Sala de imprensa

Notícias

11/10/2021

Paraná conquista medalha de bronze nas Competições Senac

A Etapa Nacional das Competições Senac de Educação Profissional já consagrou os primeiros medalhistas. A representante do Paraná na ocupação de Cozinha, Caroline de Gois Stelma, conquistou o terceiro lugar depois de quatro dias de provas desafiadoras.

O anúncio dos vencedores das ocupações de Cozinha, Florista e Estética e Bem-estar foi feito durante cerimônia híbrida, comandada pelos ilusionistas Henry Vargas e Klauss Durães, realizada ontem (10). O segundo lugar ficou com o atleta do Rio Grande do Sul, Thiago Padilha Bertuol, e o campeão foi Vinicius Simões de Araújo, do Senac Bahia.

A expert da ocupação de Cozinha, a chef gaúcha Ana Loureiro, foi a responsável por desenvolver o projeto teste e pela condução técnica de toda a competição. Durante a solenidade, ela destacou a importância das competições para os futuros profissionais. "É um processo de crescimento profissional, cada competidor sai daqui mais do que preparado para o mercado de trabalho e isso vai muito além de um pódio. Aos treinadores, avaliadores e equipe técnica espero que levem essa semana na memória e com a certeza de que estamos fazendo a diferença na vida desses jovens", disse a expert, que será a responsável por treinar o vencedor da etapa nacional para a WordSkills.

Provas

Durante quatro dias os dez competidores da ocupação de cozinha foram desafiados a criarem pratos cheios de técnicas e sabores. Na primeira prova eles precisaram elaborar uma entrada quente com arroz e feijão. A representante do Senac PR preparou um bolinho de arroz com erva-mate, cozido no vapor e cromesqui de feijão, acompanhado de crocante de arroz, maionese de laranja, picles de pimenta e laranja infusionada com cachaça.

No segundo dia das competições a prova foi de finger food doce. Carolina preparou um cookie de pistache, aspic de especiarias com manga e bavaroise de maracujá decorado com cubo de manga e uma massa sable recheada com curd de framboesa e geleia de framboesa, mousse de gorgonzola glaçado e decorado com medalha de chocolate branco.

A releitura da salada panzanella e um prato principal com frango foi o desafio do terceiro dia de provas. A paranaense apresentou um mousse de tomate com anchova acompanhado de pimentões na salmoura, picles de pepino, pepino fresco, picles de cebola roxa, pão crocante com alcaparra, crocante de pão com manjericão, maionese de manjericão e molho (técnica a ser escolhida) de vinagre de vinho tinto. Já para o prato principal ela preparou um peito de frango envolto em duxelle e Farce de frango com bacon e tomilho laqueado acompanhado de batata sauté, flan de tomate, tortinha de (vegetal) e molho supreme com azeite de pimentões.

No último dia os competidores precisaram mostrar toda a sua habilidade ao entregarem um prato principal com filé suíno e uma sobremesa de coco. Carolina fez bonito ao apresentar um mignon suíno saute com castanha e semente de abóbora, roulade de suíno envolto em espinafre cozido em baixa temperatura, acompanhados de mil folhas de mandioca com abóbora, purê de abóbora com aspic agridoce, aspargo com molho romesco de castanha de caju e glace de cebola assada. A sobremesa foi um mousse de coco sobre dacquoise de coco e geleia de abacaxi, coberto com chiboust de (especiaria), acompanhado de choux caramelada e molho de caramelo de água de coco.

A partir do dia 18 as provas serão retomadas para as ocupações: Recepção de Hotel e Cabeleireiro. Já no dia 24, serão Serviço de Restaurante e Cuidados de Saúde e Apoio Social. Esse novo formato, com a separação das ocupações, foi adotado para garantir o distanciamento social entre os alunos.

Autor: Fernanda Ziegmann

Fonte: Núcleo de Comunicação e Marketing - NCM