página inicial
paraná
Institucional Licitações Serviços Fale Conosco  0800 643 6 346
Cursos Livres
Cursos Técnicos
Educação a Distância
Pós-Graduação
Senac na Empresa
Notícias
Qualificação profissional não tem idade 02/10/2013

Os idosos deverão representar 26,7% da população brasileira em 2060, passando dos atuais 14,9 milhões (7,4% do total), para 58,4 milhões segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No Paraná, a população idosa era de aproximadamente 1.171.000 em 2010 de acordo com os últimos dados do IBGE.

Com o aumento da expectativa da vida, as pessoas estão buscando novas experiências para aproveitar integralmente essa fase da vida e dão exemplos de motivação que deixam muitos jovens na retaguarda.

Aos 87 anos, Gervasio Madureira mostra que não há limite de idade para a qualificação profissional. Ele é um dos alunos da turma de Operador de Computador, que teve início na última segunda-feira (23), no Senac de Jacarezinho. O curso é ofertado pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG) e conta com 12 participantes.

A vontade de estar sempre informado motivou Gervasio a fazer o curso, que sempre ouve os filhos e netos discutindo sobre os assuntos atuais extraídos da internet. Ele se interessa por política e economia e tem vontade de conhecer ferramentas que o auxiliem a pesquisar as notícias diariamente, para acompanhar as conversas de família. Outro ponto citado por ele é o contato com novas pessoas. Gervasio adora uma boa conversa e pretende fazer novos amigos no Senac.

Muito ativo, o "novo" aluno trabalhou até os 83 anos no comércio local em atividades relacionadas à contabilidade. Como ele mesmo diz: "Sou bom em fazer contas, não preciso de calculadora". Tal facilidade com números, sempre garantiu emprego no comércio local de Jacarezinho.

Orgulha-se de ter sete filhos, todos com curso superior, e nove netos, sendo sete já formados também. Os outros dois só não estão na faculdade porque ainda não têm idade, ressalva. Para Gervasio, a educação vem em primeiro lugar e é o maior bem que os pais podem deixar para os filhos, tanto que todo o salário que ganhou durante sua vida profissional foi aplicado em seus estudos. Ele pretende realizar outros cursos de educação profissional no Senac. O próximo em vista é o de Auxiliar Administrativo.

Foco na maturidade
O Senac realiza diversas ações direcionadas ao público da maturidade. A procura dos idosos pelos programas socioculturais tem aumentado bastante, especialmente em cursos de informática básica, redes sociais e edição de imagens e vídeos para internet.



Autor: Karla Santin
Fonte: Núcleo de Comunicação e Marketing
voltar
|
 
Cursos por Área

Cursos Destaque
APERFEIÇOAMENTO PARA MANICURE E PEDICURE 
umuarama
COZINHA VEGETARIANA 
toledo
ADMINISTRAÇÃO DE CRÉDITO E COBRANÇA 
maringá
GERÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS 
pato branco
ORATÓRIA 
campo mourão
MARKETING PESSOAL E PROFISSIONAL 
castro
RECEPCIONISTA 
marechal cândido rondon
FLUXO DE CAIXA 
maringá
COZINHA BRASILEIRA 
umuarama
EXCEL - RECURSOS BÁSICOS 
cascavel
Mais Destaques
  Serviços
 
Fecomercio
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC - PR - Todos os Direitos Reservados
Rua André de Barros, 750, CEP 80010-080, Curitiba - PR. Fone: (41) 3219-4700 Fax: (41) 3219-4715