Aprendizagem

Aprendizagem é um programa de formação técnico profissional destinado à adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos, o qual é norteado por legislação específica (Lei 10.097/2000, Decreto 5.598/2005 e Portaria 723/2012). Essa qualificação profissional é desenvolvida por meio de atividades teóricas e práticas e implementada por meio de um contrato de trabalho especial de aprendizagem, com base em programas organizados e desenvolvidos sob a responsabilidade de entidades habilitadas.

O Programa de Aprendizagem cria oportunidades para a empresa e para os aprendizes e amplia as possibilidades destes adolescentes e jovens ingressarem no mundo do trabalho.

1564 Empresas


participantes do programa
48.483 Aprendizes


concluintes e cursando

Como funciona

A empresa é responsável por recrutar, selecionar e matricular o aprendiz no Programa de Aprendizagem.
Para ser aprendiz, deve-se ter idade entre 14 e 24 anos*; estar matriculado e frequentando a escola, caso não tenha concluído o Ensino Médio.
Ao ser contratado, o aprendiz terá sua carteira de trabalho assinada pela empresa e receberá um salário referente às atividades teóricas e práticas do curso.

No Senac Paraná, a carga horária diária do Programa de Aprendizagem é de 4 horas, totalizando 20 horas semanais, divididas entre as horas destinadas à formação teórica e as horas de atividades práticas na empresa.

* O limite máximo de idade para contratação não se aplica às pessoas com deficiência.

Empresário

Entre e participe do programa.
Cadastre-se ou utilize seu login para ter acesso

Acesso Empresas

Quem deve contratar o aprendiz

A contratação deve ser realizada por estabelecimentos de qualquer natureza que, por força da lei, “são obrigados a empregar e matricular nos cursos dos Serviços Nacionais de Aprendizagem número de aprendizes equivalente a cinco por cento, no mínimo, e quinze por cento, no máximo, dos trabalhadores existentes em cada estabelecimento, cujas funções demandem formação profissional” (Art. 9º, do Decreto nº 5.598/2005).

Gratuidade

As empresas contribuintes, que recolhem o compulsório para o Senac, têm a possibilidade de cumprir suas cotas matriculando os aprendizes nos cursos de Aprendizagem, gratuitamente, por meio do Programa Senac de Gratuidade – PSG, o qual é resultado de uma parceria com o Governo Federal.

Presencial ou a distância, nosso Programa de Aprendizagem oferece as melhores oportunidades de qualificação profissional para adolescentes e jovens.

Como participar

Para participar do programa, inicialmente, a empresa deverá informar-se sobre os cursos de Aprendizagem ofertados no Senac Paraná e verificar a disponibilidade de turmas e vagas em sua localidade, para então iniciar o processo de recrutamento e seleção dos aprendizes. Feito isso, é necessário selecionar o curso de interesse e realizar o procedimento de pré-inscrição disponível no site. Após concordar com as condições de oferta do Programa de Aprendizagem, a empresa deverá providenciar a documentação exigida e seguir as orientações para matrícula do aprendiz, respeitando o prazo estabelecido.

Pré-inscrição

Para realizar a pré-inscrição do(a) candidato(a) a aprendiz no Programa de Aprendizagem do Senac/PR, a empresa deverá seguir as etapas descritas a seguir:

Etapas

Matrícula

Após realizar o procedimento de pré-inscrição no site, a empresa deverá imprimir e assinar duas vias da Carta de Apresentação do Aprendiz gerada juntamente com a Confirmação de Reserva e encaminhar o candidato à aprendiz selecionado para a matrícula no Senac Paraná. A efetivação da matrícula é imprescindível para assegurar a vaga no Programa de Aprendizagem e, para isso, o aprendiz deverá comparecer ao Senac Paraná munido dos seguintes documentos:

Documentação



Pronto! Assim, começa o Programa de Aprendizagem do Senac.
Entre já em contato conosco. Vamos juntos incentivar nossos jovens a buscar na educação profissional a sua oportunidade de ingresso no mundo de trabalho.