Sala de imprensa

Notícias

22/01/2020

Sistema Fecomércio Sesc Senac PR mobilizado no combate à dengue

O Sistema Fecomércio Sesc Senac PR está mobilizado em todo o estado para as ações de combate à dengue. O país e o Paraná estão na iminência de uma epidemia pior do que a registrada em 2015/2016. Dados da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) mostram a ocorrência de mais de 7.600 casos confirmados de dengue no Paraná em janeiro. No mesmo período, em 2018, eram cerca de 154 casos confirmados de dengue, o que representa um incremento de mais de 4.846%.

O alerta foi feito pelo secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, e pela coordenadora de Vigilância Ambiental da Sesa, Ivana Belmonte, durante palestra realizada na manhã desta terça-feira (21) no auditório da Administração Regional do Senac. O evento foi transmitido ao vivo para 60 unidades do Sesc e do Senac no estado e também disponibilizado nas redes sociais das instituições.

O objetivo foi alertar alunos, colaboradores, instrutores e clientes do Sesc sobre as formas de evitar a disseminação da doença, causada pelo mosquito Aedes aegypti, buscando minimizar os casos da doença no Paraná. Estima-se que a palestra tenha sido assistida por aproximadamente 10 mil pessoas em todo o estado.

"Estamos nos reunindo aqui hoje para mostrar nossa força no combate ao mosquito e assim contribuir para evitar essa doença com efeitos tão desastrosos", reiterou o diretor regional do Senac PR, Vitor Monastier.

O Sistema Fecomércio Sesc Senac PR está alinhado às estratégias da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná para reduzir os casos de dengue. Além da palestra, as instituições estão realizando a divulgação de folders junto aos frequentadores de suas unidades e a população, pois a melhor forma de combater a doença, com efetividade, é utilizar a importante arma da informação.

Segundo o secretário, um dos motivos para o novo surto de dengue é a mudança do vírus circulante. "Por muito tempo nosso estado sofria com a dengue clássica, do tipo 1. Neste ano verificamos que a maioria dos casos confirmados é do sorotipo 2, para o qual o sistema imunológico dos paranaenses não está preparado", informou Beto Preto.

"Por isso estamos utilizando esse importante canal de informações, que é o Sistema Fecomércio Sesc Senac, que tem alta capilaridade no estado. Precisamos levar essas informações para toda a população e com essa palestra de hoje pudemos entrar em contato com tantos alunos, muitos deles futuros profissionais da saúde que terão contato com esses casos e tem um importante papel de orientar a população, além de clientes do Sesc, colaboradores das instituições e demais membros da sociedade", reiterou o secretário.

Prestigiaram a palestra o diretor regional Senac PR, Vitor Monastier; o diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos; o superintendente da Fecomércio PR, Eduardo Luiz Gabardo Martins, demais diretores executivos do Sesc e Senac e autoridades locais.

 

Autor: Karla Santin

Fonte: Núcleo de Comunicação e Marketing - NCM


Fecomércio Sesc Senac

Senac

Últimas notícias

Assessoria de imprensa