração de matrícula do ensino médio no ano que corresponde ao pré-requisito do curso (cópia e original).
- declaração de conclusão de 04 (quatro) disciplinas referentes ao ensino médio, quando o candidato for aluno da educação de jovens e adultos.
- título de eleitor (cópia e original).
- carteira de reservista (cópia e original), quando aplicável.
- comprovante de residência (cópia e original), preferencialmente conta de luz.
- matriz curricular, quando for transferência e houver a necessidade de aproveitamento de estudos e/ou avaliação de competências.

No ato da matrícula será necessário o preenchimento e assinatura do candidato se maior de idade ou seu responsável legal, quando menor, dos seguintes termos:
- Autodeclaração de Renda.
- Termo de compromisso.
- Ficha de inscrição no PSG.
- Autodeclaração de Escolaridade para os cursos livres.

Cursos a distância (EAD) Uma vez confirmada a matrícula em curso EAD, o aluno deve ficar atento à data de início do curso, que estará divulgada no site do SENAC/PR. O candidato receberá, no e-mail cadastrado, as informações de acesso e navegação no Ambiente Virtual de Aprendizagem.
Se o candidato selecionado não atender aos pré-requisitos e/ou não apresentar a documentação exigida, a vaga será destinada para o próximo candidato inscrito.
Para os cursos da Rede EAD, quando o candidato preencher e der o "aceite", comprovando o atendimento a todos os documentos exigidos, a matrícula será processada e o candidato avisado da sua efetivação pelo e-mail informado.

Inscrição (EAD Parceria com empresas)

1º) Encaminhado um tutorial para Empresa parceira de como proceder com as matriculas;
2º) Verificar se o inscrito atende aos pré-requisitos necessários para a realização do curso (escolaridade e idade mínima);
3º) Preencha a Ficha de Inscrição disponível no site, dentro do prazo em que as inscrições para o PSG estiverem abertas. A pessoa responsável deverá se atentar ao preenchimento completo do documento.


Obs: você poderá inscrever-se somente em um único curso por processo seletivo e deverá aceitar as normas que regem o Programa. No Programa Senac de Gratuidade os materiais necessários ao desenvolvimento dos cursos são disponibilizados sem custo ao aluno.


Classificação (EAD Parceria com empresas)

A seleção dos candidatos será realizada conforme os critérios:
a) seleção por estado;
b) seleção para o curso oferecido, conforme disponibilidade de vagas;
c) classificação obtida pela ordem de inscrição no curso pelo candidato; e
d) comprovação do atendimento da documentação exigida para a matrícula.
Os alunos serão classificados por ordem de inscrição no site do Senac, obedecendo rigorosamente ao número de vagas disponíveis, desde que atenda ao critério de renda.

A ordem da classificação será divulgada na Unidade de Educação Profissional do Senac, e também na seguinte página

Resultado do Processo Seletivo


Matrícula (EAD Parceria com empresas)

Se o seu nome constar no edital de Resultados, faça contato com a Unidade:

- Carteira de Identidade – RG
- Cadastro de Pessoa Física – CPF

Se você tiver sido selecionado em um curso técnico, deverá apresentar:

- documento oficial de identificação com foto podendo ser:
  carteira de identidade, carteira nacional de habilitação, carteira de trabalho e previdência social/CTPS ou passaporte (cópia e original).
- CPF (cópia e original).
- histórico escolar do ensino médio ou declaração de matrícula do ensino médio no ano que corresponde ao pré-requisito do curso (cópia e original).
- declaração de conclusão de 04 (quatro) disciplinas referentes ao ensino médio, quando o candidato for aluno da educação de jovens e adultos.
- título de eleitor (cópia e original).
- carteira de reservista (cópia e original), quando aplicável.
- comprovante de residência (cópia e original), preferencialmente conta de luz.
- matriz curricular, quando for transferência e houver a necessidade de aproveitamento de estudos e/ou avaliação de competências.

No ato da matrícula será necessário o preenchimento e assinatura do candidato se maior de idade ou seu responsável legal, quando menor, dos seguintes termos:
- Autodeclaração de Renda.
- Termo de compromisso.
- Ficha de inscrição no PSG.
- Autodeclaração de Escolaridade para os cursos livres.

Se o candidato selecionado não atender aos pré-requisitos e/ou não apresentar a documentação exigida, a vaga será destinada para o próximo candidato inscrito.



Atenção para todas as matrículas


- Se o candidato selecionado não atender aos pré-requisitos e/ou não apresentar a documentação exigida, a vaga será destinada para o próximo candidato inscrito.
- O candidato que tiver interesse em aproveitamento de estudos precisará realizar o requerimento de inscrição presencialmente na Unidade, provido da documentação necessária para análise, conforme previsão no Regimento Escolar do Senac/PR.
- Validações adicionais podem ser solicitadas, referentes ao processo de inscrição online, antes de que a matrícula seja efetivada de fato.
- No caso de inscrição e matrícula online, especialmente para cursos a distância (EAD), as informações referentes aos documentos são prestadas no ato da inscrição.
- Os candidatos cuja inscrição foi aprovada e que passam a ser matriculados em vagas PSG, ficam desde já cientes de que:
- informações pessoais podem ser utilizadas para fins de pesquisas nacionais, voluntárias, empreendidas pelo Departamento Nacional do Senac;
- poderá ser solicitada a atualização cadastral do aluno ao final do curso, para encaminhamento ao Departamento Nacional do Senac;
- para ofertas não presenciais, poderá ser solicitado o aceite do uso de imagem e som em encontros síncronos, gravações de aulas e/ou atividades promovidas pelo Senac no âmbito do curso.
- As informações prestadas e a documentação são de total responsabilidade do candidato e devem ser informadas e comprovadas no prazo estabelecido.
- Situações de irregularidade nas informações e documentos apresentados, de não-atendimento às cláusulas do Termo de Compromisso e aos pré-requisitos do curso escolhido, e de abandono do curso, poderão gerar o cancelamento imediato da matrícula pelo SENAC, estando o candidato sujeito a carência para nova solicitação de vaga no PSG.
- O candidato que omitir, prestar informações e/ou apresentar documentação falsa terá a vaga cancelada mesmo que o fato seja constatado no decorrer do curso.
- Se o candidato não comparecer aos 2 (dois) primeiros dias consecutivos de aula, sua matrícula será cancelada, anulando-se todos os atos decorrentes da classificação.”