página inicial
paraná
Institucional Licitações Serviços Fale Conosco  0800 643 6 346
Cursos Livres
Cursos Técnicos
Educação a Distância
Pós-Graduação
Senac na Empresa
Notícias
Qualificação profissional não tem idade 02/10/2013

Os idosos deverão representar 26,7% da população brasileira em 2060, passando dos atuais 14,9 milhões (7,4% do total), para 58,4 milhões segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No Paraná, a população idosa era de aproximadamente 1.171.000 em 2010 de acordo com os últimos dados do IBGE.

Com o aumento da expectativa da vida, as pessoas estão buscando novas experiências para aproveitar integralmente essa fase da vida e dão exemplos de motivação que deixam muitos jovens na retaguarda.

Aos 87 anos, Gervasio Madureira mostra que não há limite de idade para a qualificação profissional. Ele é um dos alunos da turma de Operador de Computador, que teve início na última segunda-feira (23), no Senac de Jacarezinho. O curso é ofertado pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG) e conta com 12 participantes.

A vontade de estar sempre informado motivou Gervasio a fazer o curso, que sempre ouve os filhos e netos discutindo sobre os assuntos atuais extraídos da internet. Ele se interessa por política e economia e tem vontade de conhecer ferramentas que o auxiliem a pesquisar as notícias diariamente, para acompanhar as conversas de família. Outro ponto citado por ele é o contato com novas pessoas. Gervasio adora uma boa conversa e pretende fazer novos amigos no Senac.

Muito ativo, o "novo" aluno trabalhou até os 83 anos no comércio local em atividades relacionadas à contabilidade. Como ele mesmo diz: "Sou bom em fazer contas, não preciso de calculadora". Tal facilidade com números, sempre garantiu emprego no comércio local de Jacarezinho.

Orgulha-se de ter sete filhos, todos com curso superior, e nove netos, sendo sete já formados também. Os outros dois só não estão na faculdade porque ainda não têm idade, ressalva. Para Gervasio, a educação vem em primeiro lugar e é o maior bem que os pais podem deixar para os filhos, tanto que todo o salário que ganhou durante sua vida profissional foi aplicado em seus estudos. Ele pretende realizar outros cursos de educação profissional no Senac. O próximo em vista é o de Auxiliar Administrativo.

Foco na maturidade
O Senac realiza diversas ações direcionadas ao público da maturidade. A procura dos idosos pelos programas socioculturais tem aumentado bastante, especialmente em cursos de informática básica, redes sociais e edição de imagens e vídeos para internet.



Autor: Karla Santin
Fonte: Núcleo de Comunicação e Marketing
voltar
|
 
Cursos por Área

Cursos Destaque
COZINHA VEGETARIANA 
foz do iguaçu
TÉCNICAS EM VENDAS 
umuarama
DOCES NATALINOS 
curitiba
PANETONES, BOLOS E ROSCAS NATALINAS 
curitiba
ATUALIZAÇÃO EM MAQUIAGEM 
umuarama
PREPARO DE SALADAS 
curitiba
EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO EM FARMÁCIA 
cornélio procópio
MATEMÁTICA FINANCEIRA COM UTILIZAÇÃO DA CALCULADORA HP 12C 
cornélio procópio
BOAS PRÁTICAS NA MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS 
curitiba
CONFEITEIRO 
curitiba
Mais Destaques
  Serviços
 
Fecomercio
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC - PR - Todos os Direitos Reservados
Rua André de Barros, 750, CEP 80010-080, Curitiba - PR. Fone: (41) 3219-4700 Fax: (41) 3219-4715