página inicial
paraná
Institucional Licitações Serviços Fale Conosco  0800 643 6 346
Cursos Livres
Cursos Técnicos
Educação a Distância
Pós-Graduação
Senac na Empresa
Notícias
Senac inaugura escola em Umuarama 19/09/2012

O Paraná ganhou, na noite desta terça-feira (18), mais uma Unidade de Educação Profissional do Senac. A escola foi inaugurada em Umuarama, dando sequência ao plano de expansão da instituição. A solenidade reuniu diversas autoridades locais, estaduais e até de outros estados. Todos vieram conhecer a ampla e moderna estrutura que irá atender uma região composta por 25 municípios da região Noroeste e agrega 300 mil habitantes.

Em seu discurso, o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, destacou que a unidade possui o que há a de mais avançado para a qualificação de trabalhadores. "As pessoas atendidas por esta escola terão profissão, emprego, que lhe permitirão ampliar sua renda familiar e com isso ganhar mais qualidade de vida e a conquista da cidadania", enfatizou.

Presente na cerimônia, o vice-governador e secretário de Educação do Paraná, Flávio Arns, lembrou que um dos maiores desafios para o desenvolvimento do estado e do país é a disponibilidade de mão de obra qualificada para o trabalho. "O diploma do Senac é um certificado que abre portas. Uma pessoa preparada, estimulada, com oportunidades para o mundo corporativo exerce com plenitude sua cidadania, pois através de seu trabalho consegue ter uma vida melhor e mais digna", afirmou Arns.

Com 1.758 m² de área construída, o Senac Umuarama vai triplicar sua capacidade e poderá atender a mais de mil alunos por dia. A escola possui auditório para 120 pessoas, biblioteca, ambiente pedagógico de beleza para os cursos de cabeleireiro e manicure, cozinha pedagógica, lanchonete-escola, laboratório de enfermagem, laboratórios de software e hardware, sala com pranchetas para cursos de design e moda, seis salas de aula convencionais, área de convivência coberta e estacionamento.

Segundo o diretor regional do Senac PR, Vitor Monastier, ainda este ano, 400 pessoas serão capacitadas nas salas de aula recém-inauguradas, metade de forma totalmente gratuita. "Em 2013 a previsão é capacitarmos 1.050 pessoas pelo Programa Senac de Gratuidade em Umuarama. Serão R$ 3,3 milhões de recursos próprios investidos em cursos gratuitos. E ainda teremos aproximadamente 300 vagas pelo Pronatec, em uma parceria do Senac com o Governo Federal", pontuou Monastier. A meta da nova unidade é chegar a 4,5 mil matrículas em seu primeiro ano de funcionamento.

A formação de profissionais especializados em ocupações do comércio, serviços e turismo deve refletir no bom desempenho das empresas e na economia regional. É o que vislumbra o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios, de Maquinismos, Ferragens, Tintas e de Material Elétrico e Aparelhos Eletrodomésticos de Umuarama (Sindilojistas), Claudinei Herreiro. "O setores do comércio e serviços representam 67% do PIB de Umuarama. Com mais pessoas capacitadas, certamente mais empresas serão estimuladas a ampliarem sua estrutura ou se instalarem em nossa cidade, gerando mais empregos e mais renda para Umuarama e região", reiterou.

Representando a prefeitura de Umuarama, que doou o terreno para a construção da sede própria do Senac, o secretário de Indústria e Comércio, Rômulo Rauen, agradeceu ao Sistema Fecomércio pelo investimento feito no município. "Uma cidade pode crescer, mas precisa se desenvolver. É diferente. E isso só acontece através das pessoas, pela educação. Nossos jovens e nossos trabalhadores serão preparados nesta escola, de forma a construir o futuro de Umuarama", disse o secretário.

Para o deputado estadual, Fernando Scanavaca, o novo Senac vai trazer um diferencial para a educação da região. "Além de educação, esta escola vai trazer cidadania para a comunidade, que muitas vezes não conseguia emprego por falta de qualificação", sinalizou. Em sua fala, o deputado federal, Osmar Seraglio, lembrou a época em que foi instrutor do Senac em Umuarama. "Tenho um carinho especial pelo Senac por já ter sido um de seus colaboradores e porque é uma instituição que busca de fato desenvolver as potencialidades do ser humano", avaliou.

Também estiveram presentes ao evento, o assessor legislativo da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Roberto Velloso; o presidente da Fecomércio de Alagoas, Wilton Malta de Almeida; o presidente da Fecomércio de Tocantins, Hugo de Carvalho; o secretário especial do Departamento Nacional do Senac, Eládio Prado; o diretor regional do Senac de Minas Gerais, José Carlos Cirilo da Silva; o vice-presidente da Fecomércio PR, Ari Faria Bittencourt; a presidente da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Umuarama (CMEG), Jane Bitencourt; o prefeito de Campo Mourão, Nelson Tureck; o diretor regional do Sesc PR, José Dimas Fonseca; e a presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio de Umuarama (Sindecomu), Miromar Ponciano de Andrade. Presidentes de sindicatos filiados à Fecomércio, gerentes, gestores e colaboradores de unidades do Senac de todo o estado, a imprensa local e regional e demais autoridades também prestigiaram a inauguração.

Contraturno
Durante a solenidade, Darci Piana e Flávio Arns assinaram o novo termo de cooperação entre o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e o governo estadual para realização de atividades no contraturno escolar. Até dezembro de 2014 serão beneficiados diretamente mais sete mil alunos de escolas públicas.

Visitação
O Senac Umuarama fica localizado próxima ao Sesc, na Avenida Duque de Caxias, nº 5238. Hoje (19) começa o atendimento ao público na nova estrutura. A população está convidada a conhecer a nova escola, que ficará aberta para visitação durante 15 dias. O telefone da unidade continua o mesmo: (44) 3622-2073.

Confira as fotos do evento no Flickr:

http://www.flickr.com/photos/fecomerciopr/



Autor: Karla Santin
Fonte: NCM
voltar
|
 
Cursos por Área

Cursos Destaque
MAQUIADOR 
cascavel
GARDE MANGER: PREPARO DE RECEITAS FRIAS 
curitiba
COMO SECRETARIAR COM SUCESSO 
ponta grossa
TÉCNICAS PARA APRESENTAÇÃO EM PÚBLICO 
umuarama
MODELAGEM E HENNA PARA SOBRANCELHAS 
cascavel
INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA (WINDOWS, WORD E INTERNET) 
marechal cândido rondon
USO BÁSICO DO MICRO COM INTERNET 
ponta grossa
USO BÁSICO DO MICRO COM INTERNET 
ponta grossa
ATUALIZAÇÃO EM TRANÇAS 
umuarama
COZINHA VEGETARIANA 
umuarama
Mais Destaques
  Serviços
 
Fecomercio
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC - PR - Todos os Direitos Reservados
Rua André de Barros, 750, CEP 80010-080, Curitiba - PR. Fone: (41) 3219-4700 Fax: (41) 3219-4715