Sala de imprensa

Notícias

11/10/2021

Unidade Móvel de Informática e Gestão do Senac PR chega a Quedas do Iguaçu

O prefeito de Quedas do Iguaçu, Elcio Jaime da Luz, recebeu a chave simbólica da Unidade Móvel da gerente executiva do Senac Cascavel, Susana Cecilia Maroneze Bonfante

A Unidade Móvel de Informática e Gestão Senac Paraná chegou ao município de Quedas do Iguaçu na última quarta-feira (06/10) e qualificará 44 pessoas em cursos na área de informática e gestão de forma totalmente gratuita. A Unidade Móvel está instalada na praça central do município, onde ficará por até o fim de novembro.

O Senac ofertará os cursos Técnicas de Vendas e Aplicativos Básicos em Informática pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG), direcionado a pessoas de baixa renda. Adicionalmente, por meio de convênio com a Prefeitura de Quedas do Iguaçu, também realizará as turmas de Motivação e Excelência no Atendimento e Controle financeiro para Micro e Pequena Empresa, todas gratuitas para a comunidade.

De acordo com o prefeito Elcio Jaime da Luz, a vinda da Unidade Móvel a Quedas do Iguaçu foi um pedido feito pela gestão municipal ao vice-governador do Paraná e presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, que foi prontamente atendido, uma vez o município não possui sedes fixas do Sesc ou do Senac - um grande anseio da população. "No período da pandemia, em que muitas cidades passaram por dificuldades, tiveram perdas, se recolheram em casa, em Quedas do Iguaçu propusemos à nossa população a capacitação por meio de cursos, para o desenvolvimento econômico e profissional. Antes do Senac, também recebemos a carreta de cursos do Senai. Essas são oportunidades que trazemos para nossa população e contribuem para fazer de Quedas, uma cidade inovadora", afirmou o prefeito durante a solenidade de chegada da unidade ao município.

"São 399 municípios no Paraná e essa unidade móvel nos ajuda a atender a todos eles. O prefeito Elcio se empenhou pessoalmente par trazer essa unidade móvel para cá e a comunidade de Quedas do Iguaçu merece um comércio forte, uma cidade bonita, e oportunidades de capacitação e crescimento para os trabalhadores", reiterou a gerente executiva do Senac Cascavel, que coordena as atividades da unidade móvel em Quedas do Iguaçu, Susana Cecilia Maroneze Bonfante.

A cabeleireira Zeni Pereira Cabral, moradora de Quedas do Iguaçu, acompanhou emocionada a chegada da Unidade Móvel ao município. Ela, que se formou no curso de Cabelereiro pelo Senac Cascavel há nove anos, lembrou do esforço que precisou fazer à época para conseguir o seu diploma, deslocando-se todos os dias mais de 125 quilômetros e tendo que conciliar o trabalho, os estudos e os cuidados com a família. "Eu acordava às 4h da manhã para pegar o ônibus para ir à Cascavel. E mesmo sendo difícil, eu não faltava, tanto que ganhei o curso de Depilador do Senac, que é uma escola que dá apoio aos alunos que se dedicam. Com três meses de curso, eu já estava atuando na área beleza. É muito emocionante ver essa unidade do Senac aqui no município, saber que um jovem pode ter um curso gratuito em Quedas do Iguaçu, sem precisar se deslocar para outra cidade, deixar sua família, enfrentar o cansaço", relata Zeni.

Os cursos serão realizados ao longo do mês de outubro. Nesta quinta-feira (14/10) iniciam as aulas da primeira turma da Unidade Móvel no município. Os interessados podem se inscrever até o dia 13 de outubro, na Agência do Trabalhador de Quedas do Iguaçu.

 

Autor: Karla Santin

Fonte: Núcleo de Comunicação e Marketing - NCM