Sala de imprensa

Notícias

25/04/2019

Formando os melhores do Café

Cerrado, Sul de Minas, Espírito Santo, Mogiana.... Seja espresso ou filtrado, a verdade é que o café é uma das bebidas mais consumidas do mundo e os curitibanos estão mudando seu perfil consumo. Com o passar dos anos, os moradores de Curitiba estão aprendendo a apreciar a bebida feita de forma correta, com grãos especiais e preparados por profissionais qualificados.

Para quem se pergunta: o que tem de tão especial em um cafezinho? Podemos dizer que colheita, processamento, torra e a forma de preparo podem fazer com que determinado café tenha o seu potencial explorado. E os profissionais estão cada vez mais empenhados em executar todas essas etapas com perfeição.

Os baristas do Paraná são destaque no cenário mundial de cafés e o Senac PR tem responsabilidade pela formação por boa parte deles. A instituição forma em média 100 baristas por ano, somente na unidade de Curitiba. Em um curso completo, com 40% de teoria e 60% de prática, o aluno aprende sobre o histórico do café, plantio, colheita, métodos de preparo e ainda passa por experiência no café-escola do Paço da Liberdade.

"Profissionais mais qualificados conseguem transformar o padrão de consumo", ressaltou o instrutor do curso de Barista José Luiz Dominico.

Ele destaca ainda que a procura pelo curso é crescente a cada ano e que mais da metade dos alunos já saem empregados.

O ex-aluno Daniel Munari, hoje é mestre de torra e campeão de Barismo. Ele elogia a aprendizagem que recebeu. "O curso de Barista do Senac é muito bom. O aluno sai de lá pronto para o mercado. É claro que nunca queremos parar de aprender. Mas a base que o Senac dá é fundamental".

O mesmo destaca a consultora Especialista em Cafés, Ana Argenta. "Como presto consultoria para diversas cafeterias, precisamos de profissionais com certa frequência. Se o barista apresenta um currículo com formação pelo Senac PR, com certeza será um diferencial".

Autor: Carolina Gomes

Fonte: NCM


Fecomércio Sesc Senac

Senac

Últimas notícias

Assessoria de imprensa