04/08/2025
No Espaço Villa Rica, que no passado foi um importante cinema de Londrina, assistiu-se, na noite desta quinta-feira (31/07), à estreia profissional de 67 novos técnicos em enfermagem, agora prontos para atuar no mercado de trabalho.
A qualificação foi viabilizada por uma parceria entre o Senac Londrina Norte, a Unimed Londrina e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Paraná (Sescoop/PR), que uniram esforços para oferecer gratuitamente uma das formações técnicas mais reconhecidas na área da saúde.
Após dois anos de aulas teóricas, atividades práticas em laboratórios e 600 horas de estágio supervisionado - carga horária única no país -, os formandos celebraram a conclusão de uma jornada que representa também um importante avanço para a saúde local.
Para o diretor regional do Senac PR, Sidnei Lopes de Oliveira, que participou da solenidade, trata-se de uma iniciativa com grande impacto social. "O Sescoop e a Unimed já são parceiros do Senac em diversas ações e agora também nesta formação, que permite qualificar tantas pessoas que, muitas vezes, estavam fora do mercado de trabalho ou agora realizam o sonho de ingressar em uma área que faz a diferença na vida das pessoas. Esses alunos formados terão uma empregabilidade muito mais sólida", destacou.
A iniciativa inédita no Paraná representa uma contribuição efetiva à sociedade, ao preparar mão de obra especializada para um setor que enfrenta escassez de profissionais na região. As turmas - duas delas custeadas pelo Sescoop/PR, uma pela Unimed Londrina e outra pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG) para atender prioritariamente pessoas de baixa renda -, ampliam as oportunidades de inclusão produtiva por meio da educação profissional.
O coordenador da Profissionalização do Sescoop/PR, Henrique Xavier, ressaltou o pioneirismo da iniciativa. "Esta é a primeira turma de técnicos em Enfermagem formados pelo cooperativismo paranaense. O Senac foi escolhido como parceiro ideal, e o resultado está aqui. O Sescoop foi criado para desenvolver as cooperativas, mas não existe CNPJ forte sem CPFs qualificados. Ao levar um curso como esse, cumprimos dois princípios do cooperativismo: o de levar formação, educação e informação para as pessoas; e atendimento e interesse pela comunidade onde a cooperativa está inserida", afirmou.
A Unimed Londrina, uma das maiores empregadoras de profissionais da saúde da cidade, já contratou parte dos formandos da noite. A cooperativa, que vem ampliando sua atuação com serviços como Atendimento Domiciliar, Pronto Atendimento, Clínica de Oncologia e Nefrologia, se prepara para inaugurar o Hospital Unimed, o que deve intensificar ainda mais a demanda por profissionais qualificados.
Para o superintendente administrativo-financeiro da Unimed Londrina, Ricardo Cassio Pineli, o projeto é resultado de uma atuação conjunta entre instituições que compartilham valores. "Ninguém faz nada sozinho. Assim como esses alunos contaram com apoio de familiares e amigos, nós tivemos o apoio do Senac e do Sescoop para viabilizar essa formação pioneira. Hoje temos 67 novos profissionais que certamente farão a diferença. A área da saúde evoluiu muito, mas o que realmente marca o paciente e o acompanhante é a lembrança do cuidado, do acolhimento e do olhar humano dos profissionais. Por isso, o papel do técnico em enfermagem é fundamental", afirmou.
Presenças
Participaram da solenidade o conselheiro do Senac PR, Sérgio Gilberto Bonocielli; a gerente do Senac Londrina Norte, Juliana Suavi; os conselheiros e presidentes de sindicatos empresariais filiados à Fecomércio PR, Laercio Schneider, Ovhanes Gava e Roberto Luiz de Oliveira; o presidente do Senalba Londrina, Vilson Vieira de Melo; a presidente da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (CMEG) de Londrina, Maria Marçal; além de gerentes das unidades do Sesc e Senac, instrutores, familiares e convidados.
Novas turmas
O sucesso da iniciativa será ampliado a partir de agosto, quando outras quatro turmas do curso Técnico em Enfermagem serão iniciadas - duas com financiamento da Unimed Londrina e duas pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG).
Autor: Karla Santin
Fonte: NCM